Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Medicina Nuclear
Foram encontradas 15 questões
Na rotina clínica, a cintilografia com metilenodifosfonato marcado com tecnécio-99m (MDP-99mTc) tem se mostrado um método sensível, custo-efetivo e disponível na avaliação do comprometimento ósseo metastático por algumas patologias neoplásicas, podendo ser utilizada tanto no estadiamento da doença, quanto na avaliação de recorrência e da resposta à terapia. Com base no método descrito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No tumor de pulmão, conforme as metástases ósseas costumam ocorrer após um envolvimento de outras estruturas, como os hilos pulmonares e as suprarrenais, a cintilografia óssea não tem uma utilidade tão grande no estadiamento e muitos médicos não a utilizam nestes tipos de tumor.
( ) Tanto o câncer de mama quanto o de próstata apresentam metástases ósseas predominantemente para o esqueleto axial, sendo que o câncer de próstata tem uma maior propensão para apresentar metástases em bacia.
( ) Para pacientes com cânceres que, frequentemente, apresentam como sítio inicial de metástases os ossos, como o câncer de próstata e o de mama, de forma geral considera-se a cintilografia óssea muito útil no estadiamento, no entanto, esta utilidade dependerá do estágio do tumor.
A sequência está correta em
No exame cintigráfico, a fratura de estresse usualmente apresenta-se com aumento do fluxo sanguíneo (de 3 a 4 semanas após o início da dor), aumento da concentração do traçador na fase de equilíbrio vascular (de 6 a 8 semanas) e uma hiperatividade focal nas imagens tardias, retornando à normalidade entre 3 e 6 meses. Zwas et al propuseram uma classificação das fraturas de estresse, de acordo com as anormalidades cintigráficas, sendo a mais utilizada atualmente.
Assinale a alternativa INCORRETA acerca da classificação de Zwas et al.
A cintilografia mamária tem sido realizada na diferenciação de lesões mamárias palpáveis e mamas densas à mamografia, assim como de lesões cicatriciais e recidiva tumoral em pacientes já operadas. Devido a seus aspectos técnicos, lesões abaixo de 1 cm podem não ser identificadas. Desta forma, a mamografia continua sendo o método de escolha para triagem ou avaliação inicial das lesões mamárias. Acerca da cintilografia mamária, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A sensibilidade para lesões palpáveis da mama é, em média, de 90 a 95% e a especificidade, em torno de 85%.
( ) Os valores da sensibilidade e especificidade são reduzidos nos casos de lesões não palpáveis, com sensibilidade e especificidade de 72% e 80%, respectivamente.
( ) Além do tamanho do tumor, o tipo histológico tem um papel na sensibilidade do método. Maior sensibilidade na detecção dos carcinomas ductais, em relação aos tubulares ou mucinosos, devido a uma menor celularidade e índice mais baixo de crescimento.
A sequência está correta em