Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Medicina Física e Reabilitação
Foram encontradas 15 questões
Em 1976, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou a International Classification of Impairments, Disabilities and Handicaps (ICIDH) em caráter experimental, como uma ferramenta de auxílio ao conhecimento sobre as consequências das doenças. O ICIDH foi traduzido para o português como Classificação Internacional das Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (handicaps) – a CIDID. Sendo assim, com base nos conceitos que envolvem a CIDID, analise.
I. A deficiência é vista como as anormalidades nos órgãos, nos sistemas e nas estruturas do corpo.
II. A incapacidade é definida pelas consequências da deficiência com enfoque no rendimento funcional, ou seja, no desempenho das atividades.
III. A desvantagem reflete a adaptabilidade do indivíduo ao meio ambiente em relação à sua deficiência e incapacidade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A estimulação elétrica funcional (FES) é uma técnica que usa frequências de 20 a 50 Hz, produz contrações musculares e pode atuar na neuroplasticidade, sendo de fácil aplicabilidade e baixo custo. Acerca da fisiologia da FES, analise.
I. As contrações musculares são resultado da maior excitabilidade das fibras nervosas da placa motora se comparada às fibras musculares.
II. O uso de pulsos elétricos na FES, por poucos segundos, apresenta baixo risco de queimaduras.
III. Nos pacientes com lesão do SNC sem sinapses ativas entre os neurônios do córtex motor primário e os motoneurônios α não há possibilidade de ativação da fibra neural da terminação nervosa da placa motora.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Sobre a cinesioterapia, uma das modalidades de procedimentos fisioterápicos, analise.
I. Compreende os procedimentos que tratam das articulações através de atividades físicas ativas e passivas, cujo objetivo é a reabilitação das articulações e tecidos periarticulares.
II. Na cinesioterapia ativa, o paciente participa da execução do movimento ativamente e de forma consciente.
III. Na cinesioterapia passiva, o paciente participa passivamente dos movimentos, sendo que estes são realizados apenas manualmente pelo fisioterapeuta.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Os pés são a base de apoio e propulsão para a marcha, sendo capaz de amortecer dinamicamente as cargas fisiológicas a eles impostas. Com base na fisiologia dos pés e possíveis patologias, analise.
I. O calcâneo apoia-se de forma equilibrada entre as regiões interna e externa do retropé, sendo que pode haver dois desvios do calcâneo: o valgo e o varo.
II. O tendão do calcâneo valgo se projeta para a parte externa do corpo.
III. No calcâneo varo, o tendão irá se projetar medialmente ao corpo.
IV. As alterações posturais provocadas pelo calcâneo valgo se relaciona à supinação da articulação subtalar.
Estão corretas as afirmativas
O exame físico do paciente amputado deve seguir os mesmos passos que o do paciente sem amputação, no entanto, deve receber um exame físico especial complementar. Acerca desse exame especial, analise.
I. O coto deve ser examinado em relação à sua forma, lado amputado, nível da amputação, cicatriz cirúrgica e coloração.
II. Na palpação, o pulso nunca deve ser esquecido. A consistência do coto, a existência de contraturas musculares, os pontos dolorosos, se há aderência da cicatriz e temperatura também devem ser avaliados.
III. A determinação do grau de força vai influenciar o programa cinesioterápico, de acordo com o sexo e a faixa etária.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
“A micção normal envolve a função coordenada da bexiga, uretra e do complexo esfincteriano sob controle do sistema nervoso autônomo, somático e central (córtex, tronco cerebral e medula espinhal). A disfunção do trato urinário inferior ocorre quando um dos componentes deste processo não funciona adequadamente, prejudicando a função de armazenamento e/ou esvaziamento vesical. A avaliação urodinâmica é a avaliação da função e disfunção do trato urinário inferior por qualquer método apropriado. Esta pode ser classificada em não invasiva ou invasiva, quando requer a colocação de cateter uretral para sua realização.”
(FONSECA, Eliane Maria Garcez Oliveira da. Avaliação urodinâmica não invasiva; Non-invasive urodynamic evaluation. Pediatr. mod, v. 49, n. 3, 2013.)
São exames que fazem parte da avaliação da urodinâmica invasiva, EXCETO:
“A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) descreve a funcionalidade e a incapacidade relacionadas às condições de saúde, identificando o que uma pessoa ‘pode ou não pode fazer na sua vida diária’, tendo em vista as funções dos órgãos ou sistemas e estruturas do corpo, assim como as limitações de atividades e da participação social no meio ambiente onde a pessoa vive.”
(FARIAS, Norma; BUCHALLA, Cassia Maria. A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde da organização mundial da saúde: conceitos, usos e perspectivas. Rev. bras. Epidemiol.)
Em relação à CIF, assinale a afirmativa INCORRETA.