Questões de Concurso Público Prefeitura de Damianópolis - GO 2016 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
Freud não tentou fazer uma lista de instintos porque sentiu que não sabíamos o suficiente sobre os estados corporais dos quais os instintos dependem. A identificação dessas necessidades orgânicas é uma tarefa para o fisiologista, não para o psicólogo. Embora Freud não pretendesse saber quantos instintos existem, ele realmente supunha que todos podiam ser classificados sob dois títulos gerais, os instintos de vida e os instintos de morte. Sobre esses instintos, assinale a afirmativa INCORRETA.
O problema das relações de uma pessoa com a sociedade preocupava muito Fromm, e ele retornou a isso inúmeras vezes e estava inteiramente convencido da validade das seguintes proposições:
I. Os seres humanos têm uma natureza essencial, inata.
II. A sociedade é criada pelos humanos para realizar essa natureza essencial.
III. Nenhuma sociedade, de todas criadas até hoje, atende às necessidades básicas da existência humana.
IV. É possível criar tal sociedade. Fromm sugeriu inclusive um nome pra essa sociedade perfeita: Socialismo Comunitário Humanista.
Estão corretas as afirmativas
De uma forma ou de outra, o autoconceito do indivíduo ocupa um papel central na maioria das teorias da personalidade. Não existe nenhum “agente” interno na teoria de Kelly análogo ao ego nas abordagens de Freud ou de Murray, mas ele falou sobre os constructos de papel nuclear que usamos para compreender nosso comportamento. Além disso, Kelly ergueu duas objeções a formulações sobre o self. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Primeiro, elas geralmente funcionam como máscaras atrás das quais nos escondemos de nós mesmos e dos outros. Pensar em si mesmo como “introvertido” é impor um rótulo de self que cria expectativas de comportamento.
II. Segundo Kelly, via a autoimagem como fluida, não como uma realidade predeterminada ou uma verdade que de alguma forma devemos revelar.
III. Se a interpretação da pessoa de quem ela é se mostrar problemática ou ineficaz, a pessoa deve mudá-la.
IV. O que conta não é tanto o que o homem é, e sim o que não se aventura a tornar-se, pelo medo ou receio.
A partir das colocações do pensamento de Kelly estão corretas as afirmativas