Questões de Concurso Público PC-BA 2022 para Perito Médico Legista de Polícia Civil

Foram encontradas 33 questões

Q2065176 Medicina Legal
Em um cadáver que foi vítima de afogamento e permanece na água, o sinal do início da putrefação é mais perceptível em: 
Alternativas
Q2065177 Medicina Legal
Um cadáver foi trazido para o Instituto Médico Legal para passar por autópsia, com histórico de ter sido morto após uma discussão em um bar. Ao final do exame foram detectados três orifícios de forma arredondada, de diâmetros de cerca de oito milímetros em região torácica anterior, com bordas invaginadas e enegrecidas, com pequeno halo equimótico, em dorso existia um orifício de formato irregular, estrelado e sangrante, de cerca de 3cm de diâmetro, com bordas evaginadas. Sobre o caso e a temática envolvida, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2065178 Medicina Legal
Um corpo foi encontrado em um riacho parcialmente coberto pela água, e apresentava um fio elétrico ao redor de seu pescoço. Ao final do exame necroscópico, foi observado um sulco contínuo, duplo, de mesma profundidade em toda sua extensão, no terço médio do pescoço. Não foi observado líquido em vias aéreas inferiores e cada pulmão pesava por volta de 700g. Tendo em vista a situação apresentada, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2065198 Medicina Legal
Quando o dano à integridade corporal é provocado por modalidade que altera o estado físico dos corpos, estamos diante de uma energia de ordem física. Sobre essas lesões, marque o que for incorreto. 
Alternativas
Q2065199 Medicina Legal
Uma vítima teve um líquido jogado em seu rosto por seu exnamorado, e se apresentou para exame médico-legal quando o perito legista observou lesões untuosas, moles e úmidas em face e pescoço; realizou exame complementar após seis meses que revelou lesão cicatricial extensa em face e pescoço, com grande prejuízo estético para a vítima, provocando asco para o observador. Sobre essa situação, assinale a opção verdadeira.  
Alternativas
Q2065200 Medicina Legal
Os índices de crimes cometidos com uso de arma de fogo são altos no Brasil, contando para 76% das mortes violentas intencionais segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Sobre balística forense, analise as afirmações a seguir:
I. A pistola é uma arma de porte e, geralmente, semiautomática e com cano de alma raiada.
II. A trajetória é o percurso do projétil dentro do corpo da vítima.
III. Em disparos a distância, serão encontrados efeitos secundário e primários deste disparo na vítima.
IV. A impregnação da pólvora incombusta na pele de vítima de disparo de arma de fogo é a principal característica do tiro a queima-roupa.
Assinale 
Alternativas
Q2065201 Medicina Legal
Uma mulher procura a delegacia para registrar uma ocorrência contra seu marido, que a teria agredido naquele dia. Ato contínuo, a autoridade policial requisita o exame de corpo de delito ao IML da localidade. O médico perito observa uma lesão irregular de cerca de 4 cm de diâmetro em face lateral de terço médio de braço direito, sem relevo, de coloração esverdeada e parte central amarelada. O médico legista deve concluir seu laudo afirmando que: 
Alternativas
Q2065202 Medicina Legal
Ao realizar um exame pericial que permita a avaliação do dano à pessoa, o médico perito, em seu relatório, não deve: 
Alternativas
Q2065203 Medicina Legal
O estudo da embriaguez reveste-se de grande importância médico-legal por conta de desdobramentos e prejuízos trazidos pelo uso exagerado do álcool. Sobre o tema, assinale a alternativa correta 
Alternativas
Q2065205 Medicina Legal
Um corpo está sendo necropsiado em um Instituto de Medicina Legal, e o legista observa que há presença de rigidez cadavérica em todo o corpo, além de temperatura retal de 20ºC e livores de hipóstase fixos em dorso, com exceção de áreas de pressão; não foi observada mancha verde. Neste caso, marque a alternativa que apresenta o tempo mínimo que ocorreu a morte. 
Alternativas
Q2065206 Medicina Legal
O termo asfixia vem da ideia de ausência de pulso, sendo a etimologia da palavra vinda do grego “sfygmos”, quer dizer pulso, com a negação “a”. Sobre a Asfixiologia Forense, marque a opção verdadeira.  
Alternativas
Q2065208 Medicina Legal
Em uma briga de bar, um indivíduo efetua dois disparos no abdome de um desafeto; essa pessoa é levada ao hospital, quando chegou chocado, tendo sido feita reposição volêmica e transfusão sanguínea; ainda, durante a internação precisou fazer uma nefrectomia unilateral. Após a alta, houve a necessidade de diálise, por doença renal irreversível. Sobre o caso em questão e o aspecto legal das lesões corporais, é possível afirmar que  
Alternativas
Q2065219 Medicina Legal
Além da morte violenta e natural, temos as mortes de causa suspeita, quando não é possível afastar causa externa para o óbito. Nesse momento, conhecimentos de patologia e anatomofisiopatologia são demandados para o possível diagnóstico diferencial. Sendo assim, marque o que for correto sobre patologia e achados necroscópicos: 
Alternativas
Q2065221 Medicina Legal
Dependendo do objetivo na autopsia, em um cenário clínico ou na medicina legal, será escolhida a melhor técnica para proceder com o exame interno de um cadáver. Analise as técnicas abaixo e as definições seguintes, fazendo a associação correta.
1. Rokitansky 2. Letulle 3. Ghon 4. Virchow
( ) Técnica que utiliza a dissecção in situ dos órgãos, mas não resistiu ao tempo.
( ) Retirada em blocos separados permite mais agilidade quando o procedimento for realizado por um médico.
( ) Apesar de ser valioso para mostrar alterações patológicas sacrifica as relações anatômicas dos órgãos, pois os órgãos são retirados individualmente.
( ) Retirada em monobloco permite que o corpo do cadáver seja preparado mais rapidamente para o funeral, devido ao menor número de dissecções nas cavidades do cadáver.

