Questões de Concurso Público Câmara Municipal de Aracruz - ES 2016 para Auditor de Controle Interno
Foram encontradas 9 questões
Milhares de latinos tiram cidadania americana por “efeito Trump”
Impulsionados pelos discursos de Donald Trump, pré-candidato republicano às eleições nos Estados Unidos, milhares de latinos que vivem no país se mobilizam para iniciar uma corrida contra o relógio e fazer andar os trâmites para adquirir a cidadania americana.
(Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/03/milhares-de-latinos-tiram-cidadania-americana-porefeito-trump.html.)
Essa corrida pela “cidadania” pode ser explicada em parte
“Na votação do segundo turno de 30 de outubro, candidatos de partidos aliados ao presidente Michel Temer lideram o mapa de pesquisas em 79% das cidades com pesquisas divulgadas. Políticos de siglas que integram a base de apoio ao governo no Congresso estão numericamente no 1º lugar em 43 das 54 cidades com pesquisas divulgadas. Em 26 delas, o pleito será decidido entre dois candidatos de partidos aliados a Temer.”
(Disponível em: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/10/29/partidos-aliados-a-michel-temer-lideram-em- 79-das-cidades-no-2o-turno/.)
Sobre o segundo turno no Brasil, é correto afirmar que:
“Em 23 de junho de 2016, os cidadãos do Reino Unido votaram sobre a permanência ou a saída do país da União Europeia. Na madrugada do dia seguinte, o Brexit foi confirmado. Isto se tornou algo inédito na UE, que até agora falava de um maior alargamento. Várias podem ser as reações internacionais e nacionais desse processo.”
(Disponível em: https://br.sputniknews.com/trend/brexit_2016/.)
Dentre as principais consequências do Brexit, tanto para a Inglaterra quanto para a Europa, está:
A imagem anterior reflete em grande parte a insatisfação da população diante da PEC 241. Sobre essa Proposta de
Emenda Constitucional, é correto afirmar que:
“Em 2016, o noticiário internacional tem sido repleto de ataques, com centenas de mortos. O foco principal do terrorismo está nos países que enfrentam diretamente o grupo Estado Islâmico. No Iraque, um caminhão-bomba matou 308 pessoas no fim do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos. Na Síria, carros-bomba mataram 184 em áreas controladas pelo governo no fim de maio. No Afeganistão, o governo enfrenta o grupo talibã. Um ataque contra prédios públicos em abril, com 64 mortos, foi o pior dos últimos cinco anos. Na Ásia e no continente africano, grupos ligados ao Estado Islâmico e à rede Al-Qaeda atacaram em muitos países: Indonésia, Bangladesh, Egito, Líbia, Somália, Nigéria, Costa do Marfim. Nos Estados Unidos, um atirador matou 49 pessoas numa boate gay em Orlando.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/07/ataques-terroristas-deixam-centenas-de-mortos-em-2016.html.)
Assinale a alternativa que apresenta unicamente características principais ou fatores em comum dos atos denominados “terroristas”: