Questões de Concurso Público Câmara de Petrolina - PE 2019 para Agente Administrativo
Foram encontradas 40 questões
Analise os itens abaixo:
I. No trecho “Mas o “se” não veio.” (l. 3), a palavra destacada é classificada como substantivo.
II. No trecho “...para segurar a onda e para não se desconectar de si mesma.” (linha l.4), o vocábulo destacado classifica-se como conjunção, pois liga as duas orações.
III. Em “Se você mandar eu procurar minha turma, acredite, tomarei como carinho.” (l. 26), a palavra destacada é classificada como conjunção.
IV. Em “...e você se dá conta de que alguns não são da sua turma.” (l. 12), o termo destacado classifica-se como pronome.
Analisados os itens, pode-se afirmar que:
“Passou de 1 mil o número de mortos pelo ciclone que devastou Moçambique, Zimbábue e Malaui. Segundo a agência Associated Press, o número de vítimas deve aumentar. Inclusive, talvez nunca se chegue a um total de mortos definitivo. Isso porque ainda há um número desconhecido de desaparecidos, e ainda existe o risco relacionado às doenças decorrentes dos alagamentos. O ciclone tocou o solo de Moçambique em 14 de março e deixou rastro de destruição pelos três países por onde passou. Os ventos ultrapassaram 140 km/h. Por causa dos estragos, dezenas de ONGs, organizações internacionais e governos de países enviaram ajuda humanitária com alimentos e equipamentos de saúde.”
Fonte: www.g1.globo.com
Assinale a alternativa que traz o nome do ciclone que causou a tragédia citada no trecho acima:
O Acordo das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Acordo de Paris), assinado em 2015, constitui um marco na luta da comunidade internacional para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Sobre esse acordo, analise os itens a seguir:
I. Uma grande novidade do acordo é o fato de ele não determinar metas uniformes para todos os países participantes, ou seja, cada país indica as metas voluntárias que pretende cumprir.
II. O conceito denominado “responsabilidades comuns, porém diferenciadas", sustentado por países como o Brasil, traz como um dos aspectos-chave do Acordo de Paris a subvenção às ações em países em desenvolvimento, com previsão de um fundo comum no valor mínimo de US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020.
III. A contribuição brasileira às metas do acordo abrange o aumento da participação de energias renováveis em sua base energética, mas não abarca pactos no âmbito florestal, seja de redução do desmatamento, seja de reflorestamento.
Analisados os itens, pode-se afirmar que:
Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (1972), a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é a que diz respeito ao desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Atribua “V” se verdadeiro ou “F” se falso para o que se afirma a seguir sobre desenvolvimento sustentável:
( ) O desenvolvimento sustentável tem como uma de suas metas reduzir o acúmulo de gases poluentes na atmosfera.
( ) Para que haja desenvolvimento sustentável, é necessário o cumprimento dos requisitos ambientais para a continuidade, através do tempo, dos padrões de produção e do consumo desejados; por esse ângulo, contraria o crescimento econômico puro e restrito.
( ) O desenvolvimento sustentável recomenda redução do uso de matérias-primas e produtos, o aumento da reciclagem e a reutilização.
( ) Erradicar a pobreza em todas as suas formas e lugares, promover uma educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico são alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
A sequência correta, no sentido de cima para baixo, é:
“A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington, por William Gown, que disse a um pequeno grupo de pessoas interessadas no desenvolvimento dos países com déficit de alimentos: “é a Revolução Verde, feita à base de tecnologia, e não do sofrimento do povo”. A implantação de novas técnicas agrícolas iniciou-se no fim da década de 1940, porém os resultados expressivos foram obtidos durante as décadas de 1960 e 1970, onde países em desenvolvimento aumentaram significativamente sua produção agrícola.”
Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm
A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, começaram a implantar medidas em conformidade com a Revolução Verde.
Assinale a alternativa que indica características desse movimento:
“A digitalização na sociedade contemporânea é um fato. Difícil pensarmos nosso cotidiano sem a presença de algum dispositivo que transforma em bits simples operações como olhar as horas ou assistir à televisão. A digitalização hoje ocorre em rede mundial, conectando computadores, dispositivos e especialmente pessoas. Na cena organizacional, a realidade digital é inerente ao próprio funcionamento de uma empresa. Não importa o seu tamanho ou campo de atuação, o uso de computadores é indispensável.”
Fonte:http://www.eca.usp.br/departam/crp/cursos/posgrad/gestcorp/organicom/re_vista10-11/161.pdf
Com base na leitura do texto acima, podemos afirmar que a comunicação digital trouxe novos desafios para a estratégia de intercomunicação das instituições, na medida em que:
Quanto à segurança pública no Brasil, analise os itens abaixo:
I. O Congresso recentemente aprovou lei que torna o assédio sexual um crime federal. O mesmo, entretanto, não se deu com a importunação sexual, como desejava a bancada feminista do Congresso Nacional.
II. No Brasil, grupos e facções criminosos atuam mormente nas periferias dos grandes centros urbanos, entretanto, sua presença tem sido identificada também no interior do país.
III. Segundo os setores de inteligência das polícias estaduais, o número de crianças e adolescentes que vivem nas comunidades que aceitam trabalhar para facções criminosas é ínfimo.
Analisados os itens, pode-se afirmar que:
“O aumento da escolaridade da população brasileira fez crescer a parcela de trabalhadores com mais anos de estudo no mercado de trabalho e elevou em 12% a renda média dos ocupados entre 2012 e 2018, segundo exercício feito pelo Banco Central (BC). De 1992 a 2018, aumentou de 5,8 para 9,9 a média de anos de estudo da população ocupada no Brasil. Um dos efeitos desse movimento foi o crescimento da parcela de trabalhadores que têm pelo menos o ensino médio, enquanto a fatia dos que têm até o ensino fundamental completo caiu.”
Embora seja verificado um aumento na quantidade de anos de estudos do trabalhador brasileiro, ainda é uma média muito baixa. No
mercado de trabalho, pouca instrução é igual a baixa remuneração ou desemprego. Na atualidade, a necessidade de maior
escolaridade do trabalhador decorre: