Questões de Concurso Público Prefeitura de Lagarto - SE 2024 para Professor de Educação Básica - Matemática

Foram encontradas 2 questões

Q3233566 Atualidades
No século XXI, o aprofundamento da crise da democracia representativa liberal e dos partidos políticos de esquerda tradicionais, a popularização da Internet, o surgimento e o crescimento das redes sociais, a precarização do trabalho e das condições de vida da classe trabalhadora, a falta de expectativas de superação das crises políticas, econômicas e sociais do capitalismo, a sofisticação dos órgãos de repressão policial e política e das ferramentas de monitoramento e controle oferecidos pela Internet e pelas ferramentas digitais, especialmente a partir de 2008, criaram um ambiente de deterioração do espaço público, da política e da democracia. Nessas condições, as teorias conspiratórias tornaram-se um elemento ideológico ainda mais importante, cada vez mais sustentado pelas fake news e pelo discurso de ódio espalhado pelos diferentes grupos políticos das direitas. Nos últimos anos, as direitas no Brasil tomaram de assalto o debate político nacional e importantes cargos no Executivo e Legislativo; em grande parte com o uso sistemático de ferramentas de disseminação massiva de notícias falsas, discurso de ódio (hate speech), ideias autoritárias e teorias da conspiração, e assim trabalham diuturnamente para criar as condições para a instauração de seu projeto autoritário.

Ricardo Figueiredo de Castro. Teorias da Conspiração: conceito, história e as suas associações com as fake News. (www.cafehistoria.com.br/fake-news-teoriasda-conspiracao-dicursos-de-odio. Texto adaptado).

Ao considerar as estratégias de combate às fake news, teorias da conspiração e discursos de ódio, analise as afirmações abaixo:

I - A regulamentação dos ambientes virtuais é uma medida necessária para controlar a disseminação de informações falsas e discursos de ódio.

II - A educação midiática é fundamental para capacitar os usuários a identificar e questionar informações falsas e teorias da conspiração.

III - O pensamento crítico deve ser incentivado para que os indivíduos possam avaliar a veracidade das informações que consomem.

IV - As plataformas digitais não têm responsabilidade significativa na disseminação de fake news e discursos de ódio. 


Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3233567 Atualidades
O Brics é um grupo de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, focado na cooperação econômica e no desenvolvimento conjunto. Criado inicialmente como Bric em 2006 durante uma reunião na Assembleia Geral da ONU, o grupo posteriormente incorporou a África do Sul em 2011, passando a se chamar Brics. O bloco realiza cúpulas anuais de chefes de Estado para fortalecer o diálogo e definir estratégias conjuntas de crescimento econômico. Ao longo dos anos, o grupo tem ganhado destaque como uma entidade geopolítica e econômica significativa no cenário internacional, representando uma voz importante para os interesses das economias em desenvolvimento. A respeito do BRICS assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir:

( ) Em agosto de 2023, durante a realização da 15ª Cúpula dos Brics, foi aprovada a integração de seis novos países emergentes ao bloco. São novos membros dos Brics: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Iraque.

( ) As economias emergentes do grupo são importantes países exportadores de combustíveis e matérias-primas, bem como de produtos industrializados, equipamentos eletrônicos, circuitos integrados e serviços variados.

( ) O Brics não é um bloco econômico formal, mas sim um mecanismo internacional de cooperação das principais economias emergentes do mundo atual.

( ) Atualmente, somadas as populações dos países que compõem o Brics, eles abrigam aproximadamente 46,2% dos habitantes do mundo.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A