Questões de Concurso Público IGP-SC 2017 para Perito Criminal Bioquímico
Foram encontradas 19 questões
Durante um processo de investigação, duas substâncias isoladas apresentaram espectros de infravermelho diferentes. De acordo com as estruturas abaixo, quais são as bandas de vibração associadas com as funções em S1 que as diferenciam?
Ácido cítrico e coniína são dois metabólitos encontrados em plantas. Coniína causa paralisia respiratória. Em um extrato aquoso (chá) que contenha os dois metabólitos, como pode ser feita a extração do alcaloide para futuras análises?
Ao atuar sobre os receptores (interação-droga receptor) os fármacos podem produzir efeitos farmacológicos por diferentes mecanismos. Em razão de sua estrutura, bem como do mecanismo efetor imediato, os receptores foram agrupados em superfamílias com as seguintes características:
( ) Receptores ligados a canais iônicos.
( ) Receptores ligados ao diacilglicerol.
( ) Receptores ligados a proteína G.
( ) Receptores tirosina quinase e receptores intracelulares.
( ) Receptores ligados a calmodulina.
No início do Século XX. os pesquisadores postularam que os fármacos/drogas atuariam por se combinarem com estruturas especializadas, localizadas na membrana celular, às quais denominaram de substância receptiva, ou receptor. Esse conceito, fundamentalmente corretos constitui a base da Farmacologia até os dias de hoje. Dado que a Farmacodinâmica trata dos efeitos das substâncias sobre o organismo e seu mecanismo, alguns conceitos são importantes. Assinale a sequência com a correlação correta.
I. Antagonistas competitivos, antagonismos farmacológico.
II. Antagonistas não competitivos, antagonismo famacológico não competitivo.
III. Antagonista fisiológico.
IV. Sinergismo.
( ) O efeito/resposta se dá por meio de um sistema diferente daquele que atua o agonista, ou simplesmente os dois agentes atuam por mecanismos moleculares distintos.
( ) O efeito/resposta da associação de dois fármacos é de maior intensidade do que a soma dos efeitos de ambos produzidos de forma isolada.
( ) Dado por substâncias que tem a capacidade de ligar-se ao receptor, mas não tem capacidade de ativá-los. Impedem a ligação do agonista ao receptor.
( ) Substancias que diminuem o efeito do agonista por atuar em componentes celulares distintos no receptor, ligam-se em um local distinto do sítio do agonista.
As substâncias psicoativas, cujo efeito principal é alterar a funções psicológicas, fazem parte de nosso cotidiano. Quando tomamos um copo de cerveja, vinho ou aguardente, estamos ingerindo uma droga ansiolítica – álcool etílico ou etanol. Bebidas de uso popular, como café, chá, refrigerantes do tipo cola e guaraná, contêm cafeína, um psicoestimulante. A nicotina, outro psicoestimulante, é absorvida quando a pessoa fuma. Esses costumes vêm de tempos longínquos e aspectos sociais, legais, políticos e econômicos influenciam no seu consumo. Dado que as substâncias psicoativas interferem em mecanismos neurobiológicos fundamentais, porque então, não são todos os usuários que se tornam dependentes delas. Assim como vários aspectos influenciam o consumo, a dependência de drogas é uma condição multifatorial. Analise as afirmações abaixo e assinale a única opção com a sequência correta.
( ) A dependência às substâncias é conceituada como uma síndrome comportamental na qual o uso da substância adquiriu prioridade na vida do indivíduo. De acordo com este conceito, a dependência é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas indicativos de que o indivíduo perdeu o controle do uso da substância. Na sua forma extrema, a dependência caracteriza-se pelo uso compulsivo da substancia e inclui ainda o surgimento de estados emocionais negativos (como irritabilidade, ansiedade) quando o acesso a substância é limitado.
( ) A tolerância a uma substância caracteriza-se pela diminuição dos efeitos de uma dose fixa no decorrer de uma administração prolongada, ou, ainda, pela necessidade de aumentar a dose para obter os efeitos iniciais.
( ) As substâncias que causam dependência têm mecanismos de ação e efeitos bastantes distintos. Contudo, todas têm em comum a propriedade de aumentar a liberação de Acetilcolinesterase.
( ) A dependência de substâncias psicoativas é um fenômeno complexo com causas e consequências relacionadas a vários fatores, que incluem desde mecanismos moleculares até aspectos sociais. Muitas variáveis interagem para influenciar a probabilidade de que uma pessoa inicie o uso abusivo de drogas ou se torne dependente. Genericamente, estas variáveis podem ser agrupadas em três categorias: substância, indivíduo e ambiente.
