Questões de Concurso Público Prefeitura de Leopoldina - MG 2016 para Enfermeiro

Foram encontradas 15 questões

Q1116912 Enfermagem

Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é a busca de um processo de humanização completa. O(s) problema(s) associado(s) à humanização é(são):

I. Sistema ainda burocratizado e verticalizado.

II. Fragmentação do trabalho e das relações por parte dos profissionais.

III. Baixo investimento na qualificação profissional.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Q1116913 Enfermagem

Trata-se da Estratégia de Saúde da Família (ESF) um modelo de atenção à saúde que mais vigora, baseado nas políticas sanitárias da atualidade. Resumidamente, a ESF se caracteriza por:

I. Enfoque multiprofissional.

II. Presença de agentes comunitários.

III. Territórios de abrangência.

IV. Predominância da atenção terciária.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Q1116916 Enfermagem
“O serviço de vigilância em saúde notifica um descarte inadequado de resíduos químicos sem classificação provenientes de um laboratório de análises clínicas.” Esse tipo de resíduo deve estar adequadamente identificado como resíduo tipo:
Alternativas
Q1116919 Enfermagem
“Um consenso da secretaria municipal de saúde de sua cidade é de que tem aumentado o número de casos das doenças __________________ e __________________. Ambas são previníveis por vacinas que devem ser dadas nas crianças ‘ao nascer’.” 
Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1116920 Enfermagem
“Um consenso da secretaria municipal de saúde de sua cidade é de que tem aumentado o número de casos das doenças __________________ e __________________. Ambas são previníveis por vacinas que devem ser dadas nas crianças ‘ao nascer’.” 
De acordo com as doenças que preenchem as lacunas da afirmativa em destaque, as vacinas que devem ser aplicadas nos recém-nascidos
Alternativas
Q1116932 Enfermagem
De acordo com o Ministério da Saúde, a avaliação do perfil alimentar e nutricional da população e seus fatores determinantes compõem a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). As fases do curso da vida contempladas pela Vigilância Nutricional são:
Alternativas
Q1116933 Enfermagem
A medida da circunferência da cintura em adultos permite uma avaliação aproximada da massa de gordura intra-abdominal e corporal já que o padrão de distribuição do tecido adiposo nessa população tem relação direta com o risco de morbimortalidade. Para a obtenção desta medida, a fita métrica, ao ser passada ao redor da cintura, deve ser posicionada:
Alternativas
Q1116934 Enfermagem
O Ministério da Saúde propõe um calendário mínimo de consultas para avaliar e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança. De acordo com este calendário, no primeiro ano de vida, a criança deve receber acompanhamento com 15 dias de vida aproximadamente e com 1, 2, 4, 6, 9 e 12 meses. Durante todo o segundo ano de vida da criança esse acompanhamento deve ocorrer com:
Alternativas
Q1116935 Enfermagem
A insulina é absorvida com velocidade diferente, dependendo da área do corpo escolhida para a sua aplicação, seguindo, progressivamente, a ordem da maior para a menor velocidade de absorção. Assinale-a.
Alternativas
Q1116936 Enfermagem
Pacientes com suspeita de dengue, sem os sinais de alarme da doença, sem comorbidades, que não pertencem ao grupo de risco, ou que apresentam condições clínicas especiais, devem receber hidratação oral. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o volume diário da hidratação oral para um indivíduo adulto de 60 Kg deve ser de:
Alternativas
Q1116937 Enfermagem
O rastreamento do diabetes é uma das ações que pode prevenir a doença e suas complicações. Segundo as orientações do Ministério da Saúde, alguns critérios devem ser seguidos para o rastreamento dessa doença. NÃO representa fator de risco para o rastreamento da doença, no grupo de indivíduos adultos assintomáticos, com idade inferior a 45 anos e com Índice de Massa Corporal (IMC) > 25 Kg/m2 :
Alternativas
Q1116938 Enfermagem
Os casos de dengue grave podem evoluir para o choque que ocorre primariamente devido à:
Alternativas
Q1116939 Enfermagem
Na presença dos sinais de choque, o paciente com suspeita de dengue é classificado no grupo D, seguindo a classificação de risco de acordo com os sinais e sintomas causados pela doença. O choque com disfunção miocárdica pode necessitar de inotrópicos. São drogas inotrópicas, EXCETO:
Alternativas
Q1116940 Enfermagem

“O principal método e o mais amplamente utilizado para rastreamento de câncer do colo do útero é o teste de Papanicolau (exame citopatológico do colo do útero) para detecção e tratamento das lesões precursoras.”                                                                           (Ministério da Saúde, 2013.)

A rotina do rastreamento para as portadoras do vírus HIV é:

Alternativas
Q1116941 Enfermagem
Tabagismo, hipertensão, obesidade, diabetes mellitus, história prévia de acidente vascular cerebral, nefropatia, entre outros, são fatores de riscos que, quando presentes, classificam o indivíduo em alto risco cardiovascular, baixo risco ou risco intermediário de desenvolverem doença cardiovascular. A porcentagem de chance que tem um indivíduo, classificado como alto risco cardiovascular, de ir a óbito por acidente vascular cerebral, ou infarto agudo do miocárdio, nos próximos dez anos, é igual ou maior que
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: B
6: D
7: C
8: B
9: B
10: C
11: D
12: C
13: D
14: A
15: B