Questões de Concurso Público IF-PB 2019 para Médico - Psiquiatria
Foram encontradas 20 questões
Os Transtornos de Personalidade (TP) se caracterizam por um padrão de comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. Em relação ao transtorno de personalidade borderline, analise as afirmativas abaixo:
I. O transtorno de personalidade borderline caracteriza-se por instabilidade de relacionamentos interpessoais, da autoimagem, dos afetos e acentuada impulsividade.
II. Pacientes portadores do transtorno são frequentemente avaliados por tentativas de suicídio em salas de emergência.
III. A comorbidade com o uso de substâncias psicoativas implica em pior prognóstico.
IV. Embora caracterizado por relações interpessoais ruins, os portadores de transtorno de personalidade borderline são capazes de estabelecer boas alianças com seus terapeutas.
Assinale
A esquizofrenia é um transtorno mental normalmente associado a curso crônico e grave prejuízo funcional. Sobre esta patologia, analise as afirmativas abaixo.
I. Os homens apresentam um curso mais favorável da doença, quando comparados as mulheres.
II. A esquizofrenia é uma doença clinicamente heterogênea, em que os pacientes podem apresentar grandes diferenças quanto ao perfil de sinais e sintomas; um mesmo paciente pode apresentar diferentes padrões de sintomas ao longo da evolução da doença.
III. O diagnóstico da esquizofrenia é clínico e deve ser considerado na presença de delírios e/ou alucinações desde que se exclua que estes sejam causados por condição médica geral ou uso de medicamentos ou substâncias.
IV. O objetivo inicial do tratamento farmacológico é o controle dos sintomas psicóticos.
Assinale
O delirium é um transtorno comum, sendo que grande parte da incidência e dos índices de prevalência é relatada em idosos. Sobre esta patologia, indique “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, nos itens abaixo:
( ) O delirium desenvolve-se em 80% dos pacientes com doenças terminais.
( ) As causas de delirium pós-operatório incluem estresse decorrente da cirurgia, dor pós-ope-ratória, insônia, medicação analgésica, desequilíbrio de eletrólitos, infecção, febre e perda de sangue.
( ) No delirium, o eletroencefalograma em geral mostra uma lentidão generalizada de atividade e pode ser útil para diferenciar delirium de depressão ou psicose.
( ) Um paciente com delirium costuma estar alerta; um paciente com demência apresenta episódios de redução da consciência.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
Acerca da terapêutica com Benzodiazepinicos (BZD), analise as afirmativas abaixo:
I. Os benefícios dos BZD são geralmente bem evidentes nas duas ou três primeiras semanas de tratamento.
II. Como regra, BZD de meia-vida longa (p. ex., alprazolam, lorazepam) tendem a manter a eficácia por um período mais longo (cerca de um mês), já os BZD de meia-vida curta (p. ex., diazepam e clonazepam) perdem seus efeitos iniciais mais rapidamente, às vezes, em uma semana.
III. A síndrome de abstinência com BZD costuma se intensificar no segundo dia e ter um pico em torno do quinto dia, variando um pouco de acordo com a meia-vida do medicamento.
IV. Uma característica importante é a facilidade que os BZDs possuem para penetrar em uma membrana biológica, sua alta lipossolubilidade permite atravessar a barreira hematoencefálica e placentária levando as chances de causar anomalias congênitas e problemas neonatais.
Assinale
Em relação ao uso de Hipnóticos no tratamento da insônia, analise as afirmativas abaixo:
I. Os hipnóticos têm como objetivo aliviar os sintomas da insônia aguda e melhorar o desempenho diurno e prevenir que se cronifique
II. Hipnóticos de meia vida curta são indicados para pacientes com dificuldade para iniciar o sono causando menos efeitos residuais no dia seguinte
III. Os efeitos hipnótico e ansiolítico dos benzodiazepínicos de meia vida intermediária ou longa são úteis para controlar a ansiedade, principal componente deste tipo de insônia
IV. No caso da insônia do trabalhador em turno os benzodiazepínicos estão contraindicados
Estão corretas:
Há uma sobreposição significativa de comorbidades entre pacientes com fibromialgia e transtornos psiquiátricos, como depressão, pânico e ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Sobre a Fibromialgia, indique “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, nos itens abaixo:
( ) A fibromialgia costuma afetar mais mulheres do que homens, sobretudo aquelas em idade economicamente ativa.
( ) O diagnóstico de fibromialgia é feito após a exclusão de doença reumática ou hipotireoidismo.
( ) Diversos medicamentos psicotrópicos costumam ser prescritos para fibromialgia, especialmente antidepressivos.
( ) A pregabalina, um agente antiepiléptico, está indicado para o tratamento de dor associada com fibromialgia.
A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é