Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2015 para Professor - Biologia

Foram encontradas 30 questões

Q916350 Biologia

Um professor faz um experimento em laboratório. Num recipiente de vidro, separado por uma membrana no meio, ele colocou uma solução hipertônica do lado A e uma solução hipotônica do lado B. Após alguns minutos, o nível do lado B baixou, enquanto o do lado A subiu, como pode ser visto no esquema a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://tridubai.org/blog/2013/5/6/hydration‐for‐hot‐weather‐training.html. Acesso em 15/9/2014. Adaptado.)


Em seguida, ele colocou algumas gotas de uma substância muito concentrada, permeável à membrana, no lado B, sem alteração significativa no volume do recipiente. Passadas algumas horas, seus alunos puderam observar e concluir que o nível do lado B

Alternativas
Q916351 Biologia
Nos mamíferos, a união do espermatozoide e do ovócito se faz por ligação heterotípica, uma vez que são células diferentes. Essa ligação é muito específica e só é possível porque, no momento da união das membranas plasmáticas dos gametas,
Alternativas
Q916352 Biologia
No processo de síntese de proteínas, o RNA heterogêneo não sai do núcleo enquanto os íntrons não são retirados. Esse fato é importante, porque impede que as
Alternativas
Q916353 Biologia

Nos lepdópteros, a determinação sexual é WZ ou W0 para fêmeas e WW ou WWW para machos. Na natureza, são observados indivíduos ginandromorfos. Observe a foto a seguir cujo espécime acima apresenta a parte da esquerda feminina e a parte da direita masculina.


Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://www.aprenda.bio.br/portal/wp‐content/uploads/2013/10/borboleta‐da‐espécie‐Heraclides‐androgeus.jpg. Acesso em: 22/01/2014.)


Sabendo que a determinação do lado direito e do esquerdo se dá na primeira divisão mitótica do zigoto, a formação de um indivíduo ginandromorfo nesta espécie ocorre devido à

Alternativas
Q916354 Biologia

“Os cestódeos mais frequentemente encontrados parasitando os humanos pertencem à família Taenidae, na qual são destacadas Taenia solium e T. saginata. Essas espécies, popularmente conhecidas como solitárias, são responsáveis pelo complexo teníase‐cisticercose [que] constitui um sério problema de saúde pública em países onde existem precárias condições sanitárias, socioeconômicas e culturais, que contribuem para a transmissão.”  

(NEVES et alli.. Parasitologia humana. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011, p. 277.)


A distinção entre a teníase e a cisticercose, causadas por Taenia solium nos humanos, é que a teníase é provocada pela forma

Alternativas
Q916355 Biologia

Leia o texto a seguir.


“... são moléculas de RNA circulares, com poucas centenas de nucleotídeos de comprimento que infectam plantas. [...] não codificam proteínas, mas podem se replicar nas células vegetais hospedeiras aparentemente usando enzimas da célula hospedeira.”

(CAMPBELL et alli, Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 393.)


Essa definição se refere aos

Alternativas
Q916356 Biologia

“Anéis de fada” são círculos de cogumelos, que aparecem de um dia para outro nas florestas e pastos. Esse nome se deve ao fato de algumas pessoas acreditarem que se trata de locais onde fadas dançaram à noite. Observe a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://bio1151.nicerweb.com/Locked/media/ch31/fairy_ring.html. Acesso em: 08/03/2014.)


A explicação científica para esse fato, no entanto, é que os

Alternativas
Q916357 Biologia

Conhecidas vulgarmente como palmeirinhas, devido ao formato de suas folhas, as Cycas são bastante comuns em nossos jardins. Observe as fotos a seguir.


      Imagem associada para resolução da questão

(Disponíveis em: www.euita.upv.es e http://imagensubir.infojardin.com/subo/images/rgh1262169008l.jpg. Acesso em: 10/02/2014.)


A estrutura que aparece na foto à direita, no centro da planta, é tipicamente

Alternativas
Q916358 Biologia

Durante uma aula sobre artrópodes, o professor afirmou que uma das características dos insetos é a presença de três pares de patas e que vários grupos possuem fase larvar, conforme a imagem apresentada.


           Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://www.mrcontroledepragas.com.br/web/index.php?menu=controle‐de‐pragas&category=179 Acesso em: 28/09/2014.)


Um aluno, entretanto, ao observar a foto, questionou o fato de as lagartas serem classificadas como insetos, uma vez que, na sua interpretação, elas possuem vários pares de patas. O professor, então, explicou que as lagartas

Alternativas
Q916359 Biologia
Alguns patógenos, como vírus e protozoários, possuem enorme alteração na expressão dos epítopos. O tripanossomídeo Trypanosoma brucei, causador da doença do sono, por exemplo, pode apresentar, aproximadamente, 1000 mudanças aleatórias periódicas. Essa grande variação antigênica se torna uma vantagem para esses patógenos, uma vez que a alteração dessas proteínas
Alternativas
Q916360 Biologia

Considere o texto a seguir.


