Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Médico - Neurofisiologia Clínica
Foram encontradas 25 questões
Em relação à asma, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A hiperreatividade brônquica não pode ser documentada pelo teste de broncoprovocação.
( ) A espirometria permite comprovar a presença de redução do fluxo aéreo e a perda de função pulmonar.
( ) A perda do controle, caracterizada pela recorrência ou piora dos sintomas que requer doses repetidas de broncodilatadores de alívio por mais de dois dias, indica a necessidade de ajustes no tratamento.
A sequência está correta em
Diz-se haver pseudoanemia quando há diminuição das cifras do eritrograma por aumento da volemia plasmática. Sobre esse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A pseudoanemia é fisiológica na gravidez e nos atletas em treinamento intensivo.
( ) A anasarca da insuficiência cardíaca congestiva acompanha-se de redução da volemia plasmática.
( ) No hiperesplenismo ocorre não só a retenção de hemácias, mas também a de leucócitos e plaquetas.
A sequência está correta em
Acerca do tratamento da DPOC, analise as afirmativas.
I. Anticolinérgicos bloqueiam os receptores muscarínicos, levando à broncoconstrição mediada pela acetilcolina, reduzindo o fluxo aéreo.
II. Os principais efeitos adversos dos broncodilatadores são taquicardia e tremor, principalmente com apresentação oral e formulações de curta ação.
III. Os glicocorticoides inalados têm mostrado, em pacientes com doenças mais graves e exacerbações frequentes, redução das exacerbações e melhora da qualidade de vida.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Com base nos tipos de anemia, analise as afirmativas.
I. Anemias microcíticas sempre possuem RDW baixo.
II. Anemias macrocíticas são caracterizadas por possuírem VCM maior que 100 fL.
III. A anemia ferropriva pode cursar com hemácias microcíticas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em relação à suspeita clínica de tireotoxicose, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A maioria dos pacientes com tireotoxicose apresenta TSH elevado.
( ) Deve ser confirmada por meio da determinação concomitante dos níveis séricos do TSH e hormônios tireoidianos.
( ) Níveis elevados da fração livre de tiroxina e/ou T3 confirmam o diagnóstico de tireotoxicose.
A sequência está correta em
Acerca dos exames complementares utilizados no contexto de hipertireoidismo, analise as afirmativas.
I. A captação de iodo radioativo pode ser útil para diferenciar estados de hipertireoidismo de condições em que há tireotoxicose sem hipertireoidismo.
II. Nos casos de adenoma hipofisário secretor de TSH, estará presente hipertireoidismo com níveis de TSH normais ou ligeiramente aumentados.
III. O T4 livre pode estar normal no hipertireoidismo subclínico.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em relação ao diagnóstico do hipotireoidismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os médicos não podem confiar exclusivamente no exame físico para confirmar ou descartar hipotiroidismo.
( ) Se o paciente tem achados clínicos e uma probabilidade elevada de hipotireoidismo, são indicados a mensuração de T3, apenas.
( ) Sugere-se a determinação de ATPO para definir a presença de autoimunidade da tireoide no hipotireoidismo primário.
A sequência está correta em
A ocorrência de sintomas focais ou subagudos progressivos leva, frequentemente, à suspeita da presença de um tumor no sistema nervoso. Acerca dos tumores cerebrais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os tumores com características histológicas astrocíticas são as neoplasias intracranianas primárias mais comuns.
( ) O tratamento do craniofaringioma consiste na excisão cirúrgica, podendo acrescentar a radiação pós-operatória com feixe externo ou radiocirurgia estereotáxica, caso não se obtenha a remoção cirúrgica total.
( ) Déficits neurológicos focais progressivos resultam de compressão dos neurônios e tratos da substância branca por um tumor expansivo e pelo edema circulante.
A sequência está correta em
Em relação às doenças desmielinizantes, que se caracterizam por inflamação e destruição seletiva da mielina do sistema nervoso central, analise as afirmativas.
I. A esclerose múltipla caracteriza-se por uma tríade de inflamação, desmielinização e gliose (formação de cicatrizes), podendo evoluir de maneira progressiva ou recidivante-remitente.
II. Na encefalomielite disseminada aguda há a presença de pequenos focos amplamente dispersos de inflamação e desmielinização perivenular, sendo o tratamento inicial feito com glicocorticoides em altas doses.
III. Infecções, fatores nutricionais e tóxicos são causas de doenças desmielinizantes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A Miastenia gravis é um distúrbio neuromuscular em que há redução do número de receptores da acetilcolina disponível nas junções neuromusculares devido ao ataque autoimune mediado por anticorpos. Sobre o distúrbio descrito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As principais manifestações clínicas são a fraqueza e a fatigabilidade dos músculos.
( ) Os tratamentos úteis à Miastenia gravis incluem anticolinesterásicos, imunossupressores, timectomia e plasmaferese.
( ) Tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e artrite reumatoide são distúrbios associados à Miastenia gravis.
A sequência está correta em
Em relação às doenças musculoesqueléticas, que são distúrbios com alterações estruturais ou deficiência funcional dos músculos, sendo distinguíveis das outras doenças da unidade motora pelos achados clínicos e laboratoriais típicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Fraqueza simétrica e proximal dos membros com preservação dos reflexos e da sensibilidade são achados comuns nas doenças do músculo esquelético.
( ) A perda sensorial associada sugere doença dos músculos esqueléticos.
( ) A eletromiografia, estimulação nervosa repetitiva e estudos da condução nervosa são métodos essenciais de avaliação do paciente suspeito de doença muscular, fornecendo, em combinação, as informações necessárias para diferenciar as miopatias das neuropatias e doenças da junção neuromuscular.
A sequência está correta em
A meningite é um processo infeccioso ou inflamatório que envolve o espaço subaracnoide, sendo a meningite bacteriana uma emergência clínica. Acerca das meningites bacterianas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Deve-se suspeitar de meningite em qualquer paciente que se apresente com ataque inicial agudo de rigidez de nuca, cefaleia, estado mental alterado, febre, êmese e fotofobia.
( ) Ceftriaxona intravenoso é o antibiótico de escolha no tratamento inicial de meningite bacteriana aguda antes dos resultados das culturas em neonatos com menos de 15 dias de vida.
( ) Perda da audição, disfunção vestibular, alterações cognitivas e de comportamento são sequelas comuns em pacientes que apresentaram meningite bacteriana.
A sequência está correta em
As quatro categorias principais de transtornos do sono são as dissonias, as parassonias, os transtornos clínico-psiquiátricos e os transtornos do sono propostos. Sobre os distúrbios do sono, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As dissonias intrínsecas têm origem endógena.
( ) As parassonias são eventos fisiológicos ou comportamentais anormais que ocorrem no sono ou em suas transições de estados comportamentais.
( ) Os transtornos do despertar incluem sonambulismo, estado confusional ao despertar e pavor noturno.
A sequência está correta em
A síndrome de Guillain-Barré é uma polineuropatia autoimune aguda que compreende um grupo heterogêneo de entidades patológicas e clínicas, acometendo ambos os sexos e qualquer faixa etária, embora apresente uma distribuição bimodal, com picos em adultos jovens, em pessoas idosas e uma predileção por indivíduos masculinos. A respeito dessa síndrome, analise as afirmativas.
I. As características clínicas consistem em fraqueza dos membros, arreflexia e dissociação albumino-citológica.
II. Os uso de corticosteroides não tem nenhum papel no tratamento dessa síndrome.
III. A imunoterapia com plasmaférese ou imunoglobulina intravenosa acelera a recuperação aos pacientes com essa síndrome.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)