Questões de Concurso Público ADAGRI-CE 2025 para Auditor Fiscal Agropecuário - Médico Veterinário

Foram encontradas 23 questões

Q3288512 Veterinária
Em 17 de julho de 2024, foi confirmado um foco de Doença de Newcastle (DNC), em um estabelecimento de avicultura comercial de corte, no estado do Rio Grande do Sul, imediatamente notificado à OMSA. O diagnóstico de DNC foi realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em São Paulo (LFDA-SP), reconhecido como laboratório de referência para influenza aviária e DNC pela OMSA. A análise, que utilizou o sequenciamento genético, detectou o APMV1 virulento. Este vírus possui 5 Patótipos: Viscerotrópico Velogênico, Neurotrópico Velogênico, Mesogênico, Lentogênico (respiratório) e assintomático (entérico). Sobre a infecção por APMV-1, de acordo com as espécies susceptíveis, cepas e patogenicidade do vírus em cada um dos 5 patótipos, marque a alternativa correta. 
Alternativas
Q3288514 Veterinária
Produtos cárneos são aqueles obtidos de carnes, de miúdos e de partes comestíveis das diferentes espécies animais, com as propriedades originais das matérias-primas modificadas por meio de tratamento físico, químico ou biológico, ou ainda pela combinação destes métodos em processos que podem envolver a adição de ingredientes, aditivos ou coadjuvantes de tecnologia. Sobre os produtos cárneos, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3288516 Veterinária
O Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). A execução do PNEFA é compartilhada entre os diferentes níveis de hierarquia do serviço veterinário oficial (SVO) com participação do setor produtivo. Os governos estaduais, representados pelas secretarias estaduais de agricultura e instituições vinculadas, responsabilizam-se pela execução do PNEFA no âmbito estadual. A respeito das considerações gerais sobre a investigação de doença vesicular, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3288517 Veterinária
Os derivados lácteos compreendem a seguinte classificação: produtos lácteos, produtos lácteos compostos e misturas lácteas. Essas classificações garantem a padronização e o entendimento dos diferentes produtos presentes no mercado, facilitando a escolha conforme as necessidades e preferências dos consumidores. Baseado nisso, misturas lácteas são
Alternativas
Q3288518 Veterinária
A Instrução Normativa nº 13/2004 (alterada pela Instrução Normativa n° 44/2015) aprova o regulamento técnico sobre aditivos para produtos destinados à alimentação animal, apresentando os procedimentos a serem adotados na avaliação, registro, comercialização e uso dos aditivos na alimentação animal, a fim de garantir um nível adequado de proteção da saúde humana, dos animais e do meio ambiente. São aditivos permitidos na alimentação de ruminantes
Alternativas
Q3288519 Veterinária
A vacina, utilizada para o controle da brucelose bovina e bubalina é obtida a partir de culturas de referência certificadas de Brucella abortus B19, padronizada conforme normas estabelecidas pelo MAPA, comercializada na forma viva, liofilizada, acompanhada do respectivo diluente e de uso veterinário exclusivo. A vacina deve estar livre de contaminação e apresentar apenas o crescimento de Brucella abortus. A partida deve ser considerada satisfatória para pureza se, por observação macro e microscópica, não houver crescimento atípico. Sobre a avaliação da pureza da vacina, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3288520 Veterinária
Sobre os resíduos de antimicrobianos no leite, é importante considerar os riscos à saúde do consumidor, como reações alérgicas e até choque anafilático, especialmente em relação aos antibióticos betalactâmicos. Além disso, a presença desses resíduos pode interferir na produção de derivados lácteos e gerar prejuízos econômicos significativos. Diante disso, assinale a alternativa correta sobre a duração mínima de eliminação, pelo leite, de alguns dos principais antimicrobianos utilizados no tratamento de mastite.
Alternativas
Q3288521 Veterinária
Produtos de uso veterinário são toda substância química, biológica, biotecnológica ou preparação manufaturada cuja administração seja aplicada de forma individual ou coletiva, direta ou misturada com os alimentos, destinada à prevenção, ao diagnóstico, à cura ou ao tratamento das doenças dos animais. O estabelecimento que manufatura esses produtos, para serem registrados, deverão possuir responsável técnico com qualificação comprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e legalmente registrado no órgão de fiscalização do exercício profissional respectivo. Para o estabelecimento, a responsabilidade técnica deverá atender ao seguinte requisito:
Alternativas
Q3288523 Veterinária
O Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Dos aspectos gerais da inspeção post mortem, assinale a alternativa correta referente à condenação de carcaças.
