Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2015 para Professor - Português
Foram encontradas 30 questões
O processo de humanização do espaço, segundo análise do texto I, mostra‐se frustrante e tedioso, levando o homem a uma busca insaciável de novos deslocamentos, de novas conquistas.
A metáfora que melhor ilustra a figurativização desse processo aparece no verso
Percebe‐se, no trabalho com a linguagem poética, que Drummond, em “O homem; as viagens”, incorpora recursos da poesia concreta e seu experimentalismo verbal.
É exemplo da afirmativa acima
Álvaro de Campos, entre as múltiplas vozes poéticas de Fernando Pessoa, pode ser considerado o heterônimo que mais se inseriu no contexto histórico do início do século XX, traduzindo e refletindo a renovação estética proposta pelos movimentos de vanguarda.
No texto de Fernando Pessoa, a assimilação dos princípios da corrente futurista pode ser observada
Uma das principais características desse poema (texto IV) é o diálogo que mantém com outros textos e com outros discursos.
Assinale a opção cuja afirmativa NÃO se sustenta em função das possíveis leituras do texto
Observe os seguintes versos extraídos do texto IV:
“Rosa vinha me contar” (v. 24)
“Quando de noite me der” (v. 36)
Em relação à colocação pronominal, a atitude do eu lírico, nos versos acima destacados, está adequadamente expressa na seguinte alternativa:
Ao analisar a obra de Casimiro de Abreu, Antônio Candido ressalta que, apesar da expressão intensamente subjetiva de sua lírica, a paisagem na poesia do autor romântico apresenta concretude, sendo “despojada de qualquer hipertrofia”.
(CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. v. 2. 6ª ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1981.)
Assinale a alternativa em que o verso destacado exemplifica de modo inequívoco a observação do crítico.
Embora dando continuidade às propostas do Modernismo de 22, Graciliano Ramos, tal como outros romancistas da geração de 30, retoma elementos antes desprezados pelos primeiros modernistas e atualiza‐os, evidenciando o processo de amadurecimento pelo qual passava a literatura na época.
Dentre as características típicas da prosa naturalista do século XIX recuperadas pelo romance regionalista de 30, em relação ao fragmento lido, NÃO procede
O recurso do discurso indireto livre, que se caracteriza por misturar as vozes do narrador e das personagens sem demarcar precisamente seus limites, foi empregado com ênfase ao longo do romance Vidas secas.
A respeito desse procedimento linguístico presente no fragmento destacado, é possível afirmar que