Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2018 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 30 questões

Q1733033 Português
Leia o texto a seguir com atenção.
“O cotidiano do enfermeiro é marcado pelo conflito de ter que se responsabilizar pelo conjunto de atividades que compõe a dinâmica de funcionamento do centro de saúde e o trabalho específico da ESF. A cobrança que se impõe aos enfermeiros não é proporcional às condições que lhes são dadas para responder com qualidade às prerrogativas da saúde da família e ao atendimento da demanda espontânea. Sendo assim, observa-se a vivência de situações conflituosas nas tomadas de decisões, reconhecendo que alguma atividade será negligenciada para que outra seja realizada [...]  
Em estudo acerca do processo de trabalho da enfermeira da saúde da família em relação à realização da puericultura, foi evidenciado que a consulta de enfermagem deixa de ser realizada em algumas situações em decorrência da alta demanda do serviço de saúde. Quando é realizada, encontra-se pautada nas queixas clínicas das mães, não abarcando aspectos de integralidade possíveis com a consulta de enfermagem, bem como mantém o caráter curativista das práticas de saúde.
Aspecto que merece destaque a respeito do impacto da gestão da ESF nas práticas cotidianas dos enfermeiros é a infraestrutura inadequada para o trabalho. A maioria dos enfermeiros cita como grande dificuldade no desempenho de suas funções a ausência de sala para atendimento. Não existem espaços adequados e específicos para que os enfermeiros desenvolvam suas atividades.”  
(Caçador, Beatriz Santana et al. Ser enfermeiro na estratégia de saúde da família: desafios e possibilidades. REME, Belo Horizonte, vol. 19, n. 3, 2015. DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415- 2762.20150047)
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q1733034 Português
Leia o texto a seguir:
“A realidade de saúde do Brasil é marcada pela coexistência de modelos assistenciais antagônicos: de um lado, o modelo de atenção voltado para queixa/demanda, com foco no tratamento e na cura e em intervenções pontuais em uma perspectiva individual. De outro lado, um modelo pautado em práticas de promoção da saúde que abarca a necessidade do usuário, de modo a intervir na realidade de forma antecipada para evitar o adoecimento e potencializar a saúde, baseado em práticas coletivas e com foco nos determinantes de saúde, pautadas na perspectiva do cuidado longitudinal e na integralidade.  
A respeito da diferença entre demanda e necessidade de saúde, destaca-se que a primeira corresponde à necessidade traduzida na oferta disponibilizada pelos serviços de saúde. Ou seja, no âmbito das atividades disponibilizadas no centro de saúde, a linguagem da doença parece possuir prioridade. Assim, a necessidade de saúde é modelada e se traduz como demanda para que o acesso seja concedido ao sujeito. Já a necessidade de saúde diz respeito à real demanda do sujeito que ultrapassa questões biológicas, estando, inclusive, relacionada ao seu projeto singular de felicidade, abarcando várias dimensões da sua vida.
Para que a necessidade de saúde seja apreendida e captada pelo profissional de saúde, imperativo se faz a priorização de escuta qualificada que pretende compreender o significado da fala do sujeito, considerando seu contexto de vida, seus valores e crenças.”  
(Caçador, Beatriz Santana et al. Ser enfermeiro na estratégia de saúde da família: desafios e possibilidades. REME, Belo Horizonte, vol. 19, n. 3, 2015. DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415- 2762.20150047)
Leia as assertivas:  
I. Existem dois tipos de modelos de atenção à saúde no Brasil, um curativo e um preventivo. II. No modelo preventivo, o profissional de enfermagem se dedica a ouvir o paciente e oferecer a medicação adequada a sua condição. III. No modelo curativo, o profissional de enfermagem se dedica a entender o paciente como um todo, para poder oferecer, através de uma compreensão holística, formas de sanar ou evitar que a condição se agrave.
Alternativas
Q1733035 Português
De acordo com a norma culta do uso de crase, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1733036 Português
Assinale a alternativa correta, de acordo com a norma culta:
Alternativas
Q1733037 Português
Assinale a alternativa INCORRETA, observando as regras cultas de conjugação verbal:
Alternativas
Q1733038 Português
Assinale a alternativa correta, de acordo com as regras da norma culta para os acentos diferenciais:
Alternativas
Q1733039 Português
Leia as assertivas a seguir: I. Se nós mantêssemos a versão, poderíamos ganhar o prêmio. II. Mario não intervém nas decisões do menino. III. Elas previram que o dia não seria muito propício. IV. Caso ele proposse a ida ao cinema, nós aceitaríamos. Assinale a alternativa correta, observando a norma culta:
Alternativas
Q1733040 Português
Assinale a alternativa que contém a conjugação INCORRETA, de acordo com a norma culta:
Alternativas
Q1733041 Português
Observando a concordância, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1733042 Português
Leia as assertivas a seguir: I. Havia pessoas interessadas no que tínhamos a contar. II. Houveram três acidentes nas estradas desde o início dos feriados. III. Fui eu quem disse a ela que poderia dançar neste espaço. IV. Bateram 10 horas no relógio da praça. Observando a concordância, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1733043 Enfermagem
Em relação ao Código de Ética de Enfermagem (Resolução COFEN 160, RJ, 12 de maio de 1993, Capítulo V - Das proibições), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1733044 Enfermagem
Considerando a Resolução do COFEN 195/97 que dispõe sobre a solicitação de exames de rotina e complementares por Enfermeiro, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1733045 Enfermagem
A bactéria Staphylococcus aureus, encontrada na microbiota humana, em determinadas circunstâncias pode provocar de simples infecções até as mais graves infecções, sendo considerada a mais virulenta do seu gênero. Sua enorme capacidade de adaptação e resistência à maioria dos antimicrobianos colocou-a atualmente entre as espécies de maior importância nas infecções nosocomiais. A quantidade das infecções nosocomiais cresce a cada dia no país, gerando um custo de tratamento três vezes maior que os pacientes sem infecção, sendo definidas pelo Ministério da Saúde como infecções adquiridas após a admissão do paciente na unidade hospitalar e que se manifestam durante a internação ou após a alta, quando puderem ser relacionadas com a internação ou procedimentos hospitalares.  (Lima MFP et al. Staphylococcus aureus e as infecções hospitalares. Revista UningáReview, v. 21, n. 1, jan. 2018).  A partir desse tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1733046 Enfermagem
Sobre a equipe de Saúde da Família (eSF) - Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) - assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1733047 Enfermagem
A Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Sobre esse tema, assinale a alternativa é INCORRETA:
Alternativas
Q1733048 Enfermagem
A lavagem intestinal, também denominada como enteroclisma ou enteróclise, consiste no processo de introdução de sonda retal no intestino para administrar solução medicamentosa ou não. A finalidade desse procedimento consiste em auxiliar no amolecimento do conteúdo fecal, viabilizando a sua exteriorização, aliviando a constipação; ou preparo do intestino para a realização de exames ou cirurgias. (Potter, P. A.; Perry, A. G. Fundamentos de enfermagem. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018).
Sobre a administração de medicamentos por via retal, verifique as assertivas abaixo. I. Quando a solução infundida tem o volume de 50ml a 500ml, denomina-se o procedimento como clister ou enema ou fleetenema. II. O decúbito ideal para a realização de lavagem intestinal é a posição de Sims (decúbito lateral esquerdo, com o membro inferior direito em flexão e o membro inferior esquerdo estendido ou levemente flexionado). III. A Enfermagem deve estar atenta à privacidade do cliente durante esse procedimento, mantendo o paciente coberto e expondo apenas a região do ânus. IV. A sonda retal não precisa de lubrificação para ser inserida, uma vez que lubrificantes estimulam a evacuação. A alternativa correta é:
Alternativas
Q1733049 Enfermagem

Um dos meios para se conhecer como se dá o processo saúde-doença na comunidade é elaborando um diagnóstico comunitário de saúde. O diagnóstico comunitário, evidentemente, difere do diagnóstico clínico em termos de objetivos, informação necessária, plano de ação e estratégia de avaliação.


(Soares, D. A.; Andrade, S. F.; Campos, J. J. B.Capítulo 10: Epidemiologia e indicadores de saúde. In: Bases da Saúde Coletiva. Eduel, 2001.Imagem adaptada de Vaughan&Morrow, 1992).

A epidemiologia faz parte do quotidiano em saúde, sendo componente fundamental para o diagnóstico comunitário. Os indicadores epidemiológicos auxiliam, entre outras coisas, para a construção de políticas públicas que visam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o planejamento dos cuidados e serviços disponibilizados à comunidade.
Tendo em vista esse contexto, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q1733050 Enfermagem
Em relação aos sinais vitais, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1733051 Enfermagem
Segundo o Estatuto da criança e do adolescente - Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990, assinale a resposta correta. I. A parturiente será atendida preferencialmente pelo mesmo médico que a acompanhou na fase prénatal. II. É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. III. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. IV. Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil. A alternativa correta é:
Alternativas
Q1733052 Enfermagem
O Art. 1º da Lei de Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216, de 06 de abril de 2001) afirma que os direitos e a proteção das pessoas com transtorno mental são assegurados sem qualquer forma de discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos e ao grau de gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno, ou qualquer outro. A Enfermagem, nesse contexto, atua com vistas a respeitar o direito das pessoas com transtornos mentais. Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: D
6: A
7: B
8: B
9: C
10: B
11: C
12: B
13: A
14: D
15: B
16: C
17: B
18: A
19: D
20: B