Questões de Concurso Público CRECI - 20ª Região (MA) 2021 para Analista Superior Fiscal
Foram encontradas 10 questões
TEXTO I
(...) Antigamente aqui era o mar. Nas grandes e negras pedras dos alicerces do trapiche as ondas ora se rebentavam fragorosas, ora vinham se bater mansamente. A água passava por baixo da ponte sob a qual muitas crianças repousam agora, iluminadas por uma réstia amarela de lua. Desta ponte saíram inúmeros veleiros carregados, alguns eram enormes e pintados de estranhas cores, para a aventura das travessias marítimas. Aqui vinham encher os porões e atracavam nesta ponte de tábuas, hoje comidas. Antigamente diante do trapiche se estendia o mistério do mar-oceano, as noites diante dele eram um verde-escuro, quase negras, daquela cor misteriosa que é a cor do mar à noite.
AMADO, J. Capitães da Areia. Rio de Janeiro: Record/Altaya, 1998. p. 19.
O trecho do TEXTO I, do romance Capitães da Areia, enfatiza
os aspectos físicos de um cenário. Para composição dessa
cena, o autor
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
ANDRADE, C. D. de. Quadrilha. Em: Poesia completa. Rio de Janeiro:
Nova Aguilar, 2006. p. 26.
Sobre o trecho do poema “Quadrilha”, analise as afirmativas a seguir:
I. A reiteração sucessiva do pronome relativo “que” no poema é um elemento de progressão textual, pois indica a repetição das ações dos personagens.
II. O trecho do poema enfatiza o futuro do pretérito do indicativo marcado pela sucessão de repetição do verbo amava.
III. A repetição do pronome “que” poderia ser evitada pela utilização dos sinais de pontuação: vírgula ou ponto e vírgula sem comprometer o sentido.
É correto o que se afirma
Concordância é uma propriedade gramatical das línguas naturais que reflete certas relações sintáticas estabelecidas entre termos da oração e entre termos internos aos sintagmas. Sobre a concordância nominal e a concordância verbal, atribua V para verdadeiro e F para falso:
( ) Percebi que a garota é meia ortodoxa.
( ) Os alunos leram bastantes livros durante as aulas.
( ) Os alunos acharam bastante difíceis as atividades.
( ) 58% acham difícil escolher o melhor professor.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
Analise a frase a seguir e assinale a alternativa em que é seguida a mesma regra de regência verbal, de acordo coma norma culta da Língua Portuguesa.
Nas férias, ela o visitou no interior.
Assinale a alternativa que, de acordo com as regras da nova ortografia da Língua Portuguesa, apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas abaixo.
Em datas festivas, quer uma _______ sobre o que presentear? Escolha _______. É um objeto que com ____________ passa de geração em geração, contribuindo para ficar viva a história de uma família.
Considerando as regras da norma culta para colocação pronominal, analise as afirmativas a seguir:
I. Em “Os funcionários nunca te respeitaram” tem-se uma próclise que possui um vocábulo de sentido negativo como fator de atração.
II. Em “Por que nos tratou daquela maneira?”, a colocação pronominal se justifica pelo pronome interrogativo ser o fator de atração.
III. Em “Não conformar-nos-emos em ser para sempre o país do futuro?”, a mesóclise deve se realizar com o verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito, mesmo que vier precedido de fator de atração.
É correto o que se afirma
Na frase “Eu me recuso à aprender a lição”, a utilização da crase, de acordo com a norma culta da língua, se configura como inadequada porque
I. nas locuções adverbiais formadas de um substantivo feminino que indica instrumento, utiliza-se apenas a preposição.
II. antes de substantivos masculinos não se emprega o artigo definido feminino.
III. as formas verbais não podem ser determinadas por artigos definidos, não havendo, portanto, a possibilidade de ocorrer preposição a + artigo feminino.
É correto o que se afirma
Analise as afirmativas a seguir sobre as conjunções:
I. Em “Feche a porta, pois está começando a chover”, tem-se uma conjunção explicativa, pois justifica a ideia da oração a que se refere.
II. Em “Ela tentou chegar no horário, porém não conseguiu”, tem-se uma conjunção adversativa, pois expressa a ideia de contraste.
III. Em “Não demore, que a aula vai iniciar”, tem-se uma conjunção explicativa, pois explica o motivo para não demorar.
É correto o que se afirma