Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 30 questões

Q1291109 Enfermagem
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes EXCETO:
Alternativas
Q1291110 Enfermagem
De acordo com a Lei Federal n° 8080 de 19/09/90 a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros:
I. Alimentação. II. Moradia. III. Saneamento básico. IV. Educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q1291111 Enfermagem
Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
I. Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta. II. Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. III. Investimentos previstos no Plano Trienal do Ministério do Trabalho. IV. Cobertura das ações e serviços de educação a serem implementados pelos Municípios, Estados e Governo Federal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q1291112 Enfermagem
No que diz respeito à assistência, o Plano Diretor de Regionalização deverá ser elaborado na perspectiva de garantir o acesso aos cidadãos, o mais próximo possível de sua residência, a um conjunto de ações e serviços vinculados às seguintes responsabilidades mínimas:
I. Assistência pré-natal, parto e puerpério. II. Atendimento de afecções agudas de maior incidência. III. Acompanhamento de pessoas com doenças crônicas de alta prevalência. IV. Suprimento / dispensação dos medicamentos da Farmácia Básica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q1291113 Enfermagem
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica 2017 é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1291114 Enfermagem
Todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes para a sua saúde, que são os chamados “exames da triagem neonatal”. Identifique a assertiva correta sobre os exames da triagem neonatal.
Alternativas
Q1291115 Enfermagem
Sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC, verifique as assertivas abaixo e selecione a correta.
I. A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). II. Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o préparto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recémnascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). III. Bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. IV. Hoje, um em cada quatro nascimentos no país ocorre em Hospitais Amigos da Criança, uma média de 725 mil por ano.
Alternativas
Q1291116 Enfermagem
Em relação à administração de fármacos por via intramuscular, identifique a assertiva INCORRETA.
Alternativas
Q1291117 Enfermagem
O Ministério da Saúde estabelece a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Assim, identifique a assertiva que indica corretamente as doenças ou agravos de notificação compulsória.
Alternativas
Q1291118 Enfermagem
Em relação aos métodos de desinfeção e esterilização, identifique a assertiva correta.
I. Consiste na remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio. II. Consiste em uma série de passos para tornar inócua a manipulação de um instrumento ou dispositivo ao reduzir a sua contaminação com microrganismos ou outras substâncias nocivas. Este passo inativa a maioria dos microrganismos, como o vírus da hepatite B e HIV. II. Trata-se de um processo de destruir todos os microrganismos de um instrumento mediante a exposição a agentes físicos ou químicos. Este processo elimina todas as formas de vida microbiana, inclusive os esporos bacterianos.
Alternativas
Q1291119 Enfermagem
Sobre precauções padrão, assinale a assertiva correta.
I. Higienização das mãos: lave com água e sabonete ou friccione as mãos com álcool a 70% (se as mãos não estiverem visivelmente sujas) antes e após o contato com qualquer paciente, após a remoção das luvas e após o contato com sangue ou secreções. II. Use luvas apenas quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas. Calce-as imediatamente antes do contato com o paciente e retire-as logo após o uso, higienizando as mãos em seguida. III. Use óculos, máscara e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, para proteção da mucosa de olhos, boca, nariz, roupa e superfícies corporais. IV. Descarte, em recipientes apropriados, seringas e agulhas, sem desconectá-las ou reencapá-las.
Alternativas
Q1291120 Enfermagem
Sobre a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, identifique a assertiva INCORRETA.
Alternativas
Q1291121 Enfermagem
Sobre a poliomielite, identifique a assertiva INCORRETA.
Alternativas
Q1291122 Enfermagem
Quanto ao calendário nacional de vacinação, do Ministério da Saúde, identifique as assertivas que correspondem à alternativa correta.
I. A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guerin) previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea, e é administrada em dose única ao nascer. II. Aos dois meses de idade as vacinas que devem ser administradas são: a pentavalente; a VIP; a pneumocócica 10 valente; e a rotavírus. Essas vacinas previnem, respectivamente: difteria, tétano, coqueluche, hepatite b, meningite, infecções por HiB; poliomielite; pneumonia, otite e outras doenças causadas por pneumococo; e diarreia por rotavírus. III. Aos três meses deve-se administrar a 1ª dose da vacina meningocócica C, sendo que aos cinco meses deve-se administrar a 2ª dose dela e o reforço deve ocorrer com 12 meses. IV. A vacina que previne a febre amarela é realizada em dose única, aos nove meses.
Alternativas
Q1291123 Enfermagem
O método de rastreamento do câncer de colo de útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. Sobre as recomendações gerais desse exame, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1291124 Enfermagem
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
Fonte:Paulo Freire. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. SP: Autores Associados: Cortez, 1989.
Sobre o tema educação em saúde, identifique a assertiva INCORRETA.
Alternativas
Q1291125 Enfermagem
Em relação aos aspectos de crescimento e desenvolvimento, verifique as assertivas sobre os reflexos da criança e assinale a alternativa correta.
I. Reflexo cutâneo plantar: obtido pelo estímulo da porção lateral do pé. No RN, desencadeia extensão do hálux. A partir do 13º mês, ocorre flexão do hálux. A partir desta idade, a extensão é patológica. II. Reflexo de Moro: medido pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos e liberar bruscamente seus braços. Deve ser sempre simétrico. É incompleto a partir do 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês. III. Reflexo tônico-cervical: rotação da cabeça para um lado, com consequente extensão do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contralaterais. A atividade é realizada bilateralmente e deve ser simétrica. Desaparece até o 3º mês. IV. Apoio plantar, sucção e preensão palmar: desaparecem até o 6º mês.
Alternativas
Q1291126 Enfermagem
A crescente evolução tecnológica na assistência à saúde, bem como o processo de transição demográfico-epidemiológica que vem ocorrendo no país nas últimas décadas, tem influenciado de maneira significativa o perfil de doença da população brasileira - identifica-se maior número de pessoas envelhecendo e também, maior número de pessoas convivendo com alguma condição crônica. Reforçando essa ideia, a Organização Mundial da Saúde - OMS, (2003) relata que, atualmente, as condições crônicas são responsáveis por cerca de 60% de todo o ônus decorrente de doenças no mundo. O crescimento é tão vertiginoso que as projeções indicam que em 2020 aproximadamente 80% das doenças dos países em desenvolvimento devem advir de problemas crônicos.
Fonte: Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem: cronicidade e suas inter-relações na atenção à saúde. Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva et al. Florianópolis (SC): UFSC, 2013.
A compreensão da condição crônica e suas implicações no processo de viver são de suma importância para uma assistência integral às pessoas. Nesse sentido, identifique a assertiva INCORRETA.
Alternativas
Q1291127 Enfermagem
Algumas condições de risco alertam para o rastreio de Diabetes Mellitus tipo 2. Assinale a assertiva que indica alguma condição INCORRETA.
Alternativas
Q1291128 Enfermagem
A Lei n. 7.498/86 dispõe sobre:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: A
6: B
7: B
8: D
9: C
10: D
11: C
12: B
13: B
14: C
15: C
16: A
17: C
18: B
19: A
20: A