Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2015 para Professor - Português

Foram encontradas 30 questões

Q916715 Português
Ao referir‐se ao verso de Camões, o eu lírico do texto I, já na abertura do poema, concretiza uma relação intertextual que
Alternativas
Q916716 Português

O processo de humanização do espaço, segundo análise do texto I, mostra‐se frustrante e tedioso, levando o homem a uma busca insaciável de novos deslocamentos, de novas conquistas.


A metáfora que melhor ilustra a figurativização desse processo aparece no verso

Alternativas
Q916717 Literatura

Percebe‐se, no trabalho com a linguagem poética, que Drummond, em “O homem; as viagens”, incorpora recursos da poesia concreta e seu experimentalismo verbal.


É exemplo da afirmativa acima

Alternativas
Q916718 Literatura

Álvaro de Campos, entre as múltiplas vozes poéticas de Fernando Pessoa, pode ser considerado o heterônimo que mais se inseriu no contexto histórico do início do século XX, traduzindo e refletindo a renovação estética proposta pelos movimentos de vanguarda.


No texto de Fernando Pessoa, a assimilação dos princípios da corrente futurista pode ser observada

Alternativas
Q916719 Português
Os recursos estilísticos estão INCORRETAMENTE identificados em
Alternativas
Q916720 Português
Sobre os trechos “nada sois que eu me sinta” (v. 33) e “Não tardo, que eu nunca tardo” (v. 34), pode‐se afirmar que
Alternativas
Q916721 Português
Pode‐se afirmar que a ideia revelada no quarto verso do texto III está retomada no seguinte verso:
Alternativas
Q916722 Português
O poema (texto IV) se estrutura a partir de uma oposição entre os advérbios e aqui. Do ponto de vista da enunciação, podemos afirmar que
Alternativas
Q916723 Português

Uma das principais características desse poema (texto IV) é o diálogo que mantém com outros textos e com outros discursos.


Assinale a opção cuja afirmativa NÃO se sustenta em função das possíveis leituras do texto

Alternativas
Q916724 Português

Observe os seguintes versos extraídos do texto IV:


“Rosa vinha me contar” (v. 24)

“Quando de noite me der” (v. 36)


Em relação à colocação pronominal, a atitude do eu lírico, nos versos acima destacados, está adequadamente expressa na seguinte alternativa:

Alternativas
Q916725 Português
Das ocorrências do conectivo que no poema (texto IV), assinale a alternativa em que uma delas DESTOA das demais quanto às suas características morfossintáticas.
Alternativas
Q916726 Literatura
O tema da nostalgia da pátria consagrado no poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, é retomado em “No lar”, de Casimiro de Abreu. Sobre esse diálogo intertextual, é possível afirmar que
Alternativas
Q916727 Português

Ao analisar a obra de Casimiro de Abreu, Antônio Candido ressalta que, apesar da expressão intensamente subjetiva de sua lírica, a paisagem na poesia do autor romântico apresenta concretude, sendo “despojada de qualquer hipertrofia”.

(CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. v. 2. 6ª ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1981.)


Assinale a alternativa em que o verso destacado exemplifica de modo inequívoco a observação do crítico.

Alternativas
Q916728 Português
Os poetas do Modernismo brasileiro estabeleceram um diálogo bastante profícuo com o Romantismo por meio de um processo simultâneo de desconstrução/reconstrução de elementos temáticos e formais. Considerando os poemas “No lar”, de Casimiro de Abreu, e “Vou‐me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q916729 Literatura
Sobre o trecho de Morte e vida severina, assinale a afirmação procedente.
Alternativas
Q916730 Português
Em relação ao plano formal e ao semântico do trecho de Morte e vida severina, assinale a afirmativa procedente.
Alternativas
Q916731 Português
Em relação ao uso do que nos fragmentos “das vilas que vou passar” (v. 3) e “cidades que elas são ditas” (v. 6), é pertinente afirmar que
Alternativas
Q916732 Literatura

Embora dando continuidade às propostas do Modernismo de 22, Graciliano Ramos, tal como outros romancistas da geração de 30, retoma elementos antes desprezados pelos primeiros modernistas e atualiza‐os, evidenciando o processo de amadurecimento pelo qual passava a literatura na época.


Dentre as características típicas da prosa naturalista do século XIX recuperadas pelo romance regionalista de 30, em relação ao fragmento lido, NÃO procede

Alternativas
Q916733 Português

O recurso do discurso indireto livre, que se caracteriza por misturar as vozes do narrador e das personagens sem demarcar precisamente seus limites, foi empregado com ênfase ao longo do romance Vidas secas.


A respeito desse procedimento linguístico presente no fragmento destacado, é possível afirmar que

Alternativas
Q916734 Literatura
O romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, e o poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, aproximam‐se porque ambos
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: B
5: B
6: A
7: C
8: A
9: D
10: C
11: B
12: C
13: A
14: A
15: D
16: B
17: D
18: C
19: A
20: B