Questões de Concurso Público PEFOCE 2021 para Auxiliar de Perícia
Foram encontradas 19 questões
Com relação a essas regras, assinale a alternativa que apresente uma palavra com acentuação INCORRETA, por excesso ou falta do acento gráfico.
I. Ao se compartilhar uma cultura, a tendência do ser humano é se guiar por suas preferências e pelo que é “autorizado”, como ocorre com a comida. Il. As preferências alimentares possibilitam realizar uma leitura de como o homem vê o seu mundo e sua história. III. A estratégia de colocar a cultura e a comida no centro das políticas públicas representa um viés de libertação da história de segregação dos povos via alimentação.
Assinale
Assinale a alternativa que apresente corretamente o valor semântico da oração sublinhada no trecho acima.
Assinale a alternativa em que o termo exerça, no texto, função sintática igual ao do sublinhado no trecho acima.
Assinale a alternativa em que, alterando-se o verbo do segmento sublinhado no período acima, NÃO se tenha mantido adequação à norma culta. Não leve em conta as alterações de sentido.
A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Em "as visões sobre a história e as tradições alimentares”, se se entender “tradições alimentares” como termo vinculado a “visão”, há ambiguidade. Il. Em “envolve escolhas, símbolos e classificações”, ocorre falta de paralelismo sintático. III. Em “que mostram as visões sobre a história e as tradições alimentares”, por questões de paralelismo, a presença de uma segunda ocorrência da conjunção “sobre” antes de “as tradições alimentares” garante que este seja termo vinculado à palavra “visões”.
Assinale
I. Com isso, desconsidera-se a centralidade da cultura no desenvolvimento da humanidade, que vai desde o surgimento da técnica e da linguagem à sua inclusão nas políticas públicas. (linhas 4 e 5) Neste período, o segmento sublinhado não poderia ter sua virgula suprimida, sob pena de forte alteração de sentido. Il. Em diálogo com essa perspectiva, a antropóloga Maria Emília Pacheco, assessora da ONG Fase e integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), enfatiza o papel substantivo e político da cultura nos sistemas alimentares, e não como um adjetivo. (linhas 11 a 13) Neste período, a virgula no segmento sublinhado se justifica porque é hipótese da conjunção coordenativa E com valor não aditivo. III. De acordo com esse autor, a cultura abrange os conhecimentos acumulados por gerações sobre o ambiente, o clima, as plantas, os animais, as técnicas do corpo, as técnicas de fabricação e de manejo dos artefatos, as crenças, a visão de mundo etc., em que se retempera e se regenera a comunidade.(linhas 22 a 25) Neste período, se houvesse uma vírgula antes do “etc.”, o trecho sofreria grande alteração de sentido.
Assinale
Assinale a alternativa em que NÃO se tenha mantido correção gramatical ao se transformar o segmento sublinhado no período acima. Não leve em conta alterações de sentido.
Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, a correta relação entre os dois termos sublinhados no período acima.
I. A esposa está aproveitando para confessar que havia um cara pelado no armário. Il. A resposta da esposa denota, por ironia, a inconsistência da declaração do marido. III. A resposta da esposa deixa a entender que ela não havia acreditado na fala do marido.
Assinale
Assinale a alternativa em que a mudança de posição da palavra “só” no segmento sublinhado no trecho acima NÃO provoque alteração de sentido.
I. Em português, “não bebi cerveja nenhuma” significa, na verdade, que ele bebeu cerveja, por conta da dupla negação. II. O segmento “cerveja nenhuma” poderia ser substituído por “cerveja alguma”, sem alteração de sentido. III. Depois da palavra “casa” poderia vir um ponto no lugar da vírgula, sem provocar alteração de sentido ou incorreção gramatical.
Assinale