Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Fisioterapeuta - Terapia Intensiva Neonatal

Foram encontradas 25 questões

Q1340584 Fisioterapia

Ao avaliar o recém-nascido, pode-se observar alguns itens. Acerca desses itens, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O tipo de respiração pode ser: torácica, abdominal, mista e paradoxal.

( ) A expansibilidade torácica é a amplitude da movimentação do tórax durante a inspiração, podendo ser simétrica ou assimétrica.

( ) Na realização da ausculta pulmonar, o som respiratório normal é o murmúrio vesicular, que é mais curto na inspiração que na expiração.


A sequência está correta em

Alternativas
Q1340585 Fisioterapia
A posição prona estimula e favorece a ação do músculo diafragma. Este posicionamento possui as seguintes vantagens, EXCETO:
Alternativas
Q1340586 Fisioterapia
A maioria das doenças respiratórias neonatais manifesta-se nas primeiras horas de vida, de forma inespecífica e, muitas vezes, com sobreposição de sinais e sintomas. Em relação aos sinais e sintomas respiratórios observados no período neonatal, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1340587 Fisioterapia
Dentro da assistência fisioterapêutica são utilizadas medidas ambientais e comportamentais para minimizar a dor do recém-nascido, além de estratégias efetivas para modular o estado de alerta e diminuir o estresse. Neste contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1340588 Fisioterapia

A aspiração nasotraqueal deve ser aplicada, principalmente, onde o mecanismo de tosse é deficitário, e o fisioterapeuta, após utilizar técnicas para deslocar as secreções, necessita aspirá-las. Deve-se exigir cuidados rigorosos durante a execução, devido aos efeitos indesejáveis que pode causar. Sobre os efeitos indesejáveis, marque V para alternativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Hipoxemia.

( ) Vasoconstricão periférica.

( ) Bradiarritmias.

( ) Diminuição do shunt pulmonar.

( ) Laringoespasmos.


A sequência está correta em

Alternativas
Q1340589 Fisioterapia

A ventilação não invasiva é definida como um suporte ventilatório oferecido ao recém-nascido sem a necessidade de via aérea artificial. Os efeitos fisiológicos da Pressão Positiva Expiratória Final (PEEP) podem trazer repercussões positivas e negativas. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas.


1. Benefícios.

2. Efeitos adversos.


( ) Redução do trabalho respiratório.

( ) Redução do débito cardíaco.

( ) Aumento da resistência vascular pulmonar.

( ) Redução da resistência de vias aéreas.

( ) Hiperinsuflação pulmonar.


A sequência está correta em

Alternativas
Q1340590 Fisioterapia
“Doença que acomete prematuros com Síndrome do Desconforto Respiratório, que permanecem períodos prolongados sob ventilação mecânica com parâmetros elevados (principalmente pressão inspiratória e fração inspirada de oxigênio). É uma doença multifatorial, ou seja, diversos fatores podem afetar o desenvolvimento do pulmão imaturo. Importante ressaltar que outros fatores de risco para o desenvolvimento desta doença são: persistência do canal arterial e infecções sitêmicas.” A descrição anterior refere-se à
Alternativas
Q1340591 Fisioterapia
O desmame da ventilação mecânica compreende o período de transição entre o suporte ventilatório mecânico e a respiração espontânea. São critérios para iniciar o desmame ventilatório, EXCETO:
Alternativas
Q1340592 Fisioterapia
A ventilação pulmonar mecânica invasiva é amplamente utilizada em neonatologia e o modo ventilatório é o primeiro parâmetro a ser estabelecido. Com base no exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1340593 Fisioterapia
A cânula nasal, sistema de administração de oxigênio de baixo fluxo, oferece oxigênio suplementar, que varia de acordo com o fluxo inspiratório do paciente. De acordo com o disposto, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1340594 Fisioterapia
A técnica de Aumento do Fluxo Expiratório (AFE) é amplamente utilizada em neonatologia e possui os seguintes efeitos fisiológicos, EXCETO:
Alternativas
Q1340595 Fisioterapia

A imaturidade pulmonar leva ao déficit de surfactante alveolar natural. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) É uma substância tensoativa que reveste a parte superficial do alvéolo.

( ) É composto de fosfolipídios, lipídios neutros e proteínas.

( ) A síntese ocorre no retículo endoplasmático entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação.

( ) A ausência causa colapso e diminuição significativa da complacência pulmonar.


A sequência está correta em 

Alternativas
Q1340596 Fisioterapia
Os neonatos são respiradores nasais e, portanto, possuem facilidade em se adaptar com ventilação por prongas. Em relação às possibilidades de interfaces para uso de ventilação não invasiva, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1340597 Fisioterapia
“Necessidade de reinstituição do suporte ventilatório dentro de determinado período após a extubação.” Trata-se de
Alternativas
Q1340598 Fisioterapia
O mecônio, substância presente no íleo fetal a partir do 3º mês de gestação, se apresenta como um líquido esverdeado e viscoso. Está presente no líquido amniótico em cerca de 10 a 15% dos partos, sendo que, aproximadamente, 5% das crianças que nascem com essa substância no líquido amniótico desenvolverão a Síndrome de Aspiração de Mecônio (SAM). O recém-nascido com história de SAM que evolui com desconforto respiratório deve ser observado e monitorado. Acerca das estratégias utilizadas no tratamento fisioterapêutico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1340599 Fisioterapia
Acerca das técnicas e recursos utilizados para remoção de secreção das vias aéreas superiores e vias aéreas inferiores utilizadas em neonatologia, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1340600 Fisioterapia
Em relação à constante de tempo (CT) e os fatores relacionados a ela, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1340601 Fisioterapia
Acerca dos sistemas sensoriais, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1340602 Fisioterapia
Em relação ao Índice de Oxigenação (IO), medida utilizada em neonatologia, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1340603 Fisioterapia

“Recém-nascido pré-termo, com 28 semanas de idade gestacional e peso de nascimento de 1.200 gramas, apresentou Síndrome do Desconforto Respiratório e necessitou de uma dose de surfactante pulmonar exógeno. Atualmente, está no 2º dia de vida, em desmame da ventilação mecânica invasiva e em uso de cafeína. Possui tubo intratraqueal calibre 2,5 cm.” Analisando o caso clínico apresentado, é correto afirmar que trata-se da gasometria denominada

(Considere: pH = 7,30; PO2 = 70 mmHg; PCO2 = 58 mmHg; HCO3 = 20; Be = 2.)

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: E
5: D
6: D
7: D
8: D
9: B
10: D
11: E
12: E
13: E
14: A
15: C
16: E
17: D
18: E
19: C
20: E