Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Enfermeiro
Foram encontradas 60 questões
(Adaptado de Coelho Neto, G. C.; Antunes, V. H; Oliveira, A. (2019). A prática da Medicina de Família e Comunidade no Brasil: contexto e perspectivas. Cad Saúde Pública, 35(1), 10 Jan 2019. https://doi.org/10. 1590/0102-311X00170917)
Leia as assertivas a seguir:
I. O SUS realiza anualmente 11,5 milhões de atendimentos ambulatoriais. II. O SUS foi criado em 1990 e desde então já realizou cerca de 500 milhões de consultas médicas. III. O SUS realiza por volta de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais por ano. IV. Criado em 1990, o SUS realiza, todo ano, por volta de 500 milhões de consultas.
Assinale a alternativa correta, de acordo com as informações do texto:
I. Do lado de fora da casa eu podia ver uma (1) era, que foi plantada por meus avós. II. Para começar a (2) concertar a mesa, o marceneiro trouxe suas ferramentas. III. No momento da colheita, os cortadores (3) cegaram os talos já secos. IV. Em sua pequena (4) cela, o prisioneiro não se sentia bem.
Pensando no conceito de homonímia, qual alternativa se aplica?
Assinale a alternativa que se aplica, de acordo com o texto:
(Adaptado de https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/521413-PROMULGADA-EMENDA-CONSTITUCIONAL-DO-TETO-DOS-GASTOS-PUBLICOS.html. Acesso 10 de julho de 2019)
O período acima poderia ser reescrito da seguinte maneira
I. O documento foi deferido pela magistrada, depois de verificarem que não diferia do original. II. Depois de analisar o vultuoso rosto do paciente, o médico viu a vultosa quantia que ele levava no bolso. III. Apesar da sede, os alunos não cederam ao cansaço. IV. Após prescrever o medicamento, a médica viu que a portaria tinha como objetivo proscrevê-lo do programa.
Usando o conceito de paronímia, assinale a alternativa correta:
Segundo relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Ministério da Economia, a redução do financiamento do SUS afetará mais intensamente os grupos sociais mais vulneráveis. Em todas as sociedades as situações de risco, os comportamentos relacionados à saúde e a situação de saúde de cada indivíduo tendem a variar entre os grupos sociais. As desigualdades no estado de saúde estão muito associadas à organização social, tendendo a espelhar o grau de iniquidade em cada sociedade. No Brasil, pode-se esperar efeito negativo da redução do financiamento público sobre a população mais pobre, que tem menos recursos para requerer, ainda que judicialmente, o acesso a bens e serviços de saúde. Pode-se esperar, ainda, maiores dificuldades de acesso, principalmente nos estados mais pobres, que mais dependem das transferências federais para financiamento da saúde. Também não se pode deixar de mencionar a provável repercussão sobre os programas preventivos. A pressão da demanda dificulta o corte de despesas nos serviços de urgência e emergência e pronto atendimento. Em uma situação de restrição orçamentária importante, é provável que as ações e serviços de prevenção e promoção à saúde sejam mais afetados, o que não é uma boa escolha em saúde pública. É muito mais barato promover e prevenir do que tratar pacientes crônicos, cujos agravos poderiam ter sido evitados.
(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)
Leia as assertivas a seguir:
I. Os recursos da União, embora reduzidos pela atual crise financeira, serão suficientes para garantir a atenção de qualidade à população de menor renda, uma vez que se entenda o prejuízo que a redução poderia causar a longo prazo.
II. A melhor forma do governo garantir que se melhore a atenção na área da saúde é não reduzir o repasse de verbas, que afetaria principalmente os menos favorecidos, e incentivar ações preventivas para reduzir custos futuros nessa área.
III. Dentro da realidade de redução de recursos para o SUS, as soluções se limitam a esperar o repasse aos estados e municípios para que possam atender adequadamente aos milhões de pessoas que dependem desse sistema de atenção à saúde.
IV. O relatório do Ipea sugere que ações de prevenção são mais interessantes em termos econômicos do que restrições orçamentárias, uma vez que essas restrições poderão causar pioras no atendimento de doenças e condições, o que, no final, acabará acarretando mais problemas para o Sistema de Saúde.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta:
(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)
O texto acima afirma que:
(Adaptado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFS/nota_tecnica/160920_nt_28_disoc.pdf)
Leia as assertivas abaixo:
I. De acordo com a OMS, a atenção à saúde das populações deve estar classificada como um direito humano, pois, ao lado da educação, é um dos suportes que ajuda a mitigar a pobreza e desenvolver um país. II. A OMS afirma que, como o incremento da população mundial, a educação tornou-se o principal pilar de sustentação do desenvolvimento social e econômico de um país, seguido de perto pela assistência à saúde. III. A falta de recursos para a educação e para a saúde acarretam dificuldades de crescimento e de estabilidade, pois interferem diretamente na capacidade produtiva, na capacidade cognitiva e de desenvolvimento da pessoa.
De acordo com o texto, a(s) única(s) assertiva(s) que está (estão) INCORRETA(S) é:
Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços vazios, de acordo com as regras de ortografia e uso de crase vigentes:
Lembrando-se do conceito de homonímia, assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços numerados:
I. Todos os alunos, cujos trabalhos foram muito mal escritos, foram punidos. II. Todos os alunos cujos trabalhos foram muito mal escritos foram punidos.
Considerando a pontuação das sentenças acima, assinale a alternativa correta: