Questões de Concurso Público ARSP-ES 2024 para Especialista em Regulação e Fiscalização: Engenharia Ambiental

Foram encontradas 8 questões

Q3317453 Engenharia Ambiental e Sanitária
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Bilhões de micróbios em nossa pele mantêm nossa saúde


Nosso corpo é coberto por um vibrante ecossistema microbiano. Cada vez mais, cientistas descobrem que a microbiota da nossa pele, na verdade, desempenha papel fundamental para nos manter saudáveis, além de oferecer outros benefícios surpreendentes.

Por isso, é melhor pesquisar mais antes de procurar aquele sabão bactericida.

Você, talvez, já tenha ouvido falar da microbiota intestinal, o complexo ecossistema de micróbios que habita os nossos intestinos.

Já se comprovou que a diversidade deste conjunto de bactérias, fungos, vírus e outros organismos unicelulares desempenha papel importante em uma série de doenças, como diabetes, asma e até a depressão.

Mas os micróbios que pegam carona na nossa pele também nos trazem benefícios. Eles oferecem a primeira linha de defesa contra os patógenos que tenham a infelicidade de pousar sobre a superfície do nosso corpo.

Esses micro-organismos decompõem parte das substâncias químicas que encontramos no nosso dia a dia e participam do desenvolvimento do nosso sistema imunológico.

Em termos de diversidade bacteriana, o microbioma da pele só perde para os nossos intestinos.

Quando paramos para analisar, é algo bastante surpreendente. Afinal, em comparação com os habitats seguros, quentes e úmidos da nossa boca e intestino, a pele é um lugar bastante inóspito.

"A pele é um ambiente muito hostil, em comparação com outras partes do corpo", explica a professora de cura de feridas Holly Wilkinson, da Universidade de Hull, no Reino Unido.

"Ela é seca, árida e muito exposta aos elementos. As bactérias que vivem ali evoluíram por milhões de anos para enfrentar essas pressões", acrescenta.

Essa evolução conjunta nos trouxe muitos benefícios.

Nem todas as partes da pele são colonizadas igualmente. Na verdade, as bactérias são surpreendentemente criteriosas em relação aos lugares onde elas vivem.

Se você passar um cotonete pela sua testa, pelo nariz ou pelas costas, você irá descobrir que estas áreas estão repletas de Cutibacterium, um gênero de bactérias que evoluiu para se alimentar do sebo oleoso produzido pelas células da nossa pele. Elas ajudam a umedecer e proteger a camada externa do nosso corpo.

Mas pegue uma amostra das suas axilas, quentes e úmidas, e você encontrará grandes quantidades de Staphylococcus e Corynebacterium. Examine entre os dedos dos pés e lá haverá muitas espécies de Propionibacterium. Algumas espécies são utilizadas na produção de queijo, ao lado de uma ampla variedade de fungos.

Regiões secas da pele, como os braços e as pernas, são particularmente inóspitas para as bactérias. Por isso, as espécies que moram ali não ficam por muito tempo.

Estas regiões também abrigam uma maior proporção de vírus do que outras áreas externas do corpo. E, naturalmente, a nossa pele também abriga outras criaturas, como os minúsculos ácaros.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1d74wp2zq3o.adaptado.
Nossa pele abriga uma superpopulação. Se observarmos de perto qualquer centímetro quadrado de pele do nosso corpo, encontraremos entre 10 mil e 1 milhão de bactérias vivas.

De acordo com o texto base, qual das afirmações a seguir é correta em relação à microbiota da pele humana?
Alternativas
Q3317492 Engenharia Ambiental e Sanitária
Avalie os itens abaixo com relação aos padrões de potabilidade vigentes:

I.É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).
II.Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq/L para atividade alfa total e 1Bq/L para beta total.
III.Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 3,0 a 12,0.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3317494 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dado o contexto da classificação dos resíduos perigosos, associe as colunas relacionando as características dos resíduos com suas respectivas codificações, conforme a NBR 10004:

Coluna 1:
A.Inflamável.
B.Reativo.
C.Patogênico.

Coluna 2:
(_)D001
(_)D004
(_)D003

Assinale a alternativa cuja sequência da associação, de cima para baixo, esteja correta:
Alternativas
Q3317498 Engenharia Ambiental e Sanitária
Avalie as proposições sobre Sistemas de Tratamento de Água:

I.A coagulação é uma etapa do tratamento de água que visa remover partículas suspensas por meio da adição de produtos químicos que desestabilizam as partículas e facilitam sua remoção.
II.No processo de filtração, a água passa por filtros formados exclusivamente por carvão ativado, que removem partículas em suspensão e melhoram o sabor e odor da água.
III.A etapa de coagulação no tratamento de água ocorre após a filtração, como uma medida final para garantir a remoção de impurezas remanescentes antes da desinfecção.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3317500 Engenharia Ambiental e Sanitária
Bruno, engenheiro ambiental, está prestando serviço de assessoria ambiental para um empreendimento que necessitará elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Bruno fez alguns comentários a respeito do conteúdo do EIA:

I."O EIA deve contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto".
II."O EIA deve identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade".
III."O EIA deve definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza".

Diante disto, pode-se concluir que Bruno informou corretamente o que consta:
Alternativas
Q3317503 Engenharia Ambiental e Sanitária
A NBR 13896 que trata dos critérios de projeto, implantação e operação de aterros sanitários, recomenda a construção de aterros com vida útil mínima de:
Alternativas
Q3317510 Engenharia Ambiental e Sanitária
Leia as seguintes afirmativas sobre Características dos Esgotos Domésticos e Tipos de Tratamento (Primário, Secundário e Terciário) e identifique quais delas são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):

(__)A digestão anaeróbia é um processo biológico que ocorre na ausência de oxigênio com finalidade de remover a matéria orgânica, esta etapa compreende o tratamento secundário.
(__)O tratamento primário é constituído unicamente por processos físico-químicos.
(__)A Floculação é um processo dentro do tratamento secundário.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3317513 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nas Estações de Tratamento de Água (ETA), os filtros lentos devem possuir camada filtrante constituída de areia com espessura mínima de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: E
5: A
6: D
7: B
8: E