Questões de Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG 2017 para Assistente Social
Foram encontradas 10 questões
A expressão questão social não é semanticamente unívoca. Registram-se em torno dela compreensões diferenciadas e atribuições de sentido diversas. Sobre a expressão questão social, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi a partir de uma eversão da ordem burguesa que o pauperismo designou-se como questão social.
II. A questão social no âmbito do pensamento conservador é convertida em objeto de ação moralizadora.
III. A expressão surge para dar conta do fenômeno do pauperismo na Europa Ocidental no início do século XX.
IV. Para os pensadores laicos, as manifestações imediatas da questão social são vistas como desdobramentos da sociedade moderna, de características elimináveis na ordem burguesa.
Estão corretas apenas as afirmativas
Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF):
I. É serviço baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias.
II. Este serviço deve articular-se com os serviços de enfrentamento à pobreza; com as instituições de ensino e pesquisa; com as redes sociais locais: associações de moradores, ONG’S, entre outros.
III. As formas de acesso ao PAIF ocorrem por meio da procura espontânea, da busca ativa, do encaminhamento da rede socioassistencial, do encaminhamento das demais políticas públicas, da indicação das autoridades dos poderes executivo e judiciário.
IV. Dentre outros são objetivos do PAIF: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria sua qualidade de vida e promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e idosos com dependência, seus cuidadores e suas famílias.
Estão corretas apenas as afirmativas
O Código de Ética de 1986 se apõe ao neotomismo e busca superar a concepção universal abstrata dada aos conceitos de pessoa humana e bem comum contida nos códigos anteriores. Sobre o Código de Ética de 1986, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Explicita a dimensão política da profissão.
( ) Expressa uma apreensão da especificidade da ética ao comprometer-se com a classe trabalhadora.
( ) Está além dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados pelo Serviço Social brasileiro na década de 1980.
( ) Expressa uma concepção mecanicista ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe.
A sequência está correta em
Nas relações que estabelece com os usuários, segundo o Código de Ética em vigência, é vedado ao assistente social:
I. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
II. Aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-instituição para obter vantagens para os usuários.
III. Exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de participar e decidir livremente sobre seus interesses.
IV. Bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.
Estão corretas apenas as afirmativas
Segundo Vasconcelos (2015), no campo conflituoso da luta de classe, as demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras aos serviços socioassistenciais apresentam-se de várias formas, a maioria delas exigindo teoria para serem reveladas e apreendidas nas suas conexões e relações necessárias. Segundo Vasconcelos (2015) acerca das demandas que guardam relações e conexões entre si, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Demandas implícitas e demandas ocultas.
( ) Demandas potenciais e demandas mediadas.
( ) Demandas espontâneas e demandas referenciadas.
( ) Demandas burocráticas e/ou burocratizadas e demandas explícitas.
A sequência está correta em