Alternativas
Q3288524 Veterinária
A Organização Mundial da Saúde - OMS aprovou, em 25 de maio de 2005, novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Acerca do Artigo 18 deste regulamento, que versa as recomendações relativas a pessoas, bagagens, cargas, contêineres, meios de transporte, mercadorias e encomendas postais, nas recomendações que formule aos Estados Partes em relação a pessoas, a OMS poderá incluir a seguinte orientação:
Alternativas
Q3288525 Veterinária
A biosseguridade é a prática de medidas, que visam minimizar riscos de enfermidades ou presença de resíduos em populações animais. Isso é alcançado via manutenção do menor fluxo possível de organismos biológicos (vírus, bactérias, parasitas, fungos, roedores, animais silvestres, pessoas) por meio das divisas do sistema de produção. Medidas de biossegurança devem ser implementadas em sistemas de produção para reduzir os riscos de introdução de patógenos através do controle de tráfego de veículos e pessoas. Sobre o controle de tráfego de veículos e pessoas como medida de biossegurança em uma granja, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3288526 Veterinária
Programas de autocontrole são programas desenvolvidos, procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a seus produtos, que incluam, mas que não se limitem, aos programas de pré-requisitos ou a programas equivalentes reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O principal objetivo dos Programas de Autocontrole em estabelecimentos de produção de alimentos, conforme descrito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é
Alternativas
Q3288531 Veterinária
A legislação define o queijo como um produto lácteo fresco ou maturado, obtido pela coagulação do leite por meio de coalho, enzimas ou ácidos orgânicos, e proíbe o uso de gorduras e proteínas de origem não láctea em sua formulação. A respeito do queijo maturado, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3288533 Veterinária
A Portaria MAPA nº 672, de 8 de abril de 2024, estabelece os procedimentos de cadastro no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção (e-Sisbi), as diretrizes e as regras de transição para a integração de Serviços de Inspeção ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). Segundo o Art. 4º, fica autorizado o serviço de inspeção integrante do Sisbi-Poa a habilitar os estabelecimentos e seus respectivos produtos, para o comércio interestadual, por meio do e-Sisbi, atendidos os requisitos previstos nesta Portaria e na legislação pertinente. Sobre este artigo, é correto afirmar que
Alternativas
Q3288534 Veterinária
O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte - Susap/CE, relativo aos serviços de inspeção municipais e de fiscalização sanitária, admitida sua vinculação ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISB, integrante do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA, objetiva garantir a inocuidade, a integridade e a qualidade do produto final, orientando a edição de normas técnicas e de instruções em que a avaliação da condição sanitária se fundamente em parâmetros técnicos de Boas Práticas Agroindustriais e Alimentares. A esse respeito, constitui atribuição do Susap/CE
Alternativas
Q3288535 Veterinária
De acordo com a Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política agrícola no Brasil, fixa os fundamentos, define os objetivos e as competências institucionais, prevê os recursos e estabelece as ações e instrumentos da política agrícola, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3288537 Veterinária
A portaria SDA/MAPA nº 884, de 6 de setembro de 2023, aprova o Programa Nacional de Moluscos Bivalves Seguros (MoluBiS), que estabelece o controle higiênico-sanitário dos moluscos bivalves destinados ao consumo humano ou animal, o seu monitoramento e sua fiscalização. Com base no regulamento sobre Vigilância sobre Contaminantes e Trânsito de Moluscos Bivalves, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3288540 Veterinária
De acordo com a Instrução Normativa nº 11, de 6 de abril de 2020, que estabelece alterações em Instruções Normativas relacionadas ao Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS) e regulamenta a prevenção e controle da Peste Suína Clássica (PSC), analise as afirmativas abaixo e marque a correta.
Alternativas
Q3288541 Veterinária
Com base na Instrução Normativa nº 48, de 14 de julho de 2020, que aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa no contexto do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3288542 Veterinária
De acordo com a Instrução Normativa nº 44, de 17 de setembro de 2013, que institui o Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: A
6: A
7: A
8: B
9: C
10: D
11: B
12: A
13: C
14: A
15: B
16: A
17: D
18: A
19: C
20: C