Questões de Concurso Público SSP-SE 2023 para Papiloscopista
Foram encontradas 26 questões
No exame do cadáver ainda no local do crime, assinale a alternativa que não corresponde às medidas a serem adotadas pelos peritos criminais.
Em relação ao registo fotográfico em perícia forense e outros recursos, julgue os itens a seguir, assinalando a resposta correta.
Uma das faixas do álbum “7 Vezes” do O Rappa se intitula “Farpa Cortante”. A ferida provocada por esse instrumento seria melhor descrita
Em relação às perícias médico-legais é correto afirmar que
A metalização elétrica consiste em um ferimento superficial característico de
De acordo com seus conhecimentos sobre documentos médico-legais, assinale a opção correta.
Em relação às lesões causadas pela ação da temperatura, assinale a alternativa incorreta.
A eletricidade natural ou cósmica, quando causa a morte da vítima, denomina-se
Marcas ungueais do agressor, geralmente em formato semilunar, apergaminhadas, de tonalidade avermelhada ou pardacenta, acompanhadas de escoriações superficiais em topografia de vias aéreas superiores, são características de vítimas de asfixia causada por
Pele anserina, retração do mamilo, maceração da epiderme, livores mais claros, cogumelo de espuma e líquido nos pulmões, são sinais cadavéricos presentes na modalidade de asfixia denominada
Através da história, várias foram as maneiras de se classificar as impressões digitais. Sobre os sistemas automáticos de identificação, assinale a afirmativa correta.
O Sistema Vucetich, que classifica a impressão digital e é o método utilizado no Brasil, foi lançado na Argentina ainda em 1891. Nesse sistema há diferenças entre desenho e impressão digital, sendo definidos quatro tipos fundamentais: arco, presilha interna, presilha externa e verticilo, sobre os quais, admite-se corretamente que
A Necropapiloscopia trata da área pericial de identificação humana post mortem, por meio das impressões digitais. A respeito dessa área de reconhecimento, assinale a afirmativa correta.
A pele é marcada por características que vários métodos buscam classificar, levando-se em consideração especialmente fatores como raça e etnia. A respeito das variações cutâneas e suas características, é correto afirmar que
Leia o enunciado abaixo e responda:
É o processo de identificação humana por meio das impressões da palma da mão, classificada em três regiões: tênar, hipotênar e superior.
As informações anteriores estão alinhadas à
Em relação aos Princípios da Identificação, leia o enunciado abaixo e responda:
Trata-se da característica de imperecibilidade que os desenhos papilares possuem, ao manifestarem-se entre o quarto e o sexto mês de vida intrauterina até a completa putrefação cadavérica
As informações descritas estão alinhadas à
A Senasp (2010) define confronto de impressões papilares como sendo o exame comparativo entre duas ou mais impressões papilares objetivando sua identificação. Nas análises de confronto, o perito utiliza vários recursos: lupas, comparadores ópticos, ampliações fotográficas e programas/ferramentas de computador como o GIMP e Photoshop. Com relação às quatro fases para o exame, assinale a alternativa correta.
Ainda sobre Confronto Datiloscópico, analise as afirmativas abaixo e responda:
I. O confronto de impressões papilares efetua-se por meio do assinalamento dos pontos característicos que devem ser coincidentes e homologadamente dispostos, estabelecendo desta forma a identificação entre as impressões, ou seja, as questionadas e a padrão.
II. Na extremidade de cada linha é colocado um número, de forma que cada impressão tenha linhas se radiando em ângulos opostos e com diferentes designações numéricas. Com tal amostra, o observador poderá verificar que cada número corresponde a um ponto característico coincidente em ambas as impressões.
III. Para obter a peça padrão (ficha de identificação), o perito poderá solicitar cópias da Ficha de Identificação junto ao Instituto de Identificação e/ou aos órgãos oficiais de identificação e de expedição de documentos (civis e militares), que contenham impressões papilares do suspeito; ou como também, pode efetuar a coleta diretamente das mãos do mesmo (suspeito/autor), encaminhado pela autoridade policial, em Ficha de Identificação apropriada.
IV. A localização das impressões digitais na cena do crime é uma das etapas da perícia papiloscópica. Quando considerada de forma isolada não é suficiente para a identificação humana, sendo necessária a realização do confronto e comparação das impressões obtidas no local de crime com aquelas de suspeitos ou armazenadas em bancos de dados - como, por exemplo, o sistema AFIS.
Após análise, admite-se como incorreta(s)
O suor do ser humano deixa vestígios onde passa e onde toca. Mesmo seco durante anos, é como uma impressão capaz de gerar identificação. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.
A utilização de Nitrato de Prata como técnica de revelação de Impressões Papilares Latentes é bastante antiga. A técnica baseia-se na reação entre, a substância citada anteriormente, com os íons cloretos presentes na impressão digital. Sobre o tema, analise os itens abaixo:
I. A superfície de interesse é imersa em uma cuba contendo solução 5 % de nitrato de prata, durante, aproximadamente, trinta segundos.
II. O produto desta reação, cloreto de prata, é de considerável insolubilidade em água à temperatura ambiente.
III. Deve-se deixar a superfície contendo a IPL secar em uma câmara escura. Após isto, ela é exposta à luz solar, o tempo necessário para que o íon prata seja reduzido à prata metálica, revelando a IPL sob um fundo negro
IV. A impressão digital revelada deve ser fotografada rapidamente antes que toda a superfície escureça. Contudo, a impressão pode ser preservada quando guardada em um local escuro ou quando tratada com solução de tiossulfato de sódio a 10 %, semelhante com o que ocorre no processo fotográfico.
Após análise, admite-se como incorreta