Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Biomédico
Foram encontradas 21 questões
A pancreatite aguda constitui um distúrbio inflamatório agudo do pâncreas associado a edema, intumescência e quantidades variadas de autodigestão, necrose e, em alguns casos, hemorragia. Os níveis de amilasemia aumentam após 2-12h do início do episódio de dor abdominal, que é constante, intenso e de localização epigástrica com irradiação posterior para o dorso. A atividade amilásica retorna ao normal entre o terceiro e o quarto dia. Com relação à amilasemia, analise.
I. Caxumba e cirurgias maxilofaciais podem elevar as concentrações sanguíneas de amilase.
II. Doenças do trato biliar, como a coleciste aguda, podem elevar significativamente a amilasemia.
III. Na cetoacidose diabética é comum a hiperamilasemia, especialmente quando os teores de glicemia são maiores do que 500 mg/dL.
IV. Para a determinação da amilase no laboratório, é necessário que o paciente faça um jejum de 10 a 12 horas antes da coleta.
Estão corretas as afirmativas
A alteração mais comum da tireoide consiste, basicamente, em aumento de volume (bócio). Os pacientes que sofrem de bócio são predominantemente eutireoideos (bócio simples), mas podem ser hipertireoideos (bócio nodular tóxico ou doença de Graves) ou hipotireoideos (bócio atóxico e tireoidite de Hashimoto). Em geral, a formação de bócio consiste no aumento compensatório da glândula tireoide mediado pelo TSH. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No hipotireoidismo primário, o TSH encontra-se elevado e deve ser confirmado pela redução do T4 livre e T4 total.
( ) O hipotireoidismo secundário pode ser causado por disfunção hipotalâmica e se caracteriza por TSH matinal baixo.
( ) O T4 livre é produzido primariamente nos tecidos periféricos (músculos e fígado) a partir da tri-iodotironina (T3).
( ) A determinação da calcitonina pode ser utilizada no rastreamento e diagnóstico de carcinoma medular da tireoide em grupos de alto risco.
A sequência está correta em