Questões de Concurso Público Prefeitura de Fundão - ES 2020 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 10 questões

Q1746753 Fonoaudiologia
A avaliação do processamento auditivo (PA) é um procedimento de grande valia na clínica fonoaudiológica, pois, pela precoce detecção e caracterização de alteração na capacidade de manipulação da mensagem sonora, é possível nortear a conduta terapêutica fonoaudiológica para maximizar a eficiência da comunicação oral. Na fonoaudiologia, preconiza-se uma avaliação composta de testes comportamentais e/ou eletrofisiológicos, que devem ser interpretados de forma conjunta e integrada. O principal objetivo da avaliação do processamento auditivo central em crianças é verificar a integridade e o estado de neuromaturação da via auditiva. (Neves IF, Schochat E. Maturação do processamento auditivo em crianças com e sem dificuldades escolares)
Marque a alternativa cuja expressão enuncia corretamente em que se baseia a validade de qualquer teste de triagem:
Alternativas
Q1746754 Fonoaudiologia
As partes periféricas dos sistemas auditivo e vestibular compartilham componentes dos labirintos ósseo e membranoso, usam células ciliadas como transdutores mecânicos e transmitem a informação para o sistema nervoso central (SNC) por meio do oitavo nervo craniano. (...) (BERNE, Robert M. et LEVY, Matthew N. Os autores são PhD. Fisiologia 4ªed. Guanabara Koogan. R. de Janeiro. Cap.10. p.148/9.)
Sobre o enunciado, julgue as informações com Verdadeira (V) ou Falso (F). Após julgamento, marque a alternativa CORRETA:
(__) O Nervo Vestibulococlear, referido no enunciado, é sensitivo relacionado com a audição e também com o equilíbrio. (__) A função do sistema auditivo é traduzir o som, que permite reconhecer dados ambientais e estabelecer comunicação com outros organismos. (__) As funções auditivas mais complexas são as envolvidas com a linguagem. (__) A função do sistema vestibular é prover o SNC com informação relacionada à posição e aos movimentos da cabeça no espaço.
Alternativas
Q1746755 Fonoaudiologia
Julgue as proposições com Verdadeiro (V) ou Falso (F). Após julgamento, marque a alternativa CORRETA:
(__) A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização. Caracterizada como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito, deve permitir, entre outros, o planejamento e a programação descentralizada, e em consonância com o princípio da Equidade; efetivar a integralidade em seus vários aspectos; desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado. (__) Desde a década de 1990, muitas experiências vêm sendo apontadas em publicações e eventos científicos. Considerando a importância do tema para a categoria, o Conselho Regional de Fonoaudiologia, com o apoio do Comitê de Saúde Pública da SBFa, promoveu, em 2002, um fórum com o objetivo de elaborar um documento, de forma participativa, que definiu uma "Proposta de Inclusão da Fonoaudiologia no Programa de Saúde da Família. (__) A afasia semântica é causada por lesões na região occipito-parieto-temporal do hemisfério esquerdo. O distúrbio da linguagem observado nesta condição não se baseia em déficit de audição nem em déficit de memória, mas representa uma perturbação das relações lógico-gramaticais. Esta afasia é caracterizada por uma incapacidade de sintetizar eventos isolados simultâneos em uma unidade significativa. (__) Na Linguagem Falada, ocorre o Atraso de Linguagem (aquisição tardia da linguagem em cuja evolução podem persistir dificuldades na organização fonológica, morfológica, sintática e semântica). Na Dispraxia, o sujeito não consegue fazer o planejamento motor para produzir a fala, apesar de os músculos estarem preservados. Afasia é a perda da capacidade de compreender e/ou expressar-se pela linguagem oral em consequência de lesão neurológica central específica. (__) A Disfemia é perturbação na integração e/ou organização da linguagem que altera o ritmo da expressão oral (a Gagueira é um sintoma da disfemia). Na Dispraxia, o sujeito não consegue fazer o planejamento motor para produzir a fala, apesar de os músculos estarem preservados. A Afasia é a perda da capacidade de compreender e/ou expressar-se pela linguagem oral em consequência de lesão neurológica central específica.
Alternativas
Q1746756 Fonoaudiologia
Disfagia Orofaríngea é caracterizada pelas alterações que ocorrem na fase oral e faríngea da deglutição, geralmente causada por doenças neurais. (RIOS, Jacintho de Azevedo. Fonoaudiologia Hospitalar. Coleção CEFAC. S. Paulo. Cap. III. p. 31/2/3.)
Sobre "Disfagia Orofaríngea", marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1746757 Fonoaudiologia
O ouvido possui três partes principais: ouvido externo (Pavilhão auricular (orelha) - coleta e encaminha o som para dentro do canal auditivo; Canal auditivo externo - direciona o som para dentro do ouvido); ouvido médio (Tímpano - membrana timpânica - transforma os sons em vibrações -; martelo, bigorna e estribo - ossículos que transferem as vibrações para o ouvido interno); e ouvido interno (cóclea; sistema ou aparelho vestibular; nervo auditivo). - (Adaptado) (MOORE, Keith L. Anatomia Orientada para a Clínica. Guanabara Koogan. R. Janeiro. P. 692/3/4/5.)
Em relação à anatomia e à fisiologia coclear, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1746758 Fonoaudiologia
Dislalia consiste na presença de erros dos sons da fala, em pessoas que apresentam patologia nãocomprometida com o Sistema Nervoso Central (SNC), mas sim com órgãos fonoarticulatórios. Nesse conceito não se incluem os erros produzidos pelo domínio deficiente de uma segunda língua ou decorrentes de variações dialetais. (C. Bruno e M. Sánchez. In: J. Peña-Casanova. In: Manual de Fonoaudiologia. 2ªed. Cap.10.p.130/1/2/3.)
Sobre os "Tipos de Dislalia", analise as características seguintes:
1. Neste tipo de dislalia ocorre a substituição ou eliminação das letras durante a fala. 2.Ocorre em pessoas com deficiência auditiva. 3.Este tipo de dislalia é decorrente de alterações físicas ou cerebrais.
As características enunciadas na série (1; 2 e 3) identificam, respectivamente, os tipos de Dislelia:
Alternativas
Q1746759 Fonoaudiologia
Julgue as proposições com Verdadeiro (V) ou Falso (F). Após julgamento, marque a alternativa CORRETA:
(__) O aparelho auditivo periférico é o ouvido que pode ser subdividido em: externo; médio e interno. (__) Linguagem trata do processo mental de elaborar, formular, compreender e interpretar a mensagem. "A Linguagem é uma função neurológica elaborada e altamente superior, própria dos seres humanos". A Linguagem se subdivide em escrita e falada. (__) A linguagem tem patologias específicas, como: Dislexia, que consiste em dificuldade específica que afeta a aprendizagem da decodificação do sistema verbal escrito. Disortografia consiste na dificuldade de compreensão pela escrita que se caracteriza por inversões, aglutinações, omissões. Disgrafia - dificuldade no padrão motor da escrita caracterizado por alterações na pressão da letra e falta de harmonia nos movimentos dissociados, bem como signos gráficos indiferenciados. (__) Circunlóquio é uma manifestação em que se evidencia claramente que o paciente não consegue acessar e discorrer sobre o tema principalmente da enunciação. Na sua emissão, ele tangencia o tema da enunciação, mas não consegue especificamente sobre o tópico fundamental que está sendo colocado em questão. (__) Decomposição e codificação de um som complexo - uma questão que começou a ser respondida ainda no século XIX, por Von Helmholtz, refere-se ao mecanismo por meio do qual se codificam as diferentes frequências que compõem um som complexo. Devido à existência do período refratário, o limite máximo para a frequência de descarga de um neurônio é em torno de 1 kHz. Portanto, as frequências sonoras não podem ser codificadas exclusivamente pela frequência nos potenciais de ação nas fibras auditivas.
Alternativas
Q1746760 Fonoaudiologia
O teste de Weber permite a comparação das vias ósseas. Para realização deste teste, o avaliador / examinador (Fonoaudiólogo e/ou Médico otorrinolaringologista, ou por exame solicitado pelo Médico) deve vibrar o diapasão (batendo na mão, cotovelo ou joelho) e colocar na linha média do crânio. Na sequência, o avaliador / examinador deve perguntar ao paciente se ele percebe o som igualmente nas duas orelhas ou se é mais forte em uma delas. (...) - (Adaptado)
Um teste de Weber mostra que o som está localizado no lado do ouvido normal. Desta forma, marque a causa mais provável dessa condição:
Alternativas
Q1746761 Fonoaudiologia
Audiometria Protética tem como objetivo a determinação dos parâmetros psicoacústicos úteis para a correção protética. Já se sabe que o ser humano, auditivamente normal, possui uma enorme dinâmica auditiva que se estende entre os 0 dB SPL (limiar auditivo) e os 134 dB SPL (limiar da dor), no campo da intensidade, e entre os 20 Hz e os 20 kHz no campo da frequência. (CASANOVA, J. Peña & colaboradores. Manual de Fonaudiologia. 2ª ed. ARTMED. Porto Alegre.1977. p.179.)
Sobre "Audiometria Protética", marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1746762 Fonoaudiologia
O som é produzido por ondas de compressão e descompressão, transmitidas no ar ou em outros meios elásticos, tais com a água. (...) (BERNE, Robert M. et LEVY, Matthew N. Os autores são PhD. Fisiologia 4ªed. Guanabara Koogan. R. de Janeiro. Cap.10. p.148/9.)
Sobre o contexto enunciado, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: E
6: B
7: E
8: B
9: B
10: E