Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Diagnóstico por Imagem

Foram encontradas 14 questões

Q1358858 Radiologia
A utilização da ultrassonografia (USG) em pacientes politraumatizados, em especial o protocolo FAST (Focused Assessment with Sonography for Trauma), não se restringe apenas à avaliação inicial dos pacientes estáveis ou instáveis, mas constitui uma ferramenta terapêutica e diagnóstica no seguimento dos mesmos. No intuito de avaliar e monitorar o paciente, foi desenvolvida uma extensão do protocolo FAST, denominada FAST-Estendido ou EFAST, a qual amplia a avaliação do paciente. São indicações do EFAST, EXCETO:
Alternativas
Q1358859 Radiologia
Os sinais ultrassonográficos pulmonares que podem ser avaliados durante o exame torácico são: pesquisa de deslizamento pleural (Lung Sliding), artefatos pulmonares como as linhas A e B, utilização do modo Doppler, Power Sliding e a procura do Lung Point. Sendo assim, o sinal de deslizamento pleural negativo pode indicar alguns diagnósticos que devem ser correlacionados com a clínica. Na presença do deslizamento pleural (Lung Sliding) e das linhas B, pode-se, praticamente, excluir o(a)
Alternativas
Q1358860 Radiologia
O impacto da ultrassonografia sobre a prática da obstetrícia foi aprofundado. Um exame de ultrassonografia cuidadosamente realizado pode revelar informações vitais sobre anatomia, fisiologia e bem-estar fetal. São indicações para a realização de exames ultrassonográficos no primeiro trimestre de gestação, EXCETO:
Alternativas
Q1358861 Radiologia

A dopplervelocimetria é uma maneira não invasiva de avaliar o fluxo sanguíneo através da caracterização da impedância da corrente. Em obstetrícia, a técnica Doppler pode ser utilizada para determinar o volume e a taxa do fluxo sanguíneo através dos vasos maternos e fetais. Com relação ao fluxo da artéria umbilical, analise as afirmativas.


I. Normalmente, o fluxo da artéria umbilical é anterógrado durante todo o ciclo cardíaco e o fluxo aumenta durante a diástole com o avanço da gestação.

II. O fluxo reverso é um achado grave que indica resistência acentuada do fluxo, com disfunção placentária e comprometimento fetal.

III. A aplicação desta técnica não é recomendada em avaliações de gestações de baixo risco.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q1358862 Radiologia
A translucência nucal, espessura máxima da área translucente entre a pele e o tecido subcutâneo sobrejacente à coluna cervical fetal, é medida com quantas semanas de gestação?
Alternativas
Q1358863 Radiologia
Na ultrassonografia do primeiro trimestre é possível observar, entre outras estruturas, o saco gestacional no útero, os ecos fetais e a atividade cardíaca. O saco gestacional no útero e a atividade cardíaca podem ser observados, respectivamente, a partir de
Alternativas
Q1358864 Radiologia
Um exame de ultrassonografia atenciosamente realizado e no período correto pode mostrar informações essenciais sobre anatomia, fisiologia e saúde fetal. São componentes do exame ultrassonográfico padrão do segundo e terceiro trimestres, EXCETO:
Alternativas
Q1358865 Radiologia
A variabilidade das estimativas de idade gestacional aumenta com o progresso da gravidez. Em cada época da gestação, há formas de medições mais precisas para estimar a idade gestacional. Assinale a alternativa que apresenta as medições mais precisas para estimar a idade gestacional entre 14 e 26 semanas.
Alternativas
Q1358866 Radiologia
O princípio do Doppler afirma que, quando a onda sonora atinge um alvo em movimento, a frequência da onda sonora refletida é alterada proporcionalmente à velocidade e à direção do alvo em movimento. A dopplerfluxometria da artéria cerebral média tem sido feita, principalmente, para detecção do(a)
Alternativas
Q1358867 Radiologia
A espinha bífida é uma abertura na vértebra, através da qual o saco meníngeo pode protruir, formando uma meningocele. Os fetos com espinha bífida possuem um ou mais achados ultrassonográficos cranianos. O achado ultrassonográfico craniano encontrado em fetos com espinha bífida, conhecido como “sinal do limão”, é a concavidade do(s) osso(s)
Alternativas
Q1358868 Radiologia

O exame de ultrassonografia convencional ou com Doppler é o principal método de imagem no diagnóstico dos nódulos tireoidianos. Na presença de nódulos, além do número, tamanho e localização, é importante a avaliação das seguintes características, EXCETO:

Alternativas
Q1358869 Radiologia

A medicação da translucência nucal é a espessura máxima da área cutânea translucente entre a pele e os tecidos moles subjacentes à coluna fetal e à parte posterior do pescoço. Acerca das orientações para medições, através da ultrassonografia, da translucência nucal, analise.


I. O feto deve permanecer no plano sagital médio.

II. O âmnio deve ser visualizado como parte distinta da linha da translucência nucal.

III. As medições devem ser feitas no espaço mais curto da translucência nucal.

IV. As medições devem ser feitas com calibradores eletrônicos.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1358870 Radiologia

Como orientação básica indica-se que o exame de ultrassonografia da tireoide englobe todo o pescoço, incluindo o compartimento visceral e linfático em todas as avaliações e, se possível, com profissional habilitado. Em relação ao valor da ultrassonografia no diagnóstico e seguimento dos pacientes portadores de doença nodular da tireoide, analise as afirmativas.


I. Os exames de ultrassonografia convencional ou ultrassonografia com Doppler devem ser utilizados como método de screening para rastreamento de doenças tireoidianas em paciente assintomático.

II. Além da avaliação da doença nodular da tireoide, a ultrassonografia auxilia no exame de punção aspirativa por agulha fina (PAAF), ao orientar a posição da agulha na região mais representativa do nódulo.

III. No seguimento do doente, portador de nódulo de tireoide, a ultrassonografia de pescoço possui papel importante no controle de nódulos maiores que 4 mm, sabidamente malignos por exame de PAAF prévio.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q1358871 Radiologia
Por meio da dopplervelocimetria colorida transvaginal, é possível obter medidas exatas do fluxo nas artérias ovarianas e nos vasos tumorais. A dopplervelocimetria das lesões ovarianas vem sendo utilizada como método complementar no diagnóstico diferencial entre lesões benignas e malignas. Sobre os achados na dopplervelocimetria colorida transvaginal encontrados no corpo lúteo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: B
6: B
7: D
8: A
9: C
10: D
11: C
12: D
13: C
14: E