Questões de Concurso Público SEAD-RN 2016 para Professor de Arte - Música

Foram encontradas 8 questões

Q751949 Educação Artística

O ensino de música no século XX pode ser investigado e discutido a partir de diversas perspectivas. Músicos de várias nacionalidades ofereceram propostas para a educação musical que ainda suscitam discussões e reflexões em função dos elementos apresentados para o desenvolvimento musical de crianças, jovens e adultos. Tais propostas, que também podem ser identificadas como “métodos de educação musical”, são aplicadas ainda hoje em diversos contextos educacionais. Diversas propostas metodológicas tornaram‐se conhecidas e aplicadas no mundo todo em função de sua coerência e alinhamento com novos modos de pensar sobre o ensino de música. Sobre o que grande parte das propostas desenvolvidas no século XX apresenta em comum, com relação ao ensino da música, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A revisão dos modelos de ensino praticados em períodos anteriores, ou seja, aqueles modelos de educação musical que focalizavam a formação do instrumentista, reprodutor de um repertório vinculado a uma tradição musical.

( ) Os repertórios pouco ligados às concepções arraigadas na questão do talento e do gênio musical.

( ) O fazer musical relacionado a um grupo de pessoas talentosas, assumindo uma postura exclusiva, na qual grande parte dos indivíduos estaria impossibilitada de se desenvolver musicalmente.

A sequência está correta em

Alternativas
Q751951 Educação Artística

Todos os povos têm suas brincadeiras pertinentes às necessidades expressivas de cada cultura. Os brinquedos cantados surgem na espontaneidade da cultura popular. Geralmente são cantigas anônimas acompanhadas de movimentos expressivos, saltitantes e ou dramatizados. Nestes brinquedos, em geral, as crianças imitam o mundo do adulto vivenciando emoções, sensações e conflitos como veículos de elaboração e amadurecimento. Dos três povos que inicialmente formaram a cultura brasileira, o português trouxe maior influência para os brinquedos cantados. A oralidade que caracteriza o processo de transmissão das brincadeiras e brinquedos cantados de certa forma transformou as cantigas e os modos de brincar, ocorrendo:

I. A mistura dos costumes africanos com os lusitanos.

II. Poucas variações regionais de uma mesma brincadeira.

III. Um tempero mais brejeiro ao legado lúdico brasileiro.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q751952 Educação Artística

Nosso velho conhecido samba não poderia ficar de fora das brincadeiras das crianças. Samba é um nome genérico para várias danças brasileiras e para a própria música; contudo, foi registrado em Angola o verbo “sambar” querendo dizer “cabriolar, brincar, divertir‐se”; é remetido também à palavra semba de origem Bantu significando o mesmo que umbigada. As crianças se divertem aprendendo e ensinando a dança do samba umas às outras. Sobre os maiores objetivos dos brinquedos cantados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Transmitir a cultura pela oralidade e pela corporeidade.

( ) Favorecer a vivência, a elaboração.

( ) Proporcionar o desenvolvimento bio‐psicossocial da criança.

A sequência está correta em

Alternativas
Q751954 Educação Artística

A rigidez da escola e dos professores cerca o cotidiano do aluno, levando‐o a se tornar mero executor de tarefas, distanciando‐o da realidade exterior à escola e silenciando‐o na sua individualidade. A generalização leva à uniformização de hábitos, gostos, informações, preferências. Todos passam a fazer parte da massa globalizante e de uma homogeneização cultural, devido à proximidade por certos produtos, inclusive a música, sabiamente veiculados pelos meios de comunicação. Segundo Penna (1994, p. 23), Koellreutter (1985, p. 195) e Dalben (1991, p. 19‐20), os problemas de certas metodologias do ensino tradicional de música residem no fato de que:

I. Tais metodologias pressupõem uma familiarização prévia com a linguagem musical, sendo, por isso, muitas vezes eficientes.

II. Não adianta reformular ou completar programas de ensino, se a didática e a metodologia, na prática, continuarem desatualizadas, e se limitarem a transmitir ao aluno os conhecimentos herdados, consolidados.

III. O aluno, submerso na escola como numa malha de conteúdos e metodologias desconexos, se vê repleto de aulas, de concepções de educação contraditórias, em que uns digladiam‐se com os outros em busca também de espaços próprios.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q751955 Educação Artística
A música, entendida como um direito de todas as pessoas, possibilita a presença de diferentes atores na escola, tais como musicistas, sábios e mestres tradicionais, técnicos, pedagogos e licenciados em música. Isso tem favorecido o crescimento dos debates e ações em torno da inserção do ensino de música e suas formas de tratamento no contexto escolar. O ensino de música precisa ser integrado ao Projeto Político‐Pedagógico das escolas que, de um modo geral, tem atribuído, em suas ações educativas, papel secundário à música no processo formativo dos estudantes. Portanto, deve ser estendido a todos os estudantes como:
Alternativas
Q751958 Educação Artística
Numa sociedade em processo de globalização, surgem novas influências na produção do conhecimento, e o ensino de música, imerso nesse processo, traz novos questionamentos que demandam um novo redimensionamento para os seus conteúdos curriculares. A rigidez da escola e dos professores cerca o cotidiano do aluno levando‐o a se tornar:
Alternativas
Q751961 Educação Artística

Na metodologia de desenvolvimento de competências entende‐se por situação de aprendizagem um conjunto completo de ações dos educandos, orientadas pelo educador e destinadas ao domínio de uma ou mais competências previstas em plano de curso ou plano de trabalho docente. Portanto, uma situação de aprendizagem sempre deve estar referida e exigir o exercício de uma ou mais competências. Para o desenvolvimento de uma situação de aprendizagem, procurando pela definição de uma estrutura comum aos diferentes métodos ativos, chegou‐se a um conjunto de passos fundamentais; analise‐os.

I. Contextualização e mobilização.

II. Atividade de aprendizagem, sem coordenação.

III. Acompanhamento sem avaliação.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Q751967 Educação Artística

A aplicação da tecnologia à educação musical parte de uma discussão sobre os objetivos que podem nortear este processo, a começar pela explicitação do próprio adjetivo empregado: musical. O que se entende e o que se pretende com esta educação musical são aspectos decisivos do tipo de tecnologia a ser utilizada. Os processos de ensinar e aprender música se debatem entre focos como:

I. Performance (habilidade de tocar, compor, cantar, improvisar) versus consumo ou apreciação (conhecer e compreender sobre música).

II. Ludicidade versus cognição versus formação do caráter.

III. Modalidade presencial versus modalidade a distância e fase ideal na infância versus formação tardia e continuada.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: A
6: D
7: B
8: A