Questões de Concurso Público Prefeitura de Maragogi - AL 2019 para Jornalista
Foram encontradas 25 questões
As organizações podem contar com equipes de assessorias de comunicação internas ou terceirizadas, cujas funções são:
I. Criar um plano de comunicação (estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais públicos internos e externos);
II. Colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização;
III. Detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico;
IV. Avaliar frequentemente a atuação da equipe de comunicação, visando alcance de resultados positivos.
É correto o que se afirma em:
O Press release é uma ferramenta que faz parte da assessoria de imprensa, ajudando a espalhar a sua mensagem por meio de diversos veículos de comunicação, sejam eles online ou offline.
Sobre Press Release é correto afirmar que:
I. São textos informativos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, sempre positivamente.
II. Pode ser definido como o material informativo distribuído aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. É uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugestão de pauta, mas do ângulo de quem o emite.
III. Uma boa contextualização do fato anunciado ajuda a inserir melhor o conteúdo do comunicado na pauta do veículo.
IV. O teth release direcionado é enviado com exclusividade para um único veículo quando se pretende negociar uma relação mais próxima entre a Assessoria e um órgão específico de imprensa.
Sobre a responsabilidade da Assessoria de Imprensa, função a ser exercida privativa e exclusivamente por jornalistas habilitados, considere os itens a seguir:
I. Relacionamento com os repórteres e editores da mídia.
II. Acompanhamento de entrevistas de suas fontes.
III. Organização de coletivas de imprensa.
IV. Edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos.
V. Preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos.
VI. O Assessor de imprensa dispensa uma estrutura de apoio para envio de releases.
São pertinentes à Assessoria de imprensa:
Sobre tipos de textos jornalísticos e suas principais características, considere as afirmativas a seguir:
I. No que se refere à sua estrutura gramatical, geralmente o texto jornalístico apresenta frases curtas e ideias sucintas, favorecendo, assim, a objetividade do texto.
II. Editoriais são opinativos e precisam ser imparciais, mas costumam ser bastante informativos.
III. A crônica tem sua estrutura marcada por uma sequência de narrativas que possuem marcas subjetivas do autor do texto.
Está (estão) correta(s):
Leia o texto a seguir para responder à questão.
“O Brasil já precisa lidar com alguns sinais bastante evidentes de subdesenvolvimento no campo da saúde, como os frequentes surtos de doenças transmitidas por mosquitos e que um dia já estiveram sob controle no país. Agora, tem de conviver também com a volta de outras doenças que já tinham sido erradicadas graças aos bem-sucedidos programas de vacinação. O sarampo, por exemplo, já assusta várias regiões brasileiras, com epidemias na Região Norte e casos isolados em outros estados das regiões Sul e Sudeste.”
A esse gênero dá-se o nome de.
Leia o texto a seguir para responder à questão:
“Por este raciocínio, dizia-se que quando há um estímulo (como uma mensagem radiofônica) este entraria no indivíduo sem resistências, da mesma forma que uma agulha de seringa penetra a pela humana. Alguns comparavam a ‘entrada’ da notícia no indivíduo ao penetrar de uma bala disparada por arma de fogo.”
O texto refere-se à seguinte Teoria da comunicação:
Julgue os seguintes itens acerca da Multimidialidade.
I. O termo diz respeito a qualquer sistema acompanhado por uma tecnologia multimídia, que transmite uma comunicação por meio de vários meios.
II. Relaciona-se com a forma como o texto será apresentado, sendo um conjunto de linguagens que transmitem uma comunicação através de vários meios, como textuais, gráficos, som, imagem, áudio e vídeos.
III. A multimidialidade refere-se à convergência dos formatos das mídias tradicionais. Mas isso não é possível em função do processo de digitalização da informação e sua disponibilidade em várias plataformas.
Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:
I. A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada - e da linha política de seus proprietários e/ou diretores.
II. A produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.
III. A liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
IV. A prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, é uma obrigação social.
V. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é dever do jornalista:
I. Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. Lutar pela liberdade de pensamento e de expressão;
III. Defender o livre exercício da profissão.
IV. Valorizar, honrar e dignificar a profissão.
V. Colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha quando necessário;
VI. Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a – informação.
VII. Respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão.
Quanto à responsabilidade profissional do jornalista, julgue as assertivas a seguir:
I. O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, caso em que a responsabilidade pela alteração será de seu autor.
II. A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.
III. A opinião manifestada em meios de informação
deve ser exercida com responsabilidade.
Sobre os Deveres do jornalista, examine as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta, considerando as afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas.
( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.
( ) Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.
( ) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
( ) Aceitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.
( ) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo:
Quanto à Linguagem do Jornalismo Científico, julgue as assertivas a seguir:
I. Para melhor comunicar os fatos da ciência, os jornalistas recorrem a múltiplas estratégias permitidas pela linguagem, inclusive uma profusão de metáforas e analogias.
II. Um ponto que está articulado com a questão da linguagem do jornalismo científico localiza-se no afã do divulgador em estabelecer sintonia com um público que o emissor nutre uma imagem demasiadamente imprecisa, quer o considerando com a mesma capacidade que o locutor para a intelecção de assuntos geralmente complexos, quer como alguém destituído de potencialidade para entender o vocabulário básico da ciência ou mesmo da língua do seu país.
III. A redação de um texto jornalístico pressupõe uma interrogação em sua origem e uma resposta em seu conteúdo, escrita em forma opinativa, interpretativa ou informativa, de acordo com o gênero jornalístico proposto inicialmente; ou seja, o jornalista sempre responde a uma ou mais perguntas, quando opina, interpreta ou informa sobre os fatos.
Está (estão) correta(s):