Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 12 questões

Q1612705 Enfermagem
Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:
I. Manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de seis anos. II. Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente. III. Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais. IV. Fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q1612707 Enfermagem
Com o elenco dos agravos e riscos a serem utilizados como marcadores pelo município, a equipe faz a coleta pela ficha de cadastro individual e coletiva (e-SUS AB) ou sistema próprio, e realiza o levantamento das doenças e agravos mais prevalentes, bem como a classificação de risco da família por pontuação, conforme classificação abaixo, com base em dados coletados pelos ACS ou por outros profissionais de saúde. Quanto à classificação de risco familiar representa escore de risco = 3:
Alternativas
Q1612709 Enfermagem
Segundo o Decreto COFEN n. 94.406/87 (Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências, ao enfermeiro incumbe, privativamente:
Alternativas
Q1612710 Enfermagem
São proibições previstas no Código de Ética de Enfermagem (Resolução COFEN 160 RJ 12/05/93), EXCETO:
Alternativas
Q1612711 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre a Resolução COFEN 195/97.
Alternativas
Q1612712 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina para mulheres grávidas é essencial para prevenir doenças para si e para o bebê. Elas não podem tomar as mesmas vacinas que qualquer adulto e, portanto, têm um esquema vacinal diferenciado. Assinale a alternativa que apresenta o esquema vacinal indicado para gestantes.
Alternativas
Q1612713 Enfermagem
O Alojamento Conjunto é o local em que a mulher e o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanecem juntos, em tempo integral, até a alta da maternidade. Deixar mãe e bebê juntos é uma prioridade para o Ministério da Saúde. São vantagens do alojamento conjunto:
I. Favorece e fortalece o estabelecimento do vínculo afetivo entre pai, mãe e filho. II. Favorece o estabelecimento efetivo do aleitamento materno com o apoio, promoção e proteção, de acordo com as necessidades da mulher e do recém-nascido, respeitando as características individuais. III. Fortalece o autocuidado e os cuidados com o recém-nascido, a partir de atividades de educação em saúde desenvolvidas pela equipe multiprofissional. IV. Diminui o risco de infecção relacionada à assistência em serviços de saúde. V. Propicia o contato dos pais e familiares com a equipe multiprofissional por ocasião da avaliação da mulher e do recém-nascido, e durante a realização de outros cuidados.
Alternativas
Q1612714 Enfermagem
Todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados exames da triagem neonatal: teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha e teste do coraçãozinho. Sobre esses exames, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1612715 Enfermagem
Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, o “Cuidado Amigo da Mulher” e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher. Os hospitais certificados recebem uma placa que é fixada na entrada da maternidade. São iniciativas do “Cuidado Amigo da Mulher”, EXCETO:
Alternativas
Q1612716 Enfermagem
A vacina que previne a coqueluche é:
Alternativas
Q1612717 Enfermagem

Todos os pacientes com DM 1 devem receber insulinoterapia em esquema basal-bolus com múltiplas doses de insulina e com monitorização frequente da glicemia capilar (no mínimo antes das refeições e quando suspeita de hipoglicemia). O esquema de insulinização deve incluir uma insulina de ação intermediária ou lenta; e uma insulina de liberação rápida ou ultrarrápida, com doses fracionadas em três a quatro aplicações diárias, as quais devem respeitar a faixa etária, peso do paciente, gasto energético diário incluindo atividade física e dieta, levando-se em consideração possível resistência à ação da insulina e a farmacocinética desses medicamentos.


Fonte: Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes

Terapêuticas - Diabetes Mellitus Tipo 1. março, 2018. p. 19.


Sobre a farmacocinética das insulinas, verifique as assertivas e selecione a alternativa correta.


I. O início da ação ocorre de 2 a 4h; o pico de ação ocorre de 4 a 10h; a duração ocorre de 12 a 18h; é recomendada dose noturna às 22h; e o aspecto dessa insulina é turvo.

II. O início da ação ocorre de 30 a 60 minutos; o pico de ação ocorre de 2 a 3h; a duração ocorre de 6 a 8h; é recomendada dose 30 minutos antes das refeições; e o aspecto dessa insulina é cristalino.

III. O início da ação ocorre de 5 a 15 minutos; o pico de ação ocorre de 30 a 90 minutos; a duração ocorre de 4 a 6h; é recomendada dose imediatamente antes ou após as refeições; e o aspecto dessa insulina é cristalino.

Alternativas
Q1612718 Enfermagem

Os últimos anos mostravam o controle do sarampo em Santa Catarina. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), a circulação endêmica do vírus foi interrompida no ano 2000 e, desde então, apenas casos esporádicos foram registrados. Entre 2016 e 2018, não houve um registro sequer. Mas, em 2019, esse panorama mudou, e Santa Catarina contabiliza 15 casos da doença. (...) A enfermeira da Dive-SC ressalta que é difícil controlar o vírus depois que ele se instala. Cada pessoa infectada, por exemplo, pode transmitir a doença para até outras 18 pessoas.


Fonte: Reportagem Capa NSC Total. Diário Catarinense. O que

pode explicar o surto de sarampo em Santa Catarina. 19/08/2019 -

20h47 - Atualizada em: 19/08/2019 - 21h02.


Sobre o sarampo, verifique as assertivas e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: D
6: A
7: D
8: C
9: A
10: A
11: D
12: B