Questões de Concurso Público Prefeitura de Vertentes - PE 2019 para Professor de História
Foram encontradas 6 questões
I. Cabe ao professor ensinar como questionar uma obra, como também promover momentos em que seus alunos possam lê-la mais criticamente, mediante comparação e confrontação com outras obras que se distinguem por enfocarem abordagens diferenciadas. II. Cabe ao professor, no momento em que os alunos forem organizar os seus conhecimentos históricos, promover debates sobre a construção de suas próprias obras de conteúdos históricos: que ponto de vista irão defender e como irão comunica-lo, quais os sujeitos, fatos e tempo histórico que irão privilegiar e o que está fundamentando suas escolhas. III. Valorizar trabalhos de leitura crítica significa optar por aprendizagens qualitativas e não simplesmente quantitativas, que visam, por exemplo, apenas o acesso a informações históricas de caráter cumulativo. IV. É dispensável que o professor considere que tanto as informações mais explícitas nas obras quanto aquelas obtidas por leituras críticas contribuem para a ampliação do repertório cultural e histórico de seus alunos.
Estão corretos:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, diante da proposta ampla de possibilidades de aprofundamentos de estudos, cabe ao professor:
I. Fazer recortes e selecionar alguns aspectos considerados mais relevantes, tendo em vista os problemas locais e/ou contemporâneos.
II. Desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de história com outras áreas de conhecimento.
III. Avaliar o seu trabalho ao longo do ano, refletindo sobre
as escolhas dos conteúdos priorizados, as atividades propostas e os materiais didáticos selecionados, para replanejar a sua proposta de ensino de um ano para o outro.
I. Criação de rotinas diárias e semanais de atividades, organizando-as em quadros de horário ou agendas, que possibilitem às crianças se organizar de modo autônomo em relação aos acontecimentos e estudos de cada dia e da semana. II. Nas rotinas diárias, registro com os alunos do dia da semana e do mês, do mês e do ano, dos aniversários, festas, feriados, dias de descanso, acontecimentos do passado e do presente que estão estudando. III. Observação, registro e levantamento de hipóteses sobre as repetições dos fenômenos naturais, como dia e noite, mudanças das fases da Lua, da posição do Sol no céu, na vegetação, mudanças na temperatura, nos ventos. IV. Criação de calendários sustentados nessas mudanças observadas em relação aos elementos naturais, estabelecendo periodicidades de um mês para o outro, ou de ano para o outro.
Estão corretas as afirmativas:
I. De acordo com Libâneo, entendida como método de ensino, a Didática surge junto com o processo de institucionalização escolar que impôs a necessidade de uma intervenção direta, sistematizada e intencional da ação pedagógica. II. Libâneo não defende o diálogo e a união entre a Didática Geral, outras ciências da Educação e as especificidades disciplinares, constituindo-se a Didática Geral como disciplina integradora. III. Conforme Libâneo, a advertência serve para ratificar que, no ensino das disciplinas específicas, não é suficiente deter seu conteúdo, é igualmente importante dominar a Didática e a metodologia própria daquela disciplina e, assim, compreender o ensino em sua totalidade.
Está (estão) correta(s):
I. No Brasil, os defensores das propostas da Escola Nova sugeriam a utilização dos recursos audiovisuais, em especial do cinema (que havia tido um espetacular desenvolvimento nas décadas de 10 e 20), como uma maneira de estimular e tornar o processo de aprendizagem interessante para o educando. II. A linguagem própria da imagem, quando utilizar filmes, auxiliará na construção do conhecimento histórico do aluno, construção esta que passa por elaboração de operações mentais, para resultar em efeitos sociais. III. Os efeitos sociais da aprendizagem de História se sintetizam e se consolidam na consciência histórica que, segundo Rusen, é a forma de consciência humana que está relacionada imediatamente com a vida humana prática.