Questões de Concurso Público Prefeitura de Vertentes - PE 2019 para Professor de História
Foram encontradas 32 questões
I. A disseminação da Peste Negra na Europa Medieval provocou um violentíssimo processo de retração econômica onde a mão-de-obra disponível se tornava bem menor e, consequentemente, dificultava o equilíbrio entre a produção agrícola e a demanda alimentar. II. Enquanto o feudalismo se estruturava na Europa, no Japão ocorria a decadência dos samurais. III. Nos centros urbanos, ocorreram revoltas de artesãos, que reivindicavam junto à burguesia mais espaço nas decisões políticas dos governos dos burgos.
Está (estão) correta(s):
I. As inovações tecnológicas como a invenção da charrua e o uso de adubos, propiciaram uma redução da produção agrícola. II. Os alimentos que não eram consumidos dentro dos feudos passaram a ser vendidos nos burgos. III. As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal. IV. Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo. V. Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos.
Está (estão) correto(s):
I. As propostas de mudança tinham como objetivo deixar de lado a antiga tradição intelectual medieval, baseada somente nos ensinamentos da Igreja. II. As universidades laicas não priorizavam a leitura dos textos clássicos da Antiguidade. III. O Renascimento alcançou seu maior esplendor em algumas cidades da península Itálica (como Florença), na região dos Países Baixos e no território hoje conhecido como Alemanha. IV. Os humanistas, ao ensinar disciplinas voltadas para os estudos humanos como Filosofia, Gramática, História e Matemática, formariam profissionais capazes de cuidar dos novos negócios em expansão nas cidades.
( ) Com a invenção da técnica da perspectiva, as figuras passaram a ser representadas em três dimensões: altura, largura e profundidade. ( ) Leonardo da Vinci foi o inventor do que pode ser chamado de antecessor do helicóptero, que seria fabricado séculos depois. ( ) A partir do século XIV os artistas passaram a se preocupar em dar mais realismo às suas obras, tanto na pintura como na escultura. ( ) Destaca-se o coletivismo, uma doutrina que valoriza o conhecimento coletivo e liquidificação das personalidades.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
( ) Foi durante o governo de presidente paulista Rodrigues Alves (1902-1906) que a capital do país passou pela principal e mais dramática mudança em seu aspecto urbano. ( ) Em São Paulo, a riqueza do café transformava a cidade acanhada em uma grande e eclética metrópole. ( ) Nos sertões da Bahia, a população pobre passou a agrupar-se em torno de um beato, chamado Antônio Conselheiro. ( ) O coronelismo foi um traço caraterístico da política na Primeira República.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
I. Caráter de independência. II. Caráter republicano. III. Organizada pela elite intelectual e econômica. IV. Deter e atravancar a implantação de manufaturas no Brasil. V. Estavam sobre influência dos ideais iluministas. VI. Ameaça de derrama em Minas Gerais. VII. Criação de uma universidade pública na cidade de Vila Rica.
I. A Conjuração Baiana foi a mais ampla e popular das rebeliões coloniais brasileiras. II. Dela participaram padres, profissionais liberais (como médicos e advogados), alguns membros da elite intelectual e, sobretudo, pessoas dos grupos sociais mais pobres, como sapateiros, ex-escravos, soldados e vários alfaiates. III. Liderados por João de Deus, Manuel Faustino dos Santos, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens, um grupo de populares passou a organizar a revolta. IV. No dia 12 de agosto de 1898, os organizadores da revolta espalharam cartazes pela cidade proclamando o início da rebelião.
Estão corretas as afirmativas: