Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra do Rocha - BA 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 13 questões

Q3312438 Não definido
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

O que explica a fumaça que tomou o país

Karla Longo, pesquisadora do Inpe, observa que as queimadas no Brasil acontecem sistematicamente todos os anos durante o inverno, com maior concentração nos meses de agosto e setembro.

"As queimadas que aconteceram em São Paulo nos últimos dias foram extraordinárias, algo que não acontece com frequência", diz Longo.

"Mas as queimadas de desmatamento da Amazônia e do Cerrado, para manejo da terra − tanto terras de pastagem, quanto terra agrícola −, é um comportamento muito bem estabelecido no Brasil. Bolívia e Paraguai têm comportamento muito parecido. Então isso acontece todos os anos, infelizmente", diz a pesquisadora.

A extensão dos incêndios, explica a especialista, depende de fatores como: o quanto está efetiva a política de combate ao desmatamento; o preço da terra na região desmatada no ano anterior; e o quanto o clima está seco, pois em anos de secas intensas os incêndios tendem a ser piores.

Desta forma, todos os anos o país costuma ser coberto por uma "pluma" de fumaça nesta época, principalmente em cidades da região Norte e do Centro-Oeste do país.

"O formato que essa pluma vai ter depende da posição da frente fria e dos sistemas meteorológicos que atuam na região", diz Longo. 

Esses sistemas são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e os Jatos de Baixos Níveis da América do Sul (JBNAS), além das já mencionadas frentes frias (FF) e dos ventos alísios de Sudeste (ASE), que sopram do oceano para o continente.

A pesquisadora explica que, nesta época do ano, Nordeste e Sudeste também têm queimadas, mas nessas regiões não costuma se formar uma pluma densa de fumaça como aquela que cobre as regiões Norte e Centro-Oeste — principalmente devido aos ventos alísios, que tipicamente sopram de sudeste ou de leste e dispersam muito rapidamente essa fumaça.

O que aconteceu nos últimos dias, diz Longo, é que uma frente fria estacionária no Sudeste desviou a pluma de fumaça produzida na Amazônia e Mato Grosso na direção do Atlântico, passando sobre os Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Além disso, houve uma quantidade muito atípica de focos de incêndio no Estado de São Paulo entre os dias 22 e 23 de agosto.

Esses dois fatores somados contribuiram para a formação de fumaça que tomou Brasília e o interior de São Paulo no fim de semana. 


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4glr02z29dofragmento adaptado) 
"O que aconteceu nos últimos dias, diz Longo, é que uma frente fria estacionária no Sudeste desviou a pluma de fumaça produzida na Amazônia e Mato Grosso na direção do Atlântico". Identifique a alternativa que completa corretamente as palavras com as mesmas letras das destacadas no trecho, respectivamente:
Alternativas
Q3312443 Não definido
Lucas descobriu que as idades dele e seus quatro irmãos seguem a sequência (8, 12, 18, ...). Quantos anos tem o irmão mais velho?
Alternativas
Q3312447 Não definido
Maria, uma servidora recém-aprovada em concurso público para a Prefeitura de Barra do Rocha, recebeu a notícia de sua nomeação. No entanto, ela está em gozo de férias quando a nomeação foi publicada. De acordo com a Lei nº 544/2009, sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município, o prazo para sua posse será contado:
Alternativas
Q3312466 Não definido
A F0 é uma medida acústica muito utilizada na pesquisa e na clínica. Correlaciona-se com o pitch e reflete:
Alternativas
Q3312467 Não definido
A audição é um dos sentidos que permite ao indivíduo reconhecer o ambiente ao seu redor. A orelha é divida em várias estruturas. Assim, avalie as proposições:

I. Orelha interna: labirinto ósseo, labirinto membranoso e meato acústico interno.
II. Orelha externa: ossículos da audição, cavidade timpânica e tuba auditiva.
III. Orelha média: pavilhão e meato acústico médio.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3312468 Não definido
No Implante Coclear utilizados os implantes multicanais. Assim, avalie as proposições:

I. A reabilitação no implante coclear difere da reabilitação do deficiente auditivo adaptado ao AASI.
II. As crianças implantadas até os dois anos de idade apresentam resultados superiores às implantadas após essa idade.
III. O trabalho com o DA implantado se resume ao treino auditivo.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3312469 Não definido
O ruído relacionado à Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é uma condição caracterizada pela exposição prolongada a níveis elevados de som, que pode causar danos irreversíveis às células sensoriais da cóclea, resultando em perda auditiva gradual e permanente, sendo uma preocupação comum na fonoaudiologia ocupacional. Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) configura-se como uma perda auditiva do tipo:
Alternativas
Q3312470 Não definido
O sistema vestibular informa sobre as acelerações angulares da cabeça em vários planos do espaço e movimentos 4 corporais lineares. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) As disfunções do sistema vestibular são intituladas como vestibulopatias.
(__) A vertigem é o tipo prevalente de tontura.
(__) O zumbido pode ser de natureza periférica ou central.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja CORRETA:
Alternativas
Q3312471 Não definido
A avaliação e o diagnóstico audiológico envolvem uma série de exames e testes específicos para identificar e classificar alterações no sistema auditivo, permitindo determinar o tipo e o grau de perda auditiva, além de orientar intervenções adequadas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) A avaliação audiológica tem como objetivo principal determinar a integridade do sistema auditivo, além de identificar tipo, grau e configuração da perda auditiva em cada orelha.
(__) Perda auditiva sensorioneural: Limiares de via óssea menores ou iguais a 15 dB NA e limiares de via aérea maiores que 25 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 dB.
(__) A Organização Mundial de Saúde (2020) considerou o limiar de 30 dB como sendo uma perda auditiva de grau leve.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja CORRETA:
Alternativas
Q3312472 Não definido
Dado o contexto de deficiência auditiva, associe as colunas relacionando tipos de perda apresentados na coluna 1, às suas respectivas intensidades apresentadas na coluna 2:

Coluna 1:
A. Perda Moderada.
B. Perda Severa.
C. Perda Profunda.

Coluna 2:
(__) Não ouve a fala. 
(__) A fala é percebida se a voz é um pouco elevada.
(__) Não ouve sons da fala em um nível de conversação normal.

Assinale a alternativa cuja a sequência da associação, de cima para baixo, esteja CORRETA:
Alternativas
Q3312473 Não definido
No contexto de fissuras lábiopalatinas, qual das alternativas abaixo representa a definição adequada de Fissura transforame?
Alternativas
Q3312474 Não definido
As emissões otoacústicas (EOA) são produzidas na orelha interna de forma espontânea, presentes em 30% a 40% dos indivíduos, ou em resposta a um estímulo sonoro, chamadas evocadas, e presentes em 99% dos indivíduos. As EOA evocadas com maior sensibilidade são as chamadas de:
Alternativas
Q3312475 Não definido
A orelha externa é uma das três partes que compõem o sistema auditivo humano. Sua estrutura é formada pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo externo, ambos essenciais para o bom funcionamento da audição. Considerando suas características anatômicas e fisiológicas, qual a função da orelha externa?
Alternativas
Respostas
1: X
2: D
3: B
4: C
5: B
6: B
7: D
8: D
9: D
10: B
11: B
12: C
13: B