Questões de Concurso Público SEAD-RN 2016 para Professor de Ciências Biológicas

Foram encontradas 22 questões

Q660678 Biologia
A sinapse entre um motoneurônio e uma fibra muscular é chamada de junção neuromuscular. Alguns agentes como curare, neostigmina, hemicolínio e toxina botulínica interferem na atividade normal da junção. Bloquear a liberação de ACh pelos terminais pré‐sinápticos, causando bloqueio total da transmissão neuromuscular, paralisia dos músculos esqueléticos e, eventualmente, morte por insuficiência respiratória são acarretados pela ação de:
Alternativas
Q660679 Biologia
As proteínas são macromoléculas resultantes da desidratação de aminoácidos. Todos os aminoácidos encontrados nas proteínas são α‐aminoácidos que apresentam um grupo de carboxila e um grupo de amino, ligados ao mesmo átomo de carbono. Esses aminoácidos se diferem entre si pelo grupo R, os quais variam em estrutura, tamanho e carga elétrica e influenciam a solubilidade do aminoácido em água. Dos aminoácidos descritos a seguir, quais são do grupo R aromáticos?
Alternativas
Q660680 Biologia

Sobre os cinco reinos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) A apomorfia que caracteriza o reino Plantae é a presença de embriões multicelulares sólidos que, durante o desenvolvimento, retiram alimento diretamente da planta genitora.

(     ) Os fungos, em alguns sistemas de classificação mais antigos, eram incluídos no reino Plantae, depois passaram ao reino Protista e, hoje, são classificados em um reino próprio.

(     ) O reino Animalia reúne os animais eucariontes, unicelulares e multicelulares e heterotróficos.

(     ) O reino Protoctista inclui protozoários e algas, sendo as algas seres eucariontes, multicelulares, heterotróficos e autotróficos fotossintetizantes.  

(     ) A apomorfia que caracteriza os animais é o estágio embrionário denominado blástula, que origina a gástrula, a fase em que são delineados os tecidos do novo ser.

A sequência está correta em

Alternativas
Q660681 Biologia
Em relação às características do solo, analise as afirmativas a seguir. I. Se as partículas do solo forem grandes, a água da chuva infiltra e fica retida, deixando o solo encharcado. II. A argila presente no solo são partículas muito finas que deixam as águas da chuva se infiltrarem e deslocarem entre elas ficando pouca umidade retida. III. As partículas de argila no solo têm propriedades de reter minerais como os de Ca2+, K+ e Mg+ , favorecendo sua absorção pelas plantas. IV. As partículas que compõem as camadas superiores do solo, mais sujeitas ao intemperismo, têm diâmetro menor que o das que compõem as camadas mais profundas. V. O horizonte O, uma das camadas do solo, é formada por rocha decomposta em pequenas partículas. Estão INCORRETAS apenas as afirmativas
Alternativas
Q660682 Biologia
O desenvolvimento das plantas é regulado pelos fitormônios, substâncias orgânicas produzidas em determinadas regiões da planta e que migram para locais onde exercem seus efeitos. O fitormônio, que tem como principal função estimular as divisões celulares e o desenvolvimento da gema, como também participar da diferenciação dos tecidos e retardar o envelhecimento dos órgãos, é conhecido por:
Alternativas
Q660683 Biologia
As plantas são capazes de responder a estímulos luminosos graças ao fitocromo, proteína presente nas células. As moléculas de fitocromo podem se apresentar de duas formas interconversíveis – o fitocromo Pr e o fitocromo Pfr – que têm a capacidade de um se transformar no outro. É correto afirmar que
Alternativas
Q660684 Biologia
Entre os gêneros de protozoários, um dos mais conhecidos é o Plasmodium, responsável por causar a malária. Calcula‐se que, anualmente, 900 mil pessoas morram dessa doença, e sua transmissão é provocada pela picada de fêmeas hematófagas de mosquito do gênero de Anopheles. São quatro tipos de gênero de Plasmodium responsáveis por transmitirem malária. Qual das espécies a seguir causa a forma mais grave?
Alternativas
Q660685 Biologia
Analise as características a seguir sobre os fungos. I. Terrestres e aquáticos. II. Unicelulares e multicelulares. III. Algum estágio do ciclo de vida apresenta células flageladas. IV. A maioria é sapróbia, mas há espécies parasitas de planta, algas, protozoários, de outros fungos e de animais como peixes e anfíbios. As alternativas descrevem as características de qual filo do reino Fungi?
Alternativas
Q660686 Biologia
O córtex é uma estrutura primária da raiz da planta que se localiza imediatamente abaixo da epiderme. É constituído por várias camadas de células originadas a partir do meristema fundamental, que se diferenciam e formam quais tipos de tecidos?
Alternativas
Q660687 Biologia
Os feixes liberolenhosos são tecidos condutores dos caules recém‐formados que organizam‐se na forma de feixes vasculares, que contêm floema primário na região voltada para o exterior da planta e xilema primário voltado para o interior. Esses feixes são também denominados fascículos e se diferenciam a partir do:
Alternativas
Q660688 Biologia
Sobre os dois tipos de cromatina, um dos componentes encontrados no núcleo, analise as afirmativas a seguir. I. A eucromatina é elétron‐densa, aparece como grânulos grosseiros e é bem visível no microscópio óptico. II. A heterocromatina é inativa porque nela a hélice dupla de DNA está muito compactada, o que impede a transcrição dos genes. III. A heterocromatina aparece granulosa e clara entre os grumos de eucromatina. IV. Na eucromatina, o filamento de DNA não está condensado e tem condições de transcrever genes. V. A eucromatina significa cromatina ativa, sendo mais abundante nas células que estão produzindo muitas proteínas. Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q660689 Biologia
Sobre a histologia dos cnidários, analise as afirmativas baseadas primariamente nas hidras e tipos celulares encontrados em sua epiderme. I. Células epiteliomusculares são um pouco colunares em forma, com base repousando contra a mesogleia, e a extremidade distal ligeiramente expandida, formando a maior parte da superfície epidérmica. II. Células intersticiais localizam‐se por toda a epiderme e alojam‐se entre ou invaginados no interior das células epiteliomusculares. III. Cnidócitos são pequenas e redondas com núcleo relativamente grande; estão localizadas por baixo da superfície epidérmica e enfiadas entre as células epiteliomusculares. IV. Células receptoras e nervosas são alongadas, orientadas em ângulos retos em relação à superfície epidérmica.   Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q660690 Biologia
O retículo endoplasmático é uma rede de canais e sáculos intercomunicantes, que se apresenta de duas formas: liso, que não tem ribossomos e rugoso, com ribossomos presos à sua superfície. Esse último é abundante em células especializadas em secreção de proteínas, como:
Alternativas
Q660691 Biologia
A interfase da divisão celular se divide em três fases chamadas: G1, S e G2. Leia os trechos a seguir que descrevem acontecimentos de cada fase. I.   Fase em que as células acumulam energia para ser usada durante a mitose e sintetizam tubulina para formar os microtúbulos do fuso mitótico. II.  Fase onde se localiza o ponto de restrição, que impede a passagem de células com DNA danificada ou, então, ainda, não acumulou uma quantidade crítica de proteínas importantes para continuação do ciclo. III.  Fase que ocorre a síntese de DNA e a duplicação do centrossomos e centríolos. As fases descritas são, respectivamente:
Alternativas
Q660692 Biologia
“Ao redor do primeiro mês de desenvolvimento embrionário feminino, uma pequena quantidade de células primordiais migra para as gônadas ainda em desenvolvimento e se divide, transformando‐se em ovogônias. As ovogônias começam a entrar na prófase da meiose no terceiro mês, param numa de suas fases, e não progridem para as outras da meiose. Tais células constituem os ovócitos primários.” A fase em que ocorre esse evento é conhecida por:
Alternativas
Q660693 Biologia
Relacione adequadamente os tipos de interações entre duas espécies aos seus respectivos conceitos. 1. Comensalismo. 2. Protocooperação. 3. Amensalismo. 4. Neutralismo. ( ) Interação na qual ambas as populações são beneficiadas pela associação, embora as relações não sejam obrigatórias. ( ) Interação na qual nenhuma das populações é afetada pela associação com a outra. ( ) Interação na qual uma população é beneficiada embora a outra não seja afetada. ( ) Interação na qual uma população é inibida e a outra não é afetada. A sequência está correta em
Alternativas
Q660694 Biologia
O ciclo biogeoquímico de nitrogênio compõe‐se de várias etapas, uma delas é nitrificação que é a transformação da amônia em nitrato. Para que isso ocorra, há a participação de bactérias nitrosas e nítricas. Qual dos gêneros das bactérias descritas oxida o nitrito em nitratos pelo processo de nitratação?
Alternativas
Q660695 Biologia
O cisto hidático, estágio larval do gênero Echinococcus, agente da hidatidose cística nos humanos, pertence ao filo Plathyhelminthe: são conhecidas quatro espécies desse gênero, cujo estágio larval pode parasitar humanos. “Dessas espécies, uma tem como forma larval hidátide e se apresenta com uma só cavidade, responsável pela hidatidose cística ou unilocular.” Trata‐se de:
Alternativas
Q660696 Biologia

Quanto à reprodução, os mamíferos são animais de fecundação interna, e todos apresentam desenvolvimento direto, sem ocorrência de estágio larval. A forma de reprodução é usada como critério sistemático na classificação desses animais e pode ser dividida em três grupos; analise‐os.

I. Vivíparos: os filhotes já nascem completamente formados.

II. Ovíparos: sendo seus ovos semelhantes aos dos répteis e das aves.  

III. Vivíparos: o filhote nasce incompletamente, completando seu desenvolvimento numa bolsa situada no abdômen da mãe, onde ficam as aberturas das glândulas mamárias.

As alternativas descritas se referem, respectivamente:

Alternativas
Q660697 Biologia
A cabeça do diplópodo, animais comumente conhecidos como piolhos‐de‐cobra ou embuás, se apresenta dorsalmente convexa e ventralmente achatada. No piso da câmara pré‐oral é formado um par de maxilas fundidas, como uma placa larga e achatada, presa à superfície ventral posterior da cabeça e que porta distalmente quatro palpos sensoriais. Essa estrutura é, frequentemente, chamada de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: B
5: C
6: D
7: D
8: D
9: C
10: A
11: D
12: B
13: D
14: A
15: C
16: C
17: A
18: C
19: C
20: C