Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaguaribe - CE 2020 para Professor - Geografia

Foram encontradas 19 questões

Q1691018 Geografia
Leia o trecho a seguir: “A invenção do telégrafo permitiu que os preços de fechamento do trigo em Buenos Aires, Chicago e Danzig fossem impressos no dia seguinte, quando se abria o mercado de commodities em Liverpool e Londres. Exigiu grandes investimentos em infraestruturas físicas duradouras, que alteraram a superfície terrestre e facilitaram os fluxos geográficos de mercadorias e capital-dinheiro. Desde a época de Marx, inovações e investimentos desse tipo assumiram um lugar de destaque na história tecnológica do capital” (HARVEY, David. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. David Harvey. 2018, p. 132).
O trecho escrito por Harvey (2018, p.132) revela o modo como a técnica de comunicação é imbricada ao fluxo de circulação de mercadorias e capital-dinheiro. Esses componentes aliam-se pois:
Alternativas
Q1691019 Geografia
Leia com atenção o fragmento a seguir: “O território, sendo um fator constante em meio à variação dos acontecimentos humanos, representa em si e por si um elemento universal. É por isso que sua importância na história foi primeiramente reconhecida através da filosofia. Montesquieu e Herder não se propuseram absolutamente a resolver problemas sociológicos ou geográficos quando tomaram em consideração as relações existentes entre os povos ou os Estados e os seus territórios, mas pretenderam apenas compreender a missão e o futuro do homem estudado no seu ambiente físico, que, segundo a concepção de Herder e de Ritter, foi preparado deliberadamente por ele para que pudesse realizar aqui seu desenvolvimento segundo o projeto do Criador”. (RATZEL, Friedrich. O território e o progresso. In: Ratzel / Antonio Carlos Robert Moraes (org), 1990, p. 80-81).
Com base na tradução do trecho escrito por Ratzel, o território, uma das principais categorias de análise em Geografia é entendido como:
Alternativas
Q1691020 Geografia
O trecho que se segue relaciona-se com as concepções temáticas existentes no ensino de Geografia. Leia com atenção: “A reação aos temas ditos consagrados, como os da Geografia Física, foi objeto de muitas polêmicas. A introdução de novos temas mais ligados à vida trouxeram a efervescência necessária para o delineamento de uma “Geografia Crítica”. Tais temas, alguns fortemente marcados pela economia política, surgiram através da análise do papel do Estado, das multinacionais, do blocos econômicos, da burguesia, da imprensa, das relações internacionais, da Guerra Fria, da luta de classe, do desarmamento, das minorias, enfim, praticamente tudo ficou cabendo dentro das aulas de Geografia.” (SILVA, Jorge Luiz Barcellos. O que está acontecendo com o ensino de Geografia? – primeiras impressões. In: Geografia em Perspectiva / Nidia Nacib Pontuschka, Ariovaldo Umbelino de Oliveira (org.), 2015, p.316).
Segundo as constatações de Silva (2015, p. 316), os temas ensinados em Geografia:
Alternativas
Q1691021 Geografia
Faça a leitura do trecho seguinte: “Acredito que a renovação do pensamento e do ensino da Geografia pósredemocratização (pós-1985) e pós renovação da AGB (Congresso de 1978) sofreu uma redução. Uma hipótese: creio que a queda do socialismo real (URSS e Europa Oriental) jogou um “balde de água fria” nos marxistas/materialistas, que era um grupo bem polêmico e vanguardista, portanto, renovador. Isso se refletiu nos professores em geral; afinal, muitos que se engajavam na Geografia Crítica tinha o marxismo (não raro de cunho bem positivista e dogmático) como base de apoio. Quando um referencial teórico importante para as ciências humanas, como o materialismo está em crise, esta reproduz uma apatia, uma inércia, um desanimo. Até termos novas teorias para estimular novas práticas, leva tempo.” (KAERCHER, Nestor. O gato comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de Geografia. In: In: Geografia em Perspectiva / Nidia Nacib Pontuschka, Ariovaldo Umbelino de Oliveira (org.), 2015, p.223).
A reflexão posta por N. Kaercher (2015, p. 223) destaca uma importante constatação hoje feita por pesquisadores em educação geográfica. A crítica de Nestor tem a ver com:
Alternativas
Q1691022 Geografia

Observe as duas figuras a seguir:


 Imagem associada para resolução da questão         Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Oliveira et al 2014. Disponível em:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-2170201

Acesso em: 17 set 2020. 



Destacando as duas representações espaciais presentes na imagem (a) e (b), identifique que tipo de representações elas são, o que representam e para quais contextos e conteúdos elas são mais indicadas:  

Alternativas
Q1691023 Geografia
Leia o trecho a seguir: “A multiplicidade das expedições científicas e militares traduzia a aventura dos tempos modernos. As associações científicas davam apoio às expedições, nos moldes da Associação Africana, fundada em Londres em 1788, com duplo objetivo: o de explorar a África, com a finalidade de descobrir e de revelar esse continente à cultura ocidental, e abrir novos domínios comerciais britânicos naquele continente.”. (LENCIONI, Sandra. A Geografia como Ciência e a Região como Objeto de Estudo. In: Região e Geografia. / Sandra Lencioni. 1999, Edusp, p. 74).
No cerne da origem do discurso geográfico, desenvolvido ao longo do século XIX, nota-se que:
Alternativas
Q1691024 Geografia
Analise o Modelo Digital de Superfície (MDS) da cidade de Salvador-BA, a seguir:
 Imagem associada para resolução da questão
Modelo Digital de Superfície (MDS), Salvador-BA. Disponível em: http://cartografia.salvador.ba.gov.br/images/cartografia/noticias/Foto4_MDS.png. Acesso em 16 set 2020.

A representação espacial do MDS, pode ser aplicado, principalmente, em contexto de análise: 
Alternativas
Q1691025 Geografia

Leia o trecho a seguir:


“Azevedo passa a seguir a traçar o quadro descritivo da base física. O modo de tratamento e o conteúdo teórico são os mesmos do Tratado, começando-se pelo capítulo do clima. O conceito e tipologia de clima são os da classificação climática de De Martonne, que este tira de Hann, baseada em linha direta da posição astronômica dos lugares, que Azevedo mescla com a classificação climática de Koppen por sua visualidade da relação clima-vegetação, mais apropriada ao trabalho do combinado mapa-foto, em que o clima é descrito ao tempo que é visualizado na imagem fotográfica correspondente de formas de vegetação”.

(MOREIRA, Ruy. A Geografia que se faz e se ensina no Brasil. In: O Discurso do Avesso: para crítica da Geografia que se ensina / Ruy Moreira, 2019, p. 169).


De acordo com as ideias de R. Moreira, o ensino de Geografia é imbuído de um discurso particularmente moldado pelo corpo de discussões que é feito no âmbito epistêmico, das universidades. Considerando o excerto, sobre as influências de Aroldo de Azevedo quanto ao discurso geográfico elaborado nas instituições de ensino nas décadas de 1930 e 1940, registra-se que:

Alternativas
Q1691026 Geografia
O relevo é entendido como uma síntese entre os fatores endógenos, próprios dos elementos construtores da estrutura interna da Terra, e os fatores exógenos, dos agentes modeladores, componentes atmosféricos que esculpem a paisagem. Observe o modelo a seguir, presente no trabalho de Lana & Castro (2012):  

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Lana & Castro, 2012, p. ??. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318807585_Evolucao_historica_e _filosofica_do_conceito_de_nivel_de_base_fluvial Acesso em 16 set 2020.

Marque a alternativa que corresponda à teoria que explica a mudança da forma de relevo e o teórico responsável por sua conceituação: 
Alternativas
Q1691027 Geografia

Analise o modelo a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Lana & Castro, 2012, p. ??. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318807585_Evolucao_historica_e _filosofica_do_conceito_de_nivel_de_base_fluvial Acesso em 16 set 2020.


O bloco-diagrama localizado na parte de baixo do esquema traz as relações que existem no curso fluvial. Em relação ao nível de base de deposição, entendemos como sendo:

Alternativas
Q1691028 Geografia
“São cinco os campos de conhecimentos para desenvolver o raciocínio geográfico: (1) os processos cognitivos, (2) os conceitos de relações espaciais, (3) a representação espacial, (4) as categorias e princípios geográficos e (5) a situação geográfica. Para esse relacionamento, incorporamos os três campos de conhecimentos do pensamento espacial e asseguramos o vocabulário geográfico, para que a finalidade seja o desenvolvimento do raciocínio geográfico”. (CASTELLAR & DE PAULA, O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, vol. 10, nº19, 2020, p. 300).
Relacione corretamente o significado dos cinco campos de conhecimentos para o raciocínio geográfico:

A Situação geográfica e categorias da Geografia. B Conceitos de relações espaciais. C Representações espaciais. D Processos cognitivos.

( ) Podem ser entendidos como os atributos que pertencem à geometria do mapa ou de qualquer outra representação espacial, capturando elementos da espacialidade. ( ) Funcionam como palavras de ordem que gera a ação mental e o quadro de operações de um sujeito sobre um objeto estudado, em diferentes níveis de complexidade de raciocínio. ( ) Um conjunto sistêmico de eventos que ocorre em uma paisagem, lugar, território ou região, início e finalidade da construção da investigação geográfica de um fenômeno/processo. ( ) Considera toda e qualquer produção gráfica e imagética que pode ser usada como objeto de observação e investigação em uma prática.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas
Q1691029 Geografia
O esquema a seguir mostra diferentes processos de gênese de formas de ocorrência específica em ambientes cársticos, observe com atenção:
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: LAURIANO, Rafael, 2012. Disponível em: http://www.lageo.ufpr.br/site/wpcontent/uploads/2013/11/tcc_rafael_2012.pdf Acesso em: 16 set 2020.

Compare as definições sobre cada uma das feições do relevo a partir do esquema com as afirmações a seguir, anotando V, para Verdadeiro e F, para Falso.
( ) Estalactites e estalagmites são formados pelo processo de intemperismo químico e físico, a partir da ação do vento que preenche o espaço entre as falhas geológicas cársticas. ( ) O pavimento calcário é uma parte mais superior do relevo, a primeira camada a entrar em contato com os agentes modeladores do relevo e receber toda interferência atmosférica, sendo composta basicamente de cálcio, sílica e ferro. ( ) As trocas entre a vegetação e os componentes da atmosfera, principalmente da exosfera e da mesosfera, atuam de modo ativo na formação de colunas, que são grandes fissuras geológicas entre partes que contem mais calcário e partes que contem menos calcário. ( ) Surgências são feições geradas a partir do fluxo de rios subterrâneos em camadas impermeáveis, que reaparecem, assim como os sumidouros.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas
Q1691030 Geografia
Leia o trecho de D. Harvey (1980, p. 86):
Necessidade é conceito relativo. As necessidades não são constantes porque elas são categorias da consciência humana e desde que a sociedade se transforma, a consciência da necessidade transforma-se também. O problema é definir exatamente em que a necessidade é relativa, e entender como as necessidades surgem. As necessidades podem ser definidas a respeito de um número de diferentes categorias de atividade – permanecendo estas completamente constantes no tempo; podemos enumerar nove delas: 1 alimento, 2 habitação, 3 cuidados médicos, 4 educação, 5 serviço social e ambiental, 6 bens de consumo, 7 oportunidades de lazer, 8 amenidades de vizinhança, 9 facilidades de transporte. (HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. Hucitec 1980, p. 86).
O argumento de D. Harvey sobre o que é necessidade, pode representar um processo específico da cidade capitalista que produz desigualdades e injustiças sociais, principalmente em metrópoles e cidades de países latinoamericanos:
Alternativas
Q1691032 Geografia

