Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Geriatria
Foram encontradas 25 questões
Em relação à asma, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A hiperreatividade brônquica não pode ser documentada pelo teste de broncoprovocação.
( ) A espirometria permite comprovar a presença de redução do fluxo aéreo e a perda de função pulmonar.
( ) A perda do controle, caracterizada pela recorrência ou piora dos sintomas que requer doses repetidas de broncodilatadores de alívio por mais de dois dias, indica a necessidade de ajustes no tratamento.
A sequência está correta em
Diz-se haver pseudoanemia quando há diminuição das cifras do eritrograma por aumento da volemia plasmática. Sobre esse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A pseudoanemia é fisiológica na gravidez e nos atletas em treinamento intensivo.
( ) A anasarca da insuficiência cardíaca congestiva acompanha-se de redução da volemia plasmática.
( ) No hiperesplenismo ocorre não só a retenção de hemácias, mas também a de leucócitos e plaquetas.
A sequência está correta em
Acerca do tratamento da DPOC, analise as afirmativas.
I. Anticolinérgicos bloqueiam os receptores muscarínicos, levando à broncoconstrição mediada pela acetilcolina, reduzindo o fluxo aéreo.
II. Os principais efeitos adversos dos broncodilatadores são taquicardia e tremor, principalmente com apresentação oral e formulações de curta ação.
III. Os glicocorticoides inalados têm mostrado, em pacientes com doenças mais graves e exacerbações frequentes, redução das exacerbações e melhora da qualidade de vida.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Com base nos tipos de anemia, analise as afirmativas.
I. Anemias microcíticas sempre possuem RDW baixo.
II. Anemias macrocíticas são caracterizadas por possuírem VCM maior que 100 fL.
III. A anemia ferropriva pode cursar com hemácias microcíticas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em relação à suspeita clínica de tireotoxicose, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A maioria dos pacientes com tireotoxicose apresenta TSH elevado.
( ) Deve ser confirmada por meio da determinação concomitante dos níveis séricos do TSH e hormônios tireoidianos.
( ) Níveis elevados da fração livre de tiroxina e/ou T3 confirmam o diagnóstico de tireotoxicose.
A sequência está correta em
Acerca dos exames complementares utilizados no contexto de hipertireoidismo, analise as afirmativas.
I. A captação de iodo radioativo pode ser útil para diferenciar estados de hipertireoidismo de condições em que há tireotoxicose sem hipertireoidismo.
II. Nos casos de adenoma hipofisário secretor de TSH, estará presente hipertireoidismo com níveis de TSH normais ou ligeiramente aumentados.
III. O T4 livre pode estar normal no hipertireoidismo subclínico.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em relação ao diagnóstico do hipotireoidismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os médicos não podem confiar exclusivamente no exame físico para confirmar ou descartar hipotiroidismo.
( ) Se o paciente tem achados clínicos e uma probabilidade elevada de hipotireoidismo, são indicados a mensuração de T3, apenas.
( ) Sugere-se a determinação de ATPO para definir a presença de autoimunidade da tireoide no hipotireoidismo primário.
A sequência está correta em
A nutrição adequada é fundamental para o envelhecimento sadio. Em geral, as necessidades de energia diminuem com a idade devido a um declínio da massa corporal magra e redução da atividade física. Acerca da nutrição no idoso, analise as afirmativas.
I. Para manter a ingestão calórica adequada e promover a saúde cardiovascular, a substituição de ácidos graxos trans por ácidos graxos monoinsaturados, ômega 3 e ômega 6 é benéfica.
II. O aumento da ingestão de fibras deve ser estimulado, particularmente, como antídoto para a prisão de ventre relacionada com a idade.
III. Depressão, distúrbios da deglutição e efeitos colaterais de medicamentos são fatores associados à subnutrição no idoso.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
As alterações benignas e malignas da próstata aumentam com a idade, sendo que a alta prevalência dessas doenças em idosos exige que o diagnóstico e tratamento levem em conta o risco inerente, o que é possível, considerando essas doenças como uma série de estados. Acerca dessas alterações prostáticas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os pacientes com câncer de próstata localizado e sem metástase são tratados com cirurgia radical, radioterapia ou observação constante.
( ) Sensação de urgência miccional, micção intermitente, diminuição do jato urinário e esvaziamento incompleto da bexiga são sintomas descritos por pacientes com hiperplasia benigna prostática.
( ) Os inibidores da 5α-redutase e bloqueadores α-adrenérgicos não devem ser utilizados na terapia clínica para pacientes com hiperplasia benigna prostática.
