Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Engenheiro Sanitarista

Foram encontradas 14 questões

Q1290988 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e das estimativas populacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), 34,4 milhões de pessoas no Brasil ainda não têm acesso à rede de distribuição de água. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1290989 Engenharia Ambiental e Sanitária
Variadas são as maneiras pelas quais se processa a transmissão de doenças. Segundo Anderson e Arnstein, para haver transmissão de doença são necessárias as seguintes condições, EXCETO:
Alternativas
Q1290990 Engenharia Ambiental e Sanitária
A drenagem urbana é um dos componentes do saneamento básico, segundo a lei 11.445. Sobre a drenagem de áreas urbanas, leia as alternativas abaixo e depois assinale a sequência correta.
I. O Método racional é utilizado para o dimensionamento das estruturas de drenagem urbana, em pequenas bacias hidrográficas, devido a sua simplicidade de aplicação e a facilidade do conhecimento e controle dos fatos a serem considerados. II. A individualização da bacia contribuinte é feita pelo traçado, em planta topográfica, das linhas dos divisores de água (talvegues) e dos fundos de