“Na atmosfera estão presentes inúmeros gases. A atividade de vulcões libera gases, como vapor d’água, hidrogênio molecular, metano, dióxido de enxofre e ácido sulfídrico. Outros gases são emitidos por atividades biológicas, tais como oxigênio e nitrogênio moleculares; certas algas produzem também grandes quantidades de dimetil sulfeto, responsável pelo odor característico de putrefação das algas marinhas.”


O número de substâncias simples e compostas citadas no texto é, respectivamente

Alternativas
Q916361 Biologia

A regulação do ritmo respiratório requer informações retroalimentativas da pressão parcial de gases no sangue. A figura a seguir mostra um experimento em que a taxa respiratória varia de acordo com diferentes pressões dos gases CO2 e O2, no ar inalado, levando‐se em conta que esses percentuais são refletidos no sangue. Algumas drogas, ao serem ingeridas, diminuem o ritmo respiratório, podendo levar à morte.   


      Imagem associada para resolução da questão


Nesse caso, a forma mais apropriada, para que o indivíduo volte a normalizar seu ritmo respiratório, seria com uma mistura de ar em que houvesse uma quantidade

Alternativas
Q916362 Biologia
Um dos métodos anticoncepcionais é o do coito interrompido. Esse método é muito falho, uma vez que apresenta altas taxas de gravidez. Isso ocorre porque, antes da ejaculação, há liberação de espermatozoides residuais de uma atividade sexual anterior, que estão presentes no líquido
Alternativas
Q916363 Biologia

“No deserto do Oriente Médio, há 1800 anos, um rabino se deparou com um sério dilema. Uma mulher judia havia dado à luz um menino. Como exigência legal dos mandamentos de Deus a Abraão [...] a mãe levou seu filho de oito dias para o rabino executar o ritual da circuncisão. O rabino sabia que os dois filhos anteriores da mulher sangraram até a morte quando seus prepúcios foram cortados. [...] Após consultar outros rabinos, foi decidido a favor de uma exceção para com esse terceiro filho.”

(SADAVA et alli. Vida: a ciência da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 176.)


A probabilidade desse terceiro filho, citado no texto, ser hemofílico é de

Alternativas
Q916364 Biologia

A insulina, como a do porco, é formada a partir de um precursor, uma pró‐insulina que contém três regiões. Para o hormônio se tornar ativo, a parte central é removida, como mostra a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Um maior acúmulo de mutações será observado na sequência gênica responsável pela codificação

Alternativas
Q916365 Biologia

Perturbações de um ecossistema como temporais, incêndios, enchentes, estiagens, excesso de pastoreio e de atividade humana modificam uma comunidade pela remoção de organismos ou pela alteração da disponibilidade de recursos. Para saber como a intensidade das perturbações afeta um ecossistema, pesquisadores identificaram o número de táxons (espécie ou gênero) dos invertebrados em dois pontos em cada um dos vinte e sete rios da Nova Zelândia. Os resultados são apresentados no gráfico a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A partir desse gráfico, é correto deduzir que, nas perturbações ambientais de níveis

Alternativas
Q916366 Biologia

Grande parte dos livros didáticos mostram, de forma simplificada, as cadeias e teias alimentares, como a representada na figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: http://imagensgratis.com.br/imagens‐cadeia‐alimentar/4. Acesso em: 25/05/ 2014.)


Esse tipo de diagrama pode levar a equívocos, uma vez que os decompositores

Alternativas
Q916367 Biologia
Um dos grandes problemas dos animais é manter o equilíbrio da água no seu organismo. Os animais osmoconformadores mantêm a mesma osmolaridade que o meio ambiente. Já os osmorreguladores controlam sua osmolaridade interna, independentemente do ambiente. O salmão do Atlântico (Salmo salar) nasce nos rios, migra para o mar e, quando atinge a maturidade sexual, regressa aos rios em que nasceu para se reproduzir. Esse peixe é capaz de fazer a transição da água do mar para a água doce e sobreviver pelo longo período de duração de sua migração por ser uma espécie
Alternativas
Q916368 Biologia

A maioria dos insetos passa por fases larvais, sendo que um delicado equilíbrio se estabelece entre os hormônios que controlam a progressão dessas fases, como representado na figura a seguir. Os hormônios envolvidos no processo são o hormônio protoracicotrópico (PTTH), a ecdisona e o hormônio juvenil.


Imagem associada para resolução da questão


O evento responsável pela passagem da fase de larva a pupa é

Alternativas
Q916369 Biologia
Os ciclos bioquímicos estão interligados e exercem também um importante papel nos padrões climáticos globais. Mesmo que o ar esteja úmido, não há formação direta de nuvens, a menos que existam pequenas partículas para que a água possa se condensar. Para formar o núcleo de gotas de chuva, o principal componente é um composto proveniente do ciclo do
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: C
6: B
7: B
8: A
9: D
10: D
11: B
12: B
13: D
14: C
15: B
16: C
17: B
18: A
19: D
20: C