Questões de Concurso Público EBSERH 2014 para Técnico em Anatomia e Necrópsia

Foram encontradas 16 questões

Q1335110 Medicina
Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unidos uns aos outros, por meio das junturas ou articulações, constituem o esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo, cuja principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas). Quantos ossos compõem o sistema esquelético humano?
Alternativas
Q1335111 Medicina
Ossos pneumáticos são ossos que apresentam, no seu interior, cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. São ossos pneumáticos, EXCETO:
Alternativas
Q1335112 Medicina
“A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição das partes e regiões do corpo. As discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta, a postura ou a relação entre uma e outra área assumem que o corpo como um todo está numa posição específica, chamada posição anatômica. Sobre a posição anatômica, é correto afirmar que o corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores _______________ ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para _______________. A cabeça e os pés também estão _______________________ e o olhar para o(s) _______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1335113 Medicina
Para estudar anatomia humana é necessário conhecer os chamados planos anatômicos, pois eles são fundamentais para entender melhor o corpo humano e seus componentes. Assim, a localização e a situação dos diferentes órgãos do corpo serão facilitadas. Existem os planos que seccionam (cortam) e outros que apenas delimitam (tangenciam) o corpo. São planos de secção, EXCETO:
Alternativas
Q1335115 Medicina
Atualmente, através de critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1.480/97), a morte, pelo menos quando da parada total e irreversível das atividades encefálicas, para fins de remoção de órgãos e tecidos para transplantes, está definida pelo que se chama de morte encefálica. Marque a alternativa INCORRETA acerca do que dispõe a Resolução CFM nº 1.480/97.
Alternativas
Q1335117 Medicina
“A medula espinal é uma massa cilindroide de tecido nervoso, situada dentro do canal vertebral sem, entretanto, ocupá-lo completamente. A um nível abaixo da ______________________ são encontradas apenas as meninges e as raízes nervosas dos últimos nervos espinais que, dispostas em torno do cone medular e filamento terminal, constituem, em conjunto, a chamada cauda equina.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1335119 Medicina
Os meios ou instrumentos de ação cortante agem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre tecidos, e, na maioria das vezes, em sentido linear. A navalha, a lâmina de barbear e o bisturi são exemplos de agentes produtores dessas ações. As feridas produzidas por essa forma de ação denominam-se feridas cortantes. São características das feridas cortantes, EXCETO:
Alternativas
Q1335120 Medicina
“A necrópsia é toda a série de observações e intervenções efetuadas no cadáver com o objetivo de esclarecer a causa da morte (causa mortis). A mesma pode ser subdividida em dois tipos: a necrópsia anátomo-clínica ou anatomopatológica, ou, ainda, não judicial; e, a necrópsia forense ou médico legal ou judicial. De acordo com Finkbeiner (2006b), atualmente, os diferentes métodos de necrópsias utilizados são variações das técnicas de Virchow, Ghon, Letulle e Rokitansky. A técnica de ___________________ consiste na retirada dos órgãos isoladamente após terem sido dissecados, abertos e examinados in situ.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1335125 Medicina
Rins são órgãos pares situados no espaço retroperitoneal e que repousam na parede posterior do abdômen. Acerca da anatomia renal, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1335126 Medicina
Pâncreas heterotópico, ectópico ou aberrante é definido como a presença de tecido pancreático em localização topográfica anômala, sem qualquer conexão anatômica, neural ou vascular com o pâncreas normal. O pâncreas heterotópico (PH) é anomalia congênita relativamente incomum, com incidência entre 0,55% e 13,7% em séries de autópsias, com frequência média entre 1 a 2%. É correto afirmar que o pâncreas heterotópico mais comumente encontra-se no
Alternativas
Q1335127 Medicina
“Os pulmões são órgãos esponjosos e elásticos formados por milhões de alvéolos que se enchem de ar. Têm, aproximadamente, 25 cm de comprimento e 700 g de peso. O pulmão _______________ é o maior em largura, por apresentar ______ lóbulos, mas é mais curto em altura. No pulmão _______________ há uma incisura cardíaca (cavidade para o coração).” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1335130 Medicina

O coração é um órgão muscular cavitário com a forma de um conde truncado, do tamanho aproximado do punho do mesmo indivíduo. Repousa sobre o diafragma, entre a porção inferior dos dois pulmões, e está encerrado em uma membrana especial, o pericárdio, ocupando a região topográfica do tórax, conhecida como mediastino médio. A parede do coração é composta por três camadas: epicárdio (externa, reveste superficialmente), miocárdio (média) e endocárdio (interna). Qual a cavidade cardíaca apresenta o miocárdio mais espesso?

Alternativas
Q1335131 Medicina
A glândula tireoide tem seu nome derivado do grego thyreós, que significa escudo, e foi assim denominada por Wharton, em 1656. No entanto, a visão anterior da glândula tireoide humana lembra o formato de borboleta, onde dois lobos lateralizados, direito e esquerdo, estão unidos por um istmo de parênquima glandular que se apoia frouxamente sobre a traqueia anterior na altura da cartilagem cricoide. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da anatomia da tireoide.
Alternativas
Q1335132 Medicina
O ureter é um tubo que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é propelir a urina do rim até a bexiga. Os ureteres têm, cada um, 25 a 30 cm de comprimento e 3 mm de diâmetro. Eles se originam da confluência dos vários cálices renais, reunindo-se enquanto pelve renal. Sobre as relações anatômicas dos ureteres, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1335133 Medicina
A origem embriológica do intestino grosso reflete-se na distribuição arterial. A porção direita é irrigada pela artéria mesentérica superior através de seus ramos ileocecocólico, cólica direita e cólica média, enquanto o cólon esquerdo é irrigado pela artéria mesentérica inferior, que se origina cerca de 3 a 4 cm acima da bifurcação da aorta (3ª vértebra lombar), através das artérias cólica esquerda, sigmoidianas e retal superior. No suprimento arterial, verificam-se pontos de descontinuidade das artérias marginais que podem ser sede de isquemia. São eles, o ponto crítico de Griffith e o de Sudeck. Tais pontos se localizam na flexura
Alternativas
Q1335134 Medicina
Escroto é uma bolsa de pele, de fáscias e de músculos na região genital, que abriga testículos, epidídimos e elementos do funículo espermático, sendo dividido em dois compartimentos independentes por uma rafe mediana. Cada testículo é irrigado por três artérias: testicular, diferencial e cremastérica. As artérias diferencial e cremastérica são ramos da artéria
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: C
5: X
6: C
7: D
8: E
9: A
10: C
11: C
12: E
13: C
14: E
15: E
16: B