Questões de Concurso Público PEFOCE 2021 para Análise de Sistemas Ciências da Computação

Foram encontradas 6 questões

Q1828021 Segurança da Informação
Com relação aos conceitos na área de segurança da informação, em redes e na internet, analise as afirmativas a seguir:
I. A Engenharia Reversa é uma atividade que trabalha com um produto existente, como um software, uma peça mecânica ou uma placa de computador, visando entender como esse produto funciona, o que ele faz exatamente e como ele se comporta em todas as circunstâncias. A engenharia reversa é empregada para trocar, modificar um software, com as mesmas características ou entender como ele funciona e não se tem acesso à documentação. II. Keylloger é um tipo específico de spyware, um programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Normalmente a ativação do keylogger é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking. III. A ofuscação de um código pode ser definida como um conjunto de técnicas que facilitam a legibilidade ou análise do código-fonte ou da execução de um programa. De forma simplificada, é assegurar-se de que o código pareça ser igual ao original para que seja fácil entendê-lo.
Assinale  
Alternativas
Q1828026 Segurança da Informação
Em um método de criptografia, a chave de cifração pública é diferente da chave de decifração privada, e uma não pode ser facilmente gerada a partir da outra. Basicamente, no processo de encriptação, é utilizada uma chave “ALFA” sobre a mensagem em texto puro, que então irá gerar um texto cifrado. Após isso, no processo de decriptografia, usa-se outra chave “BETA” sobre o texto cifrado e tem-se como resposta de volta o texto claro. Esse método é denominado criptografia de chave 
Alternativas
Q1828028 Segurança da Informação
A Norma ABNT NBR ISO/IEC 27037 tem por finalidade padronizar o tratamento de evidências digitais, de fundamental importância em uma investigação a fim de preservar a integridade dessas evidências. Em conformidade com essa norma e de acordo com o método de tratamento das evidências digitais, quatro processos são descritos a seguir:
I. Trata da produção da cópia da evidência digital, como um disco rígido completo, as partições e arquivos selecionados, além da documentação dos métodos utilizados e atividades realizadas. II. Trata do recolhimento do dispositivo questionado de sua localização original para um laboratório ou outro ambiente controlado para posterior análise. III. Trata da guarda da potencial evidência assim como do dispositivo digital que pode conter a evidência. IV. Trata da pesquisa, reconhecimento e documentação da evidência digital.
Os processos descritos em I, em II, em III e em IV são denominados, respectivamente, 
Alternativas
Q1828031 Segurança da Informação
No que diz respeito à aplicação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 27037, inclusive em dispositivos móveis, um perito forense deve considerar diversos aspectos no tratamento das evidências digitais, das quais três são detalhadas a seguir:
I. Visa produzir os mesmos resultados utilizando diferentes instrumentos, condições e a qualquer tempo. II. Visa determinar se o método científico, técnica ou procedimento foi adequadamente seguido. III. Visa produzir resultados de teste empregando os mesmos procedimentos e métodos de medição, sob as mesmas condições, podendo ser realizado outras vezes mesmo após a primeira.
Os aspectos detalhados em I, em II e em III são denominados, respectivamente, 
Alternativas
Q1828032 Segurança da Informação
Com relação às criptomoedas, analise as afirmativas a seguir:
I. É uma moeda que existe somente em formato digital e não é emitida por nenhum governo soberano ou autoridade monetária. II. A grande maioria das criptomoedas utiliza a tecnologia blockchain, que valida as transações por uma imensa rede descentralizada de computadores. III. É um tipo de moeda que não tem estabilidade garantida por nenhum governo, e seu valor é determinado exclusivamente pelas leis de demanda e oferta.
Assinale
Alternativas
Q1828034 Segurança da Informação
De acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27037, um documento identifica a cronologia de movimento e manuseio da evidência digital, recomendando-se que seja elaborado a partir do processo de coleta ou aquisição, com o objetivo de manter o registro para possibilitar a identificação, acesso e movimento a qualquer tempo. Entre as informações que devem constar desse documento estão:
• identificador único da evidência; • quem acessou a evidência e o tempo e local em que ocorreu; • quem checou a evidência interna e externamente nas instalações de preservação e quando ocorreu.
Esse documento é conhecido por 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: C
5: E
6: C