Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Biólogo
Foram encontradas 20 questões
Observe a figura que apresenta a organização estrutural e a circulação em um linfonodo.
Com base na imagem anterior, os algarismos I, II, III, IV e V representam, respectivamente,
Existem bactérias que, como os vírus, são parasitas celulares obrigatórios, pois se proliferam no interior de células completas. Essas bactérias do grupo das rickettsias e das clamídias são muito pequenas e constituídas de células incompletas. Todavia, essas células incompletas se diferem dos vírus em alguns aspectos fundamentais. Analise-os.
I. Apresentam apenas DNA, enquanto os vírus só DNA ou RNA.
II. É provável que tenham sido originadas de células “degeneradas” que perderam parte do seu DNA e de suas enzimas e, portanto, sua autonomia, tornando-se dependentes das células que se conservaram completas.
III. Ao contrário dos vírus, não possuem organelas, por isso utilizam da maquinaria de outras células para se reproduzirem.
IV. Apresentam membranas impermeáveis, através da qual ocorrem trocas com o meio, o que não acontece com os vírus.
Estão corretas apenas as afirmativas
Observe a figura que mostra a parede celular de uma bactéria.
Diante do exposto, é correto afirmar que apresenta a parede celular de uma Gram
A transferência de material genético entre células bacterianas pode ocorrer por um dos seguintes mecanismos: conjugação, transformação ou transdução. Sobre tais mecanismos, analise as afirmativas.
I. A conjugação ocorre com a maioria, ou em todas as eubactérias. Sua ocorrência foi, também, demonstrada entre procariontes e células de planta, animais e fungos.
II. Na transformação, a transferência genética é mediada por vírus bacterianos, que capturam fragmentos de DNA e os colocam, de forma condensada, em partículas de bacteriófagos.
III. A transdução foi o primeiro mecanismo de transferência descoberto em bactérias.
IV. A transformação é um processo em que as bactérias podem capturar fragmentos de DNA livre e incorporá-los em seus genomas.
V. A conjugação consiste em uma transferência unidirecional de DNA de uma célula doadora para uma receptora através de pilus sexual.
Estão corretas apenas as afirmativas
A tabela a seguir mostra os tipos de receptores sensoriais e respectivas localizações numeradas.
Os algarismos I, II, III, IV e V referem-se, respectivamente, a
A figura representa de forma simplificada a morfologia dos três tipos principais de neurônios.
De acordo com a imagem apresentada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A: neurônio multipolar que apresenta mais de dois prolongamentos celulares.
( ) B: neurônio multipolar possuidor de um dendrito e de um axônio.
( ) A: neurônio bipolar possuidor de um dendrito e de um axônio.
( ) C: neurônio pseudounipolar que apresenta mais de dois prolongamentos celulares.
( ) C: neurônio pseudounipolar que apresenta, próximo ao corpo celular, prolongamento único, que se divide em dois.
A sequência está correta em
O sistema nervoso central está contido e protegido na caixa craniana e no canal vertebral, envolvido por membranas conhecidas por meninges, as quais são formadas por três camadas: aracnoide, dura-máter e pia-máter. Sobre essas camadas, analise as afirmativas.
I. A pia-máter apresenta duas partes: uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana; e, outra constituída por traves que ligam a pia-máter com a dura-máter.
II. A aracnoide é formada por tecido conjuntivo sem vasos sanguíneos e suas superfícies são todas revestidas pelo mesmo tipo de epitélio simples pavimentoso, que reveste a dura-máter.
III. A dura-máter é a meninge mais externa, constituída por tecido conjuntivo denso, contínuo com o periósteo dos ossos da caixa craniana.
IV. A pia-máter é muito vascularizada e aderente ao tecido nervoso, embora não fique em contato direto com células ou fibras nervosas.
V. A aracnoide, que envolve a medula espinhal, é separada do periósteo das vértebras, formando-se, entre os dois, o espaço peridural.
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
O filo platelminto engloba quatro classes de vermes, sendo três completamente parasitas e uma de vida livre, os Turbellaria. Os turbelários são animais de vida livre que variam em forma – de ovais a alongados –, e como os demais representantes dos vermes chatos são, em geral, dorsoventralmente achatados.
Dos vermes apresentados anteriormente, quais são representantes da classe turbelária?