( ) As regiões do Sistema Nervoso Central relacionadas às emoções, à aprendizagem e à memória, pertencem ao sistema límbico e são cruciais para a dependência de drogas. Não há um único fármaco para o tratamento da dependência, e as terapias farmacológica e psicossocial têm efeitos aditivos ou sinérgicos em indivíduos dependentes.
Um dos fenômenos mais característicos na Farmacologia é a observação de que a magnitude do efeito aumenta em razão da dose administrada. O efeito é conhecido como relação dose-efeito ou dose resposta ou ainda relação concentração-efeito. Na correlação dos conceitos abaixo assinale a alternativa correta.
I. Eficácia.
II. Potência.
III. Afinidade.
IV. Atividade intrínseca.
( ) Capacidade da droga de se ligar ao receptor.
( ) Indica o efeito biológico produzido por uma substância devido a sua ligação ao receptor e é dada pelo efeito máximo a uma determinada substância.
( ) Descreve a força de ligação entre uma substância e o receptor, indica a concentração necessária para produzir determinado efeito.
( ) Capacidade da substância após se ligar ao receptor provocar efeito farmacológico.
A maioria dos psicofármacos exercem seus efeitos por atuar na transmissão sináptica. O impulso nervoso ao atingir os terminais sinápticos, provoca liberação de neurotransmissores que interagem com receptores localizados nas membranas pré e pós-sinápticas. Também é preciso considerar que diversas drogas inclusive alguns psicofármacos podem atuar por mecanismos que não envolvam interação direta com receptores. Analisando as afirmações abaixo, assinale a única alternativa correta.
( ) Antipisicóticos típicos ou neurolépticos (clorpromazina, haloperidol) empregados no tratamento das psicoses bloqueiam receptores da dopamina, principalmente D2.
( ) A discinesia tardia caracterizada por movimentos involuntários não estão associados ao uso prolongado de antipisicóticos.
( ) O psicoestimulante suave como a cafeína, presente em medicamentos e numerosas bebidas de uso popular, atuam bloqueando receptores do neurotransmissor adenosina.
( ) Antidepressivos tricíclicos atuam inibindo a recaptação neuronal de serotonina e noradrenalina. Possuem, no entanto, afinidade por diversos receptores (muscarínicos, alfa-adrenégico, e hoistaminérgicos) bloqueando-os, o que leva o aparecimento de vários efeitos colaterais.
( ) Os benzodiazepínicos são ansiolíticos típicos indicados no transtorno de ansiedade generalizada porém, por tempo limitado pois induzem dependência farmacológica. Atuam facilitando a neurotransmissão mediada pelo GABA.
Notícias nos meios de comunicação comentam que “[...] a prescrição descontrolada de analgésicos opiácios comercializados legalmente em farmácia tem “viciado” milhões de pessoas no mundo”. Em relação as afirmações abaixo, assinale a única sequência correta.
( ) Os principais medicamentos utilizados no controle da dor são opioides, analgésicos anti-inflamatórios não esteroide, anestésicos locais e anestésicos gerais.
( ) Os opioides são drogas com efeitos semelhantes aos do ópio. O principal composto extraído do ópio é a morfina, sendo por isso um opiácio. Diversos compostos com propriedades farmacológicas semelhantes aos do ópio foram obtidos a partir dos opiácios diferenciando entre si em especial pela potência e duração do efeito.
( ) Além de analgésicos, os opioides inibem a mobilidade intestinal, possuem ação antitussígena, induzem o sono, náusea e vômitos, depressão respiratória, prurido, retenção urinária e causam diversos efeitos psicológicos, principalmente euforia e dependência.
( ) Algumas substancia são classificadas como psicotrópicas mas não tem qualquer uso clínico. Entre elas estão o etanol, a cocaína, os narcóticos (heroína), os alucinógenos (LSD, mescalina) e os solventes orgânicos.
Com relação aos gases tóxicos e aos voláteis, julgue os itens abaixo.
I. Os gases são substâncias que no estado normal de temperatura e pressão permanecem no estado gasoso, enquanto que os vapores são formas gasosas de substâncias que em condições especiais de temperatura ou vapor estão na forma líquida ou sólida.
II. Os gases tóxicos são classificados em irritantes, asfixiantes simples e asfixiantes químicos ou bioquímicos.
III. A exposição ao monóxido de carbono leva a formação da carboxihemoglobina, por uma ligação irreversível do CO com a hemoglobina.
IV. São considerados compostos orgânicos voláteis: benzeno, tolueno, xileno, hexano, tricloroetileno e 1,2-dibromometano.
Assinale a alternativa correta: