Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2016 para Psicólogo

Foram encontradas 4 questões

Q743394 Psicologia
A atuação do psicólogo no âmbito da saúde no Brasil é influenciada diretamente pela psicologia social, principalmente a partir de década de 1980, momento marcado por transformações políticas, sociais e econômicas, sobretudo pela promulgação da carta magna do país, assegurando direitos aos cidadãos por parte do Estado, inclusive no que tange à saúde. Diante do exposto, é correto afirmar que
Alternativas
Q743397 Psicologia

As contribuições do psicólogo atuais nas equipes multiprofissionais e interdisciplinares de saúde têm por objetivo facilitar a comunicação entre a equipe e os pacientes e/ou familiares, visando, inclusive, conscientizar os membros da equipe acerca da subjetividade do paciente, do seu cuidador e da família. A referida atuação é possível:

I. Devido à transformação de sua formação, a qual passou a ser pautada em aprendizagem teórica, técnica, mas, sobretudo, comprometido socialmente, de modo a estar preparado para lidar com os problemas de saúde de sua região e ter condições de atuar em equipe com outros profissionais.

PORQUE

II. A inserção do psicólogo em equipes de saúde interdisciplinares em interlocução com os diversos saberes seria a maneira de oferecer um cuidado mais completo, eficaz e de acordo com as necessidades da população de um determinado contexto, história e cultura.

PORTANTO

III. Para que o psicólogo esteja capacitado a trabalhar em saúde, é imprescindível a constante reflexão acerca de sua formação e se esta fornece as bases fundamentais e necessárias a essa prática.

Assinale a alternativa correta quanto a relação entre as proposições

Alternativas
Q743403 Psicologia

A interseção da psicologia social com a saúde coletiva, a educação, o trabalho e os direitos humanos exige do psicólogo a compreensão das dimensões e peculiaridades institucionalizantes desses setores, com suas respectivas representatividades, seja em segmento público ou privado. Tendo isso em vista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A análise institucional permite ao psicólogo estabelecer contato direto com a clientela; e a compreensão das relações interpessoais com características tanto de simbiose, quanto de ambiguidade nos vínculos em diferentes tipos de instituições. ( ) No âmbito da saúde, a operação do trabalho em grupos viabiliza a compreensão das particularidades das relações interpessoais, e dos indicadores de complexidade da prevenção e promoção da assistência em saúde, traduzindo o princípio da integralidade. ( ) A instituição pode ser concebida como um agregado de definições de um contexto social e de condutas aos quais classifica e segrega, atribui valores e decisões indicadoras, proibidas ou até indiferentes, principalmente no que concerne aos hábitos não explicitados. ( ) No campo educacional, o psicólogo direciona sua atuação para as ações voltadas para a cidadania, no contexto que caracteriza a própria escola, nas propostas de ensino e aprendizagem, mas destitui-se de ações cujo objetivo seja romper com as dicotomias intrínsecas a essa instituição, tais como planejamento/execução e aluno/professor.

A sequência está correta em

Alternativas
Q743407 Psicologia

As intervenções psicossociais na comunidade foram destaque das análises teórico-práticas propostas por Lane (1993) no que tange à psicologia social. A respeito de tais experiências, a autora menciona, inclusive no âmbito da saúde mental da população, que “são feitas por equipes multidisciplinares e têm oscilado entre um atendimento convencional a indivíduos com queixas de teor emocional e trabalhos educativos sobre saúde mental junto a pais, famílias, escolas e associações locais de moradores” (p. 211). Contudo, mais recentemente, muitas dessas experiências já romperam plenamente com a convencionalidade devido à influência significativa de uma perspectiva sócio-histórica nos segmentos da psicologia social e da saúde. Tendo em vista a referida influência, analise as proposições acerca da articulação entre psicologia social e saúde.

I. As crises pessoais, familiares e profissionais, propiciadas por ansiedade, angústia e medo exigem reflexão e revisão de saberes e práticas, principalmente no que se refere ao sigilo, à biotecnologia e à intervenção de alto risco na assistência à saúde. II. A interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma atuação secundária em saúde, visto que as crises pessoais, familiares e profissionais destituem-se de intervenção nesse setor. III. O posicionamento ético do profissional da psicologia na assistência à saúde, mesmo que não seja implicado por necessidade de revisão de normas de conduta profissional, sofre influência e levam-no a reflexão e até conflitos mediante as problemáticas pessoais, familiares e profissionais desencadeadas por ansiedade, medo e angústia dos sujeitos assistidos. IV. O profissional da psicologia presente nas instituições de saúde tem a sua prática atravessada por vivências de grande significado na vida das pessoas, muito além de demandas comportamentais; e mesmo que o psiquismo seja uma expressão subjetiva da realidade, a saúde, nessa concepção, consiste em um processo dinâmico, ativo e de busca de equilíbrio tais que inviabiliza o entendimento de uma saúde plena.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C