Questões de Concurso Público IMBEL 2024 para Especialista - Contador

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: IMBEL Prova: IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |
Q2444092 Contabilidade Geral
Analise o quadro a seguir que apresenta os saldos contábeis em determinada data, da empresa Comercial JKL Ltda. 
Imagem associada para resolução da questão

Desconsiderando os aspectos tributários, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o custo da mercadoria vendida e o luco operacional do período. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: IMBEL Prova: IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |
Q2444093 Contabilidade Geral
Sobre as diversas transações realizadas pelas empresas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
(  ) A contabilização de uma despesa para pagamento futuro acarreta redução do patrimônio líquido e redução do passivo.
(  ) A contabilização de uma receita recebida à vista acarreta aumento do ativo e um aumento do patrimônio líquido.
(  ) A contabilização da despesa de depreciação acarreta diminuição do ativo e redução do patrimônio líquido.
(  ) O pagamento de fornecedores acarreta diminuição do ativo e diminuição do passivo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 



Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: IMBEL Prova: IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |
Q2444094 Contabilidade Geral
Com relação aos estoques, analise as afirmativas abaixo. 
I. O estoque produzido e não vendido pela empresa em determinado período compõe o custo das mercadorias vendidas.
II. Segundo as normas brasileiras de contabilidade, o custo dos estoques deve ser atribuído pelo uso do critério primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS) ou pelo critério do custo médio ponderado.
III. Se o fornecedor ao vender a mercadoria a prazo financiar essa venda, cobrando juros além do valor da nota fiscal, o valor dos juros deve ser contabilizado no estoque.
IV. valor anormal de desperdício de materiais, mão-de-obra ou outros insumos de produção devem ser incluídos no custo dos estoques. 

Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: IMBEL Prova: IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |
Q2444095 Contabilidade Geral
Com relação aos impostos e às contribuições das empresas, analise as afirmativas abaixo. 
I. No Brasil, os impostos e as contribuições sobre o lucro compreendem o Imposto de Renda – IR e Contribuição Social sobre o Lucro - CSLL, que incidem sobre o lucro.
II. O Programa de Integração Social - PIS e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins incidem sobre a receita bruta das empresas.
III. O IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte é sempre retido pela fonte pagadora no momento do pagamento ou crédito de honorários, aluguéis, juros, dividendos e outros.
IV.O ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um imposto administrado pelo governo federal. 
Estão corretas as afirmativas: 


Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: IMBEL Prova: IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |
Q2444096 Contabilidade Geral
A respeito da destinação dos resultados das empresas sociedades anônimas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
(  ) Do resultado do exercício a empresa deve deduzir, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para os tributos sobre o lucro.
(  ) O prejuízo do exercício é obrigatoriamente absorvido pela reserva legal, pelas reservas de lucros e pelos lucros acumulados, nessa ordem.
(  ) Com base nos lucros que remanescerem depois de deduzidos os prejuízos acumulados e a provisão para os tributos sobre o lucro, serão determinadas as participações estatutárias de empregados, de administradores e das partes beneficiárias, sucessivamente e nessa ordem.
(  ) O valor que remanescer do lucro, depois de deduzidas as participações estatutárias de empregados, dos administradores e das partes beneficiárias, será o lucro líquido.
(  ) Uma parcela do lucro líquido do exercício deve ser aplicado, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que somente poderá ser utilizada para compensar os prejuízos que a empresa porventura tiver no futuro. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: IMBEL Prova: IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |
Q2444097 Contabilidade Geral
Analise os dados a seguir da empresa WTV S/A, apresentados no exercício de 31.12.2023. 

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa correta que apresenta o valor da Reserva Legal que deverá ser constituída no exercício de 2023. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: IMBEL Prova: IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |
Q2444098 Contabilidade Geral
Com relação aos investimentos societários, analise as afirmativas a abaixo. 
I. A lei 6.404 / 1976, e alterações posteriores (lei 11.638 /2007 e 11.941 / 2009) determinam que a avaliação de investimentos societários seja efetuada pelo método da equivalência patrimonial somente para os investimentos em controladas.
II. O método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo, e o seu valor contábil será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida após a aquisição. 
III. Coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa. Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.
IV. Presume-se que o investidor tenha influência significativa em outra empresa, se ele mantiver direta ou indiretamente, 40% ou mais do poder de voto da investida, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário. 
Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: IMBEL Prova: IBFC - 2024 - IMBEL - Especialista - Contador |
Q2444099 Contabilidade Geral
Com relação aos critérios de avaliação dos estoques, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
(  ) Os critérios de avaliação de estoques permitidos pela legislação brasileira são PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) e UEPS (último a entrar, primeiro a sair).
(  ) Para fins gerenciais, a empresa pode adotar outros critérios de avaliação de estoques.
(  ) Para empresas optantes pelo Lucro Real, e que vivem em cenário inflacionário, o critério PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) acarreta um lucro menor, com consequente economia tributária.
(  ) Para as empresas que convivem com uma economia inflacionária, o critério UEPS provoca um valor de estoque final no balanço patrimonial, maior  do que fosse utilizado o critério PEPS. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: C
5: D
6: E
7: C
8: D