Escolha a alternativa que tem a correspondência com a sequência correta: 
Alternativas
Q2065222 Medicina Legal
A Organização Mundial da Saúde define a toxicofilia “como um estado de intoxicação periódica ou crônica, nociva ao indivíduo ou à sociedade, produzida pelo repetido consumo de uma droga natural ou sintética”. Sobre a temática, escolha a única alternativa verdadeira.
Alternativas
Q2065224 Medicina Legal

Um veículo atropelou um pedestre que atravessou uma via urbana de trânsito rápido fora da faixa de pedestre. A vítima foi internada com politraumatismo e instabilidade hemodinâmica, precisando fazer reposição volêmica e transfusão sanguínea; passou por laparotomia exploratória, com visualização de lesão renal e necessidade de nefrectomia unilateral, realizada. Apesar da assistência, a vítima foi a óbito.


Usando as afirmações acima, responda as questão.

Usando de seu conhecimento de traumatologia forense, juntamente com as informações dadas, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2065225 Medicina Legal
Há a máxima que diz que a diferença de um veneno para um medicamento é apenas a dose. Sobre venenos e os exames médico-legais envolvidos, escolha a opção verdadeira. 
Alternativas
Q2065227 Medicina Legal
Sobre os métodos de identificação e seus fundamentos técnicos ou biológicos, e requisitos que o tornam aceitáveis.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2065228 Medicina Legal
Uma ossada foi encontrada em um terreno próximo a uma estrada vicinal na Região Metropolitana de Salvador. A equipe de antropologia forense após os trabalhos iniciais, notou que estavam presentes 206 ossos no esqueleto encontrado. Sobre as conclusões e estudos num exame médico-legal na condição antecitada, podemos afirmar que: 
Alternativas
Q2065230 Medicina Legal
A morte traz consequências jurídicas importantes para a vida das pessoas, na sucessão, na extinção de penas, dívidas, entre muitas outras repercussões. Sobre tanatologia forense, assinale o que for correto afirmar: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: E
5: A
6: A
7: C
8: E
9: B
10: D
11: A
12: E
13: C
14: A
15: A
16: A
17: E
18: E
19: D
20: A