Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2018 para Jornalista
Foram encontradas 11 questões
O release corresponde ao material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa destinado aos veículos de comunicação.
A respeito do release, é CORRETO afirmar que:
Sobre a organização de entrevistas coletivas, e as atribuições de quem exerce a função de assessor de imprensa, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A convocação das entrevistas coletivas deve ser estrategicamente agendada, de modo a não coincidir com pautas de maior relevância que poderiam diminuir o interesse da mídia pela cobertura do evento.
( ) As entrevistas coletivas espontâneas são as realizadas com a intervenção direta do assessor de imprensa, dependendo das necessidades do cliente e considerando os critérios jornalísticos.
( ) A comunicação a respeito da realização da coletiva deve ser feita exclusivamente a pauteiros e repórteres dos veículos que possam se interessar pelo assunto da entrevista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Os redatores de textos jornalísticos devem seguir diretrizes para obter um bom resultado em seu ofício.
Considerando-se essa premissa, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A linguagem empregada deve ser simples e, por esse motivo, repleta de jargões compreendidos por quem domina áreas específicas do conhecimento.
( ) O uso de adjetivos pormenoriza o relato de fatos, devendo ser amplamente aplicado na narrativa jornalística.
( ) Convém que o significado das siglas seja devidamente esclarecido, ainda mais quando é desconhecido por grande parte dos leitores.
( ) Escrever, sempre que possível, com o emprego de verbos auxiliares é uma medida pertinente, pois garante maior ênfase à frase.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Em uma assessoria de comunicação, as atribuições e as funções que competem a jornalistas, relações públicas e publicitários devem ser bem distintas.
Nesse caso, cabe ao jornalista:
Heródoto e Lima (2001), afirmam que o rádio propagado por ondas eletromagnéticas está com seus dias contados em decorrência da força de atração da Internet.
Sobre as consequências advindas dessa novidade tecnológica no meio radiofônico, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cada pessoa consegue, ao mesmo tempo, fazer as vezes de operador, programador, comunicador e editor-chefe do conteúdo da emissora por ela mesma montada.
( ) A segmentação de assuntos veiculados nas web rádios diminui em função da pouca variedade de preferências de seus idealizadores e executores.
( ) O ouvinte-internauta passa a sair em busca do diferencial, este residindo, entre outros aspectos, na identificação com quem fala.
( ) A interatividade oferece aos ouvintes meios mais eficazes para que influam no conteúdo da programação radiofônica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Sobre o gênero jornalístico interpretativo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) É obrigatório nas coberturas de temas científicos e de economia quando a importância ou o interesse da informação não é autoevidente.
( ) Corre o risco de subordinar a matéria a crenças ou teorias comprovadas, transformando informação em opinião.
( ) Tem serventia nas coberturas políticas quando aborda contextos pouco conhecidos, como é o caso da realidade de países distantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A videorreportagem é um recurso cada vez mais presente na produção jornalística. Com o advento das redes sociais, trata-se de uma estratégia de comunicação disponível ao assessor de imprensa para veicular conteúdos.
Tomando-se por base tal princípio, analise as afirmativas a seguir:
I- A linguagem da videorreportagem faz com que
o repórter acabe virando personagem, na medida
em que contextualiza as imagens gravadas.
II- Quando não usados tripés, as panorâmicas tremidas nas videorreportagens são inevitáveis e os rostos podem parecer deformados até que o videorrepórter focalize corretamente, mas isso não tira a credibilidade da matéria, pelo contrário, reforça-a.
III- A ausência de cumplicidade se consubstancia quando a lente da câmera ou o olho do repórter se converte no olho do telespectador.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
Curvello (2011), postula que as assessorias de comunicação são invariavelmente concebidas dentro de modelos organizacionais de modo a funcionarem como meras prestadoras de suporte técnico à diretoria, restando limitadas ao nível operacional das atividades.
Sobre as medidas a serem adotadas pelas assessorias de comunicação para que, de acordo com o autor, haja mudança nesse cenário, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Distanciamento da área-fim da organização, inclusive na esfera pública.
( ) Vinculação dos resultados de comunicação aos objetivos e às metas da estratégia da organização.
( ) Cancelamento de avaliações e mensurações sobre produtos e projetos de comunicação.
( ) Participação de planejamentos de médio e de longo prazo, tomando assento nas mesas dos centros decisórios da instituição ou corporação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Quanto aos deveres essenciais do jornalista na coleta de dados, redação e comentários dos acontecimentos, constantes da Declaração dos Deveres e Direitos dos Jornalistas adotada em Munique, em 1971, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comprometer-se a respeitar restritamente a vida pública das pessoas.
( ) Receber benefícios não pecuniários em razão da publicação ou da omissão de uma informação.
( ) Retificar informações publicadas que se mostrem inexatas.
( ) Não confundir a profissão de jornalista com a de publicitário ou profissional de marketing.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: