Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2024 para Médico Infectologista

Foram encontradas 18 questões

Q2454961 Medicina
Paciente submetido à angioplastia coronária com implante de stent convencional há 20 dias, está em uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e clopidogrel. Iniciou com sintomas típicos de dengue há 4 dias, com teste NS1 positivo. Sem evidência de sangramentos. Hemograma evidenciou contagem de plaquetas de 54.000/µL.

Assinale a alternativa correta sobre a conduta a ser tomada em relação aos medicamentos em uso durante o episódio de dengue nesse caso.
Alternativas
Q2454962 Medicina
Homem de 56 anos, obeso e diabético insulinodependente, sem adesão ao tratamento. É admitido com cefaleia, protrusão da órbita à esquerda com perda de visão ipsilateral e rinorreia purulenta. À oroscopia é possível visualizar uma placa negra no palato. Biópsia de seios da face evidenciou hifas espessas, tortuosas, não septadas, com bifurcação em ângulo reto.

Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento antifúngico que deve ser iniciado o mais breve possível para esse paciente.
Alternativas
Q2454964 Medicina
As doenças causadas por micobactérias não tuberculosas são mundialmente consideradas emergentes. Isto está relacionado à melhoria dos métodos diagnósticos, ao envelhecimento populacional e à presença de doenças imunossupressoras associadas.

Assinale a alternativa correta sobre a condição que requer profilaxia para infecções por complexo Mycobacterium avium. 
Alternativas
Q2454965 Medicina
Paciente, 58 anos, com diagnóstico de meningite pós-operatória após complicação de procedimento neurocirúrgico para exérese de tumor encefálico. Cultura do líquor foi positiva para Klebsiella pneumoniae, produtora de carbapenemase do tipo KPC.

Assinale a alternativa correta com a opção terapêutica mais apropriada para esse caso.
Alternativas
Q2454966 Medicina
Homem, 50 anos, com tosse produtiva, febre e hemoptise há 1 mês. Refere perda de 5 Kg no período. Nega tuberculose prévia. O teste rápido molecular de escarro detectou Mycobacterium tuberculosis e resistência à rifampicina.

Assinale a alternativa correta sobre a primeira conduta a ser tomada nesse caso.
Alternativas
Q2454967 Medicina
Em uma enfermaria estão internados três pacientes há 4 dias. O paciente do leito 1 apresenta há 3 dias febre, tosse e mialgia, sendo confirmado infecção por Influenza A. O paciente do leito 2 está em tratamento quimioterápico atualmente e há registro de vacinação para Influenza realizada há 1 mês. O paciente do leito 3 tem diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e recebeu vacinação para Influenza há 10 dias. Ambos estão assintomáticos.

Assinale a alternativa correta sobre a conduta mais apropriada para os pacientes dos leitos 2 e 3.
Alternativas
Q2454968 Medicina
Morador da região de Campinas - SP, procura atendimento com queixa de febre de início súbito (até 39°C), cefaleia, mialgia intensa e mal-estar há 10 dias. Relata que após 3 dias de febre notou surgimento de lesões de pele maculopapulares não pruriginosas, com posterior evidência de petéquias. No dia do atendimento o paciente mantinha quadro de febre diária. Exames coletados na urgência mostraram anemia discreta e plaquetopenia, além de elevação de transaminases. Nega viagens recentes, mas relata que pratica ciclismo em áreas rurais todos os fins de semana. Considerando a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta sobre o transmissor do agente infeccioso responsável pelo quadro clínico descrito.
Alternativas
Q2454969 Medicina
Paciente de 70 anos, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e diabetes tipo 2, relata episódio recente de exacerbação respiratória, quando fez uso de levofloxacina por 5 dias, associada a prednisona. Comparece a consulta de rotina com trazendo exames que coletou neste episódio. Entre os exames, consta uma urocultura com crescimento de Escherichia coli, sem antibiograma disponível. Nega presença de queixas urinárias no momento. Assinale a alternativa correta quanto à conduta mais apropriada frente a essa urocultura.
Alternativas
Q2454970 Medicina
Mulher, 29 anos, sem comorbidades prévias, teve diagnóstico de infecção pelo HIV durante investigação de pneumopatia, sendo comprovado diagnóstico de tuberculose pulmonar sensível a rifampicina e iniciado esquema de tratamento padrão (rifampicina + isoniazida + etambutol + pirazinamida), além de reposição de vitamina B6.


Assinale a alternativa correta em relação ao esquema mais apropriado para o início de terapia antirretroviral para essa paciente.
Alternativas
Q2454971 Medicina
Você é médico infectologista e notou em uma enfermaria um médico examinando um paciente em isolamento de contato por infecção por Clostridioides difficile que depois se dirigiu para o leito de outro paciente (que não estava em nenhum tipo de precaução de isolamento específica).

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) em relação às orientações que devem ser dadas a esse médico.

( ) Deve-se higienizar as mãos obrigatoriamente com água e sabão nesse caso.

( ) Pode-se manter o mesmo capote, sendo exigido apenas a troca de luvas antes de examinar o outro paciente.

( ) Clostridioides difficile trata-se de bactéria produtora de esporos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2454972 Medicina
Homem, 73 anos, internado há 15 dias para tratamento cirúrgico de fratura de colo do fêmur. No 9º dia do pós-operatório, apresenta febre, disúria, confusão mental e hipotensão. Está em uso de sonda vesical de demora há 5 dias, por retenção urinária. Urina rotina: campo tomado por leucócitos. Foi iniciado tratamento com cefepime. Urocultura evidenciou crescimento de Enterococcus faecium, antibiograma ainda não disponível.

Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento mais adequado quanto à antibioticoterapia para esse paciente.
Alternativas
Q2454973 Medicina
Homem, 26 anos, procura centro de triagem por apresentar comportamento sexual de risco há 2 anos. Assintomático. Exames laboratoriais: HBsAg negativo; anti HBc IgG positivo; anti HBs positivo; anti-HCV negativo.

Assinale a alternativa correta em relação ao diagnóstico desse paciente.
Alternativas
Q2454974 Medicina
Mulher, 58 anos, viajou para Rondônia há quatro meses. Na época teve quadro de febre diária, associada a episódios de tremores e a gota espessa evidenciou alta parasitemia por Plasmodium vivax. Fez tratamento da malária por três dias e teve remissão completa dos sintomas. Retornou para o estado de Santa Catarina há três meses e desde então não viajou mais para fora desse estado. Voltou a apresentar febre diária há 4 dias. Repetiu a gota espessa, que evidenciou positividade para o mesmo agente.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Trata-se de recaída de malária.
( ) O uso da primaquina poderia ter evitado o novo quadro.
( ) A cloroquina é um hipnozoiticida, necessário para prevenção de recaídas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2454975 Medicina
Homem, 62 anos, submetido a colonoscopia devido a polipose intestinal. Duas semanas após o procedimento iniciou quadro de febre, mal-estar, calafrios, anorexia e mialgia. Ao exame físico apresentava sopro sistólico 2+/4+ em foco aórtico. Durante a investigação realizou ecocardiograma que visualizou vegetação em valva aórtica. Assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico mais provável desta infecção.
Alternativas
Q2454976 Medicina
Homem de 56 anos, procedente do interior de São Paulo, lavrador, relata coriza com raias de sangue e congestão nasal há 8 meses. Nega sintomas constitucionais. Foi realizada biópsia de lesão ulcerada intranasal, que evidenciou infiltrado linfo-histioplasmocitário com presença de pequenas estruturas sugestivas de amastigotas no interior de macrófagos.

Assinale a alternativa correta sobre o agente etiológico transmissor da doença apresentada pelo paciente.
Alternativas
Q2454977 Medicina
Homem, 19 anos, atendido em unidade básica de saúde devido a queixa de ardor uretral há quatro dias. Refere relações sexuais sem preservativos, sendo a última há uma semana. Nega febre ou polaciúria. Relata que há dois dias notou uma secreção purulenta no meato uretral que sujou a sua roupa íntima.

Assinale a alternativa que contemple o tratamento mais adequado para esse paciente.
Alternativas
Q2454978 Medicina
Homem, 35 anos de idade, hígido, lavrador, feriu o pé com uma enxada durante o trabalho. Ao exame verificou-se ferimento cortante profundo no pé direito. Ao ser verificada a carteira de vacinação, viu-se que o paciente tinha sido vacinado contra o tétano com 3 doses de vacina dT (dupla adulto - difteria e tétano) há 11 anos. Assinale a alternativa que apresenta a conduta a ser tomada para esse paciente.
Alternativas
Q2454979 Medicina
Mulher, 52 anos, apresenta febre e cefaleia há 3 dias, com confusão mental há 1 dia e rebaixamento do nível de consciência. Análise do líquido cefalorraquidiano evidenciou aspecto turvo; células: 810 leucócitos/mm³ (79% neutrófilos), e coloração de gram evidenciou diplococos gram-positivos.

Assinale a alternativa correta sobre o tipo de precaução a ser realizada.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: A
5: D
6: A
7: B
8: D
9: C
10: E
11: C
12: A
13: E
14: B
15: C
16: E
17: A
18: E