A sequência está correta em
A disfunção erétil não é considerada uma parte normal do processo de envelhecimento. Contudo, está associada a determinadas alterações fisiológicas e psicológicas com a idade. Com base na disfunção erétil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A causa orgânica mais frequente de disfunção erétil é um distúrbio do fluxo sanguíneo de entrada e de saída do pênis.
( ) As complicações vasculares e neurológicas oriundas de um quadro de Diabetes mellitus estão associadas à ocorrência de disfunção erétil.
( ) O aumento dos níveis séricos de prolactina estão associados com a supressão de gonadotropinas, além de reduzir também os níveis séricos de testosterona, o que pode causar disfunção erétil.
A sequência está correta em
Embora a eficácia da vacinação decline com a idade, os riscos da não vacinação superam muito as consequências da proteção incompleta. Em relação às infecções e imunizações no idoso, analise as afirmativas.
I. A vacinação contra a influenza é recomendada anualmente.
II. Todos os adultos com 65 anos ou mais devem receber a vacina antipneumocócica pelo menos uma vez.
III. A vacina contra o tétano não deve ser administrada no idoso.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Sobre as úlceras de pressão, também denominadas escaras ou úlceras de decúbito, que ocorrem em pacientes idosos com mobilidade reduzida, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma úlcera de pressão se dá quando o aumento da pressão entre a pele e uma proeminência óssea produz necrose do tecido.
( ) Fraturas, depressão e doença neurológica degenerativa são fatores de risco associados ao desenvolvimento de úlceras de pressão no idoso.
( ) As três principais etapas do tratamento da úlcera de pressão levam à cicatrização da ferida: desbridamento, limpeza e curativo.
A sequência está correta em
O mais importante no cuidado dos idosos é a prevenção do declínio funcional, acidentes e desenvolvimento de novas doenças ou piora das prevalentes. Sobre a prevenção e promoção da saúde do idoso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os exercícios, particularmente, direcionados ao equilíbrio, resistência e treinamento aeróbio reduzem o risco de queda em idosos.
( ) Embora as necessidades de vitamina não mudem com a idade, os idosos, particularmente, tendem a ter uma ingestão inadequada de vitaminas D e B12, bem como de cálcio, devendo-se considerar a suplementação.
( ) Uma maior ingestão de líquido deve ser estimulada na população idosa, a fim de prevenir um quadro de constipação intestinal.
A sequência está correta em
Sobre o carcinoma do endométrio, câncer pélvico feminino mais comum, ocorrendo mais frequentemente na sexta e sétima décadas de vida, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Obesidade, baixo índice de fertilidade, menarca precoce, menopausa tardia e anovulação crônica são fatores de risco para esse tipo de câncer.
( ) Secreção vaginal anormal, sangramento pós-menopausa anormal e leucorreia são manifestações clínicas do carcinoma de endométrio.
( ) As pacientes com carcinoma endometrial de estágio IV são tratadas, eficazmente, com histerectomia total abdominal e salpingooforectomia bilateral, apresentando sobrevida elevada.
A sequência está correta em
A obesidade é um estado de excesso de massa adiposa que pode ser tratado com fármacos. Em relação à farmacoterapia utilizada para a obesidade, analise as afirmativas.
I. O orlistate age nos lúmens do estômago e intestino delgado, bloqueando a digestão e absorção de parte da gordura dietética.
II. A sibutramina funciona como um inibidor da receptação de serotonina e norepinefrina.
III. A sibutramina não tem relação farmacológica com a anfetamina nem potencial de criar dependência.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Acerca da incontinência urinária, um problema importante que aflinge até 30% dos idosos que vivem em comunidades e 50% dos residentes em asilos, analise as afirmativas.
I. A incontinência por urgência caracteriza-se por contrações não inibidas da bexiga, sendo o tipo mais comum de incontinência urinária nos idosos.
II. A incontinência por esforço é causada por obstrução da saída da bexiga ou por bexiga atônica.
III. A incontinência paradoxal ocorre quando os mecanismos do esfíncter uretral são inadequados para segurar a urina durante o enchimento da bexiga.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A demência é uma síndrome de declínio progressivo na qual múltiplas habilidades intelectuais se deterioram, causando deficiências funcionais e cognitivas. A respeito desse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A demência é um estado de confusão agudo.
( ) Antipsicóticos, ansiolíticos ou antidepressivos podem ser usados, dependendo dos sintomas.
( ) Uma dose baixa de risperidona poderá ser usada se o paciente tiver ilusões ou alucinações perturbadoras.
A sequência está correta em