Questões de Concurso Público Prefeitura de Maragogi - AL 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 25 questões

Q1740096 Psicologia
Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, resolução CFP nº 010/05, são princípios fundamentais, exceto:
Alternativas
Q1740097 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais do psicólogo:
Alternativas
Q1740098 Psicologia
É vedado ao psicólogo, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, exceto:
Alternativas
Q1740099 Psicologia
Analise os itens abaixo, segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
I. Caberá aos psicólogos docentes ou supervisores esclarecer, informar, orientar e exigir dos estudantes a observância dos princípios e normas contidas neste Código. II. O psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão. III. O psicólogo, ao participar de atividades em veículo de comunicação, zelará para que as informações prestadas disseminem o conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão.
Está correta a alternativa:
Alternativas
Q1740100 Psicologia
Existem diversos critérios de normalidade e anormalidade em psicopatologia. Segundo Dalgalarrondo (2019), a adoção de um ou de outro depende de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional ou da instituição em que ocorre a atenção à saúde. São critérios de normalidade utilizados em psicopatologia, segundo Dalgalarrondo (2019), exceto:
Alternativas
Q1740101 Psicologia
Segundo Dalgalarrondo (2000), a Síndrome de Ansiedade Generalizada se caracteriza pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte dos dias, por pelo menos seis meses ou mais. São sintomas da Síndrome de Ansiedade Generalizada, exceto:
Alternativas
Q1740102 Psicologia
Os quadros depressivos se caracterizam “[...] por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e congnitivos, relativos à autovaloração, à volição e à psicomotricidade” (DALGALARRONDO, 2000). Segundo o autor, existem vários subtipos de síndromes depressivas. Faz parte das características da DISTIMIA:
Alternativas
Q1740103 Psicologia
“Preocupar-se de forma excessiva com sujeira, ter dúvidas intermináveis, sentir necessidade de verificar repetidamente portas e janelas ou o gás, ser atormentado por pensamentos indesejáveis, acumular grande quantidade de objetos sem utilidade, apresentar preocupações exageradas com ordem, alinhamento ou simetria são alguns dos sintomas do TOC” (CORDIOLI, 2014). De acordo com o autor, são características das OBSESSÕES no Transtorno Obsessivo-Compulsivo, exceto:
Alternativas
Q1740104 Psicologia
“O comportamento alimentar, apesar de sua aparente banalidade na vida cotidiana, é um fenômeno humano complexo e de importância central.” (DALGALARRONDO, 2000). Sobre os transtornos do comportamento alimentar, julgue os itens abaixo:
I. É caracterizada pela perda de peso auto-induzida por abstenção de alimentos que engordam. II. Tem como característica a perda de peso auto-induzida por comportamentos de exercícios físicos excessivos ou uso de diuréticos. III. É compreendida como a distorção da imagem corporal, quando, apesar de muito emagrecido, o paciente se percebe acima do peso, acreditando estar gordo. IV. Se caracteriza pela preocupação persistente com o comer e um desejo irresistível de comida, sucumbindo o paciente a repetidos episódios de hiperfagia.
Caracterizam o quadro de ANOREXIA NEVOSA os itens:
Alternativas
Q1740105 Psicologia
A lei nº 10.216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, afirma que são direitos da pessoa portadora de transtorno mental, exceto:
Alternativas
Q1740106 Psicologia
Sobre os tipos de internação psiquiátrica, de acordo com a lei nº 10.216, está correto:
Alternativas
Q1740107 Psicologia
Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional (Resolução CFP Nº 09/2018). Considere as fontes de informação abaixo:
I. Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo; II. Entrevista psicológica, anamnese. III. Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas em grupo. IV. Técnicas ou instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão. V. Documentos técnicos como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.
São consideradas fontes de informação complementares:
Alternativas
Q1740108 Psicologia
Os testes psicológicos, para serem reconhecidos para uso profissional de psicólogas e psicólogos, devem possuir consistência técnico-científica e atender a requisitos mínimos obrigatórios. Segundo a Resolução CFP Nº 09/2018, são requisitos obrigatórios, exceto:
Alternativas
Q1740109 Psicologia
De acordo com a Resolução de fiscalização e orientação nº11/2019 do Conselho Federal de Psicologia, sobre as competências, está incorreto:
Alternativas
Q1740110 Psicologia
No que diz respeito ao código de processamento disciplinar do profissional, estão impedidos de exercer a função de relatora(or), mediador, membro de Comissões e perito, em qualquer instância, bem como de votar ou participar do processo, de acordo com a resolução nº11/2019 do CFP, exceto:
Alternativas
Q1740111 Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia “estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão de Orientação Sexual”, Resolução CFP nº 1/1999. De acordo com a resolução citada, julgue os itens abaixo:
I. Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão notadamente aqueles que disciplinam a não discriminação e a promoção e bem estar das pessoas e da humanidade. II. Os psicólogos deverão contribuir, com o seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentem comportamentos ou práticas homoeróticas. III. Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendendo a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados. IV. Os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa sobre o tema em nenhuma hipótese.
Estão corretos os itens:


Alternativas
Q1740112 Psicologia
A Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para elaboração de documentos escritos produzidos pelos psicólogos no exercício profissional, constitui diversas modalidades de documentos psicológicos. De acordo com a resolução citada, a DECLARAÇÃO abrange as seguintes informações, exceto:
Alternativas
Q1740113 Psicologia
“[...] consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita” (art. 10, Resolução CFP nº 06/2019). O artigo citado se refere ao documento psicológico:
Alternativas
Q1740114 Psicologia
São itens que compõem o Relatório Psicológico, exceto:
Alternativas
Q1740115 Psicologia
De acordo com as teorias da aprendizagem, fazem parte do conceito de CONDICIONAMENTO RESPONDENTE, exceto:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: D
6: E
7: A
8: E
9: B
10: D
11: E
12: E
13: A
14: A
15: A
16: A
17: B
18: B
19: D
20: C