Questões de Concurso Público Prefeitura de Palhoça - SC 2019 para Médico - Pediatra Plantonista

Foram encontradas 16 questões

Q1635350 Medicina
Em relação ao SARAMPO, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1635353 Medicina
Com relação a doença denominada crupe viral, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1635354 Medicina
Sobre a urticária na infância, podemos afirmar:
Alternativas
Q1635355 Medicina
Criança de 8 anos de idade, apresenta dor de garganta e febre baixa há 04 dias, e é levada à emergência por ter surgido, há 48 horas, uma erupção discreta, eritematosa, maculopapular e não coalescente na face e, no mesmo dia, ter se espalhado pelos membros inferiores. O exantema diminuiu de intensidade, mas a criança passou a queixar-se de dor nos joelhos e punhos. A mãe não sabe informar sobre o esquema vacinal. Ao exame físico, constatam-se, além do exantema, lesões eritematosas e puntiformes no palato mole, aumento dos linfonodos retroauriculares, cervicais posteriores e occipitais, discretamente dolorosos. Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q1635356 Medicina
O agente infeccioso mais comumente envolvido em infecções de vias aéreas superiores na infância é:
Alternativas
Q1635357 Medicina
Em relação aos transtornos do desenvolvimento infantil, em especial o Transtorno do Espectro Autista, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1635358 Medicina
A ausência de dois marcos de desenvolvimento para a faixa etária atual de uma criança configura a impressão diagnóstica de alerta. É considerada a conduta mais adequada nessa situação:
Alternativas
Q1635359 Medicina
Sobre a segurança da criança e do adolescente, analise as assertivas abaixo e assinale a INCORRETA:
Alternativas
Q1635360 Medicina
Sobre a indicação de isolamento e infecção hospitalar qual das crianças abaixo deverá ficar internada sozinha no quarto:
Alternativas
Q1635361 Medicina
Criança de 06 anos há 04 dias apresenta erupção maculopapular no rosto, com aspecto de "face esbofeteada". Há 2 dias as lesões disseminaram-se para o tronco e extremidades, com aspecto rendado e sem outros sinais ou sintomas. Qual é o agente etiológico mais provável neste caso?
Alternativas
Q1635362 Medicina
Menina de 8 meses de idade é admitida no pronto atendimento com relato de queda do berço há 1 hora. Mãe relata que a criança apresentou cianose e 2 episódios de vômitos após a queda. Durante o atendimento inicial, é realizada avaliação neurológica com classificação da Escala de Coma de Glasgow (ECG). Considerando que esta lactente apresenta abertura ocular à dor, gemido à dor na avaliação da resposta verbal e flexão anormal na avaliação da resposta motora, assinale o escore na ECG correspondente:
Alternativas
Q1635363 Medicina
Menina de 7 anos foi atendida no pronto atendimento com relato de queimadura de 2º grau em grande parte do corpo. Mãe refere que a panela de água fervente caiu sobre a criança durante uma briga entre os irmãos na cozinha. Durante o atendimento, a superfície corpórea queimada (SCQ) da criança é estimada considerando a “regra dos 9”. Considerando que esta criança apresenta lesões de 2º grau em toda a parte posterior do tronco e em todo o membro inferior esquerdo, assinale a seguir a alternativa que inclui a SCQ estimada:
Alternativas
Q1635364 Medicina
Assinale a alternativa com uma das etiologias mais frequentes da Hipertensão Arterial Sistêmica na faixa etária de 1 a 6 anos de idade:
Alternativas
Q1635365 Medicina
Um menino de 02 anos de idade, natural e procedente de Aracaju, bairro Mosqueiro, é trazido ao pronto socorro com história de febre intermitente associada a sudorese noturna com cerca de 6 meses de evolução. Calendário vacinal atualizado, sem história de atopia em familiares. Nega perda ponderal durante esse tempo. Apresenta desenvolvimento neuropsicomotor adequado. Genitora refere que há três dias, ele iniciou quadro de tosse seca sem coriza, associado a “chiado” no peito. Ao exame físico: em BEG, ativo, reativo, hipocorado ++/4, pele e fâneros sem alterações, acianótico, anictérico, febril (T 38°C), FR 58ipm com tiragens intercostais leves. Peso: 13kg. Presença de linfonodos palpáveis, em cadeias cervical, submandibular, axilar e inguinal, todos móveis, não aderentes a planos profundos, indolores e com consistência fibroelástica, sendo que os maiores mediam 1,0 cm de diâmetro em cadeia cervical anterior. Aparelho respiratório: MV bem distribuído em ambos HT, com sibilos difusos. Aparelho cardiovascular sem alterações. Abdome plano, flácido, indolor à palpação, apresentando fígado a 4cm abaixo do RCD, e baço a 5cm do RCE. Realizados exames complementares: Hemoglobina: 10g/dl. Hematócrito: 30%. Leucócitos totais: 16.000 (20% neutrófilos, 3% bastões, 30% linfócitos, 2% monócitos, 45% eosinófilos). Plaquetas: 310.000/mm3. Radiografia simples de tórax: não disponível. Diante do quadro clínico e laboratorial apresentado, qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Alternativas
Q1635366 Medicina
Sobre a síndrome nefrótica, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1635367 Medicina
Um pediatra coloca no seu facebook a foto de uma criança portadora de síndrome genética rara, com resumo do caso, internada sob seus cuidados no Hospital Universitário onde trabalha, após atendimento na sala de emergência. Segundo o Código de Ética Médica (CEM) vigente, o pediatra:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: D
6: A
7: C
8: A
9: C
10: C
11: C
12: B
13: D
14: A
15: C
16: D