Observe o bloco-diagrama a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: UFS (Universidade Federal do Sergipe). Disponível em https://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/1550141602201 2Geomorfologia_Estrutural_Aula_6.pdf Acesso em 18 set 2020



O processo de rastejo é muito comum em áreas de morros, morrotes nos Estados brasileiros que são sustentados por morfoestruturas de escudo cristalino. Partindo das informações descritas, o esquema e seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor representa a explicação sobre o rastejo:
Alternativas
Q1691033 Geografia
O mapa a seguir demonstra a vulnerabilidade na contaminação de aquíferos, no município de Camaçari-BA:
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: MELO & SALLES, 2019. Vulnerabilidade à contaminação do aquífero em Camaçari-BA: uma aplicação dos métodos GOD e GODS. Disponível em: http://www.editora.ufc.br/images/imagens/pdf/geografiafisica-e-as-mudancas-globais/443.pdf Acesso em: 15 set 2020.

Sobre o método cartográfico e o emprego de variáveis visuais, assinale a alternativa que represente melhor a aplicação:
Alternativas
Q1691034 Geografia
O mapa a seguir representa a precipitação acumulada no Brasil e na América do Sul:
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: INMET (Instituto Nacional de Metereologia). Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/noticias/informativo-meteorol%C3%B3gicosemanal-n%C2%BA-36-14-09-2020 Acesso em: 17 set 2020.

Identificando a distribuição das massas de ar pela América do Sul, as manchas na região Sul do Brasil:
Alternativas
Q1691035 Geografia
Observe o esquema a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: CPTEC INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Disponível em: http://ftp.cptec.inpe.br/ariane/biblio/apostila_estabilidade_atm_itajuba .pdf Acesso em 18 set 2020.

O esquema acima representa um processo climático natural, que ocorre a partir da circulação de ar na camada troposférica. Esse processo é:
Alternativas
Q1691036 Geografia
Para o ensino de Geografia, o uso de mapas tornou-se indispensável no papel de comunicar dados e informações necessárias para tratar sobre um assunto, apresentar bases argumentativas e pavimentar o caminho da investigação. Para isso, J. Bertin (1973), a partir da Teoria da Comunicação e Gráfica, a semiologia gráfica, como proposta teórica e metodológica que fundamentou a linguagem cartográfica a partir do método de emprego de variáveis visuais. Observe o esquema sobre as variáveis visuais a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ROSOLEM, Natália. Um breve histórico sobre os Estudos de Semiologia Gráfica no Brasil. 2017. Acesso em: 18 set 2020.

Com base no quadro organizado por N. Rosolem (2017), da associação entre variáveis visuais e as propriedades perceptivas mais significativas, escolha a melhor resposta que representa objetos ou fenômenos espaciais mais indicados para as respectivas significantes e significados.
Alternativas
Q1691037 Geografia
Analise as definições sobre as rochas sedimentares a seguir e escolha V, para Verdadeiro e F, para Falso.
( ) Apatitas e quartzos são rochas particularmente formadas pela deposição de grandes quantidades de feldspato ortoclásio, sedimentos ricos em cálcio, sílica e magnésio. ( ) A calcopirita compõe mais de 22,5% das rochas sedimentares, por ser um mineral especialmente formados em grandes reservatórios de água ricos em sais minerais, sulfeto de enxofre. ( ) A barita, sulfeto de bário, não pode estar associada a rochas sedimentares, porque em contextos físico-químicos em que se situam grandes concentrações de bário não é possível haver sedimentação, sendo a barita específica de formações graníticas. ( ) A coquina e o conglomerado são rochas sedimentares clásticas que participam da demanda econômica do setor de construção civil, não servindo como rochas indicadores, testemunhas de outras eras e períodos geológicos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: A
6: B
7: C
8: D
9: B
10: A
11: C
12: D
13: D
14: B
15: A
16: A
17: C
18: B
19: A