Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Biomédico

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Biomédico |
Q1343705 Biomedicina - Análises Clínicas
Os meios de cultura podem ser subdivididos em quatro categorias gerais: não seletivos de enriquecimento; seletivos; diferenciais; e, especializados. Dentre os meios seletivos diferenciais, é correto citar:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Biomédico |
Q1343712 Biomedicina - Análises Clínicas
“Homem, 72 anos, foi internado no hospital devido a uma febre de até 40°C, mialgias e queixas respiratórias. O diagnóstico clínico de gripe foi confirmado pelo isolamento laboratorial do vírus influenza, a partir de amostras de secreção respiratória. A hospitalização do paciente complicou-se com o desenvolvimento de pneumonia causada por Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina, que foi tratada por duas semanas com vancomicina. O declínio da função pulmonar exigiu o uso de respirador artificial, que levou ao desenvolvimento de infecção secundária por Klebsiella pneumoniae. Ceftazidima (uma cefalosporina) e gentamicina foram adicionadas ao esquema terapêutico do paciente. Após quatro semanas de hospitalização, o paciente desenvolveu uma septicemia. Enterococcus faecium resistente à vancomicina, gentamicina e ampicilina foi isolado a partir de três amostras de sangue.” Baseado no caso clínico descrito, marque a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Biomédico |
Q1343722 Biomedicina - Análises Clínicas
Hepatites são infecções hepáticas que podem ser virais ou não. A forma de transmissão e as manifestações clínicas variam conforme o vírus em questão. O diagnóstico laboratorial para o vírus da hepatite B utiliza vários marcadores. Assinale-os.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Biomédico |
Q1343728 Biomedicina - Análises Clínicas
“Fábio, um estudante de biomedicina de 24 anos, gosta muito de seu novo filhote de buldogue. Ele o adquiriu recentemente de um canil local. Fábio tem dado beijos frequentes no focinho do filhote, pois sabe que logo em seguida virá uma brincadeira. Após aproximadamente três meses da posse orgulhosa e de beijos no filhotinho, Fábio percebeu que seu bigode começou a coçar e seu lábio superior estava começando a inchar. Em uma semana, seu lábio superior estava inchado e inflamado e pequenas áreas pustulares se tornaram aparentes entre os pelos esparsos de seu bigode. Alterações similares também se tornaram aparentes no focinho do buldogue. Isso preocupou Fábio, que prontamente o levou ao veterinário. O veterinário deu uma olhada nos dois, escreveu uma prescrição para o filhote, e disse a Fábio que ele deveria fazer uma visita ao dermatologista. Ambos parecem estar sofrendo de uma dermatofitose. Dada a uma evidência clínica e epidemiológica, poderia esperar a infecção por um patógeno zoofílico como Microsporum canis ou Trichophyton spp.” Como deve ser realizado o diagnóstico laboratorial dessa dermatofitose?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: D