Questões de Concurso Público SEAD-RN 2016 para Professor de Arte - Música
Foram encontradas 9 questões
“Cada tipo de instrumento tem uma espécie de ‘assinatura’, um conjunto de características sonoras associado que, embora possa parecer subjetivo, tem uma descrição matemática extremamente precisa. O que diferencia um instrumento de outro são as amplitudes e a duração de cada um dos harmônicos presentes no som resultante.”
Trata‐se do conjunto de características denominado:
Educação musical é o ensino da música de maneira formal, fazendo com que um indivíduo entenda este processo através de uma linguagem própria, usando elementos como ritmo, intensidade, timbre, músicas folclóricas, leitura musical, prática instrumental, entre outros, através de atividades apropriadas para cada idade. Neste sentido, a educação musical permite:
I. Oportunizar o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento.
II. Acontecer de maneira assistemática na sociedade por meio, principalmente, da indústria cultural e do folclore.
III. Acontecer de maneira sistemática na escola ou em outras instituições de ensino.
Estão corretas as afirmativas
São quatro as famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Cada família – naipe – tem suas características. Nas cordas, os músicos produzem o som ao passarem um arco por cordas retesadas, ou mesmo ao dedilharem as mesmas. Já nas madeiras e metais, os sons são produzidos pelo sopro dos músicos. Por fim, dos instrumentos de percussão os músicos obtêm o som ao percutirem‐nos ou agitá‐los. As cordas são a base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas. Comparando esses instrumentos com as vozes humanas, tem‐se:
I. Os violinos executam as vozes femininas: soprano e contralto.
II. As violas e os violoncelos executam as vozes masculinas: tenor e baixo.
III. Os violoncelos, contrabaixos e harpas executam somente as vozes masculinas.
Estão corretas as alternativas
O primeiro registro do encontro da música com a educação no Brasil aconteceu entre 1658 e 1661 quando, pela “Lei das Aldeias Indígenas”, foi ordenado o ensino de canto. Este não se restringia somente às músicas religiosas e incluía as canções populares como as “modinhas” portuguesas. De lá para cá, muitos são os registros de tentativas de inserção da música na educação, mas aparentemente nenhuma delas teve representação. Em meados do século XIX, a presença da música nos currículos escolares do ensino público aconteceu pelo Decreto Federal nº 331A, de 17 de novembro de 1854. De acordo com o que este documento estipulava, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A presença de “noções de música” e “exercícios de canto” apenas em escolas primárias de 1º grau.
( ) A presença de “noções de música” e “exercícios de canto” apenas em escolas primárias de 1º e 2º graus.
( ) A presença de “noções de música” e “exercícios de canto” em escolas primárias de 1º e 2º graus e Normais (Magistério).
A sequência está correta em
“Devemos ter em mente que o escopo teórico de cada professor, seus saberes sobre a função educativa, e não apenas a prática cotidiana, sempre acaba norteando a elaboração de instrumentos de avaliação. Desta forma, aquilo que o professor tem como objetivos educacionais em educação musical será o alvo de suas avaliações. Se ele não possuir um referencial bem definido, isto prejudicará suas escolhas de instrumentos avaliativos.”
(Swanwick, 2003.)
A música é um fenômeno complexo, que possui várias dimensões. Dessa forma, Swanwick propõe que a avaliação deveria:
I. Estar relacionada, desde os níveis mais elementares, sobre a consciência e controle dos materiais sonoros, sem que o aluno demonstrasse níveis de diferenciação entre os parâmetros do som e o manuseio técnico de seu instrumento ou voz.
II. Acontecer progressivamente, pois o aluno tomaria consciência e controle da sua expressividade.
III. Ser mais complexa quando o aluno tivesse o domínio de seu gesto, do ritmo e dinâmica musical.
Estão corretas as afirmativas
O prazer na música está ligado ao fato dela ser feita por gosto, pelo prazer de executá‐la ou criá‐la. “Como atividade lúdica, ela se recorta como um jogo, cuja dinâmica é caracterizada por uma escuta que se enriquece da aprendizagem, motivando, criando necessidades e despertando interesses” (Sekeff, 2002, p. 121). Segundo J. C. Fourquin (1993), “ninguém pode ensinar verdadeiramente se não ensina alguma coisa que seja verdadeira ou válida a seus próprios olhos”. Considerando os aspectos dos elementos musicais, uma tonalidade é um sistema cuja base está:
I. Na enarmonia musical.
II. Na escala maior e na escala menor (harmônica e melódica).
III. No grau da escala, em que este desempenha uma função, porém a tônica (Fundamental), a subdominante (IV grau) e a dominante (V grau) imperam sobre as outras.
Estão corretas as alternativas