Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Enfermeiro
Foram encontradas 30 questões
I. Alimentação. II. Moradia. III. Saneamento básico. IV. Educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta. II. Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. III. Investimentos previstos no Plano Trienal do Ministério do Trabalho. IV. Cobertura das ações e serviços de educação a serem implementados pelos Municípios, Estados e Governo Federal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Assistência pré-natal, parto e puerpério. II. Atendimento de afecções agudas de maior incidência. III. Acompanhamento de pessoas com doenças crônicas de alta prevalência. IV. Suprimento / dispensação dos medicamentos da Farmácia Básica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). II. Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o préparto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recémnascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). III. Bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. IV. Hoje, um em cada quatro nascimentos no país ocorre em Hospitais Amigos da Criança, uma média de 725 mil por ano.
I. Consiste na remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio. II. Consiste em uma série de passos para tornar inócua a manipulação de um instrumento ou dispositivo ao reduzir a sua contaminação com microrganismos ou outras substâncias nocivas. Este passo inativa a maioria dos microrganismos, como o vírus da hepatite B e HIV. II. Trata-se de um processo de destruir todos os microrganismos de um instrumento mediante a exposição a agentes físicos ou químicos. Este processo elimina todas as formas de vida microbiana, inclusive os esporos bacterianos.
I. Higienização das mãos: lave com água e sabonete ou friccione as mãos com álcool a 70% (se as mãos não estiverem visivelmente sujas) antes e após o contato com qualquer paciente, após a remoção das luvas e após o contato com sangue ou secreções. II. Use luvas apenas quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas. Calce-as imediatamente antes do contato com o paciente e retire-as logo após o uso, higienizando as mãos em seguida. III. Use óculos, máscara e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, para proteção da mucosa de olhos, boca, nariz, roupa e superfícies corporais. IV. Descarte, em recipientes apropriados, seringas e agulhas, sem desconectá-las ou reencapá-las.
I. A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guerin) previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea, e é administrada em dose única ao nascer. II. Aos dois meses de idade as vacinas que devem ser administradas são: a pentavalente; a VIP; a pneumocócica 10 valente; e a rotavírus. Essas vacinas previnem, respectivamente: difteria, tétano, coqueluche, hepatite b, meningite, infecções por HiB; poliomielite; pneumonia, otite e outras doenças causadas por pneumococo; e diarreia por rotavírus. III. Aos três meses deve-se administrar a 1ª dose da vacina meningocócica C, sendo que aos cinco meses deve-se administrar a 2ª dose dela e o reforço deve ocorrer com 12 meses. IV. A vacina que previne a febre amarela é realizada em dose única, aos nove meses.
Fonte:Paulo Freire. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. SP: Autores Associados: Cortez, 1989.
Sobre o tema educação em saúde, identifique a assertiva INCORRETA.
I. Reflexo cutâneo plantar: obtido pelo estímulo da porção lateral do pé. No RN, desencadeia extensão do hálux. A partir do 13º mês, ocorre flexão do hálux. A partir desta idade, a extensão é patológica. II. Reflexo de Moro: medido pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos e liberar bruscamente seus braços. Deve ser sempre simétrico. É incompleto a partir do 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês. III. Reflexo tônico-cervical: rotação da cabeça para um lado, com consequente extensão do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contralaterais. A atividade é realizada bilateralmente e deve ser simétrica. Desaparece até o 3º mês. IV. Apoio plantar, sucção e preensão palmar: desaparecem até o 6º mês.
Fonte: Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem: cronicidade e suas inter-relações na atenção à saúde. Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva et al. Florianópolis (SC): UFSC, 2013.
A compreensão da condição crônica e suas implicações no processo de viver são de suma importância para uma assistência integral às pessoas. Nesse sentido, identifique a assertiva INCORRETA.