Questões de Concurso Público SEC-BA 2023 para Professor de Educação Indígena

Foram encontradas 3 questões

Q2053314 Português
Atente a definição do dicionário Houaiss sobre licença poética, em sua terceira acepção: “liberdade de o escritor utilizar construções, prosódias, ortografias, sintaxes não conformes as regras (...)”. Importa ressaltar que essa liberdade não está restrita apenas aos textos verbais. Ela ocorre também em textos não verbais e mistos. Observe as duas imagens de capa da obra “Iracema” de José de Alencar, e analise as afirmativas a seguir.
Fonte: Livraria Editora Pauliceia (1927). Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Edições Câmara (2018). Imagem associada para resolução da questão


I. A capa de 1927 representa nitidamente o empoderamento feminino da mulher indígena no início do século XXI.
II. A capa de 2018, apesar de infantilizada, é mais fiel à imagem da indígena, ainda que esteja presa a um estereótipo.
III. A capa de 1927 apresenta uma índia com traços, roupas e penteado que remetem à sociedade europeia do início do século XX. Pode-se afirmar que ela não retrata a realidade. Essa capa demonstra nitidamente a tentativa de europeização do indígena da época.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2053316 Português
Seguindo o documento do MEC, 2006, p. 236 de Marcos Maio, há “três fatores relacionados às políticas linguísticas que são importantes para o campo da ecolinguística, com intuito de contribuir para desenvolver a consciência política, discutindo a relação entre linguagem e ideologia, além de fornecer elementos para a formação de leitores e escritores mais críticos”.
(disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=down load&alias=646-vol15vias04web-pdf&Itemid=30192 - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006).
A partir da leitura feita, identifique a alternativa INCORRETA em relação às políticas linguísticas. 
Alternativas
Q2053318 Português
O texto de Lynn Mario T. Menezes de Souza “Uma outra história, a escrita indígena no Brasil” traz a passagem: “A nova escrita indígena que nasce de e para a nova escola indígena aparece especialmente quando surge o desejo e a necessidade de reescrever a história indígena, e por que não, de reescrever até mesmo as estórias indígenas, numa tentativa desenfreada de arrancar o poder de autoria das mãos dos tradicionais e históricos tutores das comunidades indígenas” e continua a se posicionar em “Eu sou índio porque nós temos costume de falar nossa língua. E também nós temos costume de dançar a festa do mariri.[...] Por isso é que nós queremos continuar a ser índio. É pelos costumes de nossa aldeia que todo pessoal já conhece. Então não adianta a gente negar a nossa língua e dizer que não é índio. O índio não pode virar cariu, porque é de outro jeito e chama de índio. O índio também é gente. Nós somos índios Caxinauás do Jordão e queremos aprender a língua de português, ler, escrever e tirar conta para não ser roubado pelo cariu”. Ao analisar o contexto e/ou utilizar o seu conhecimento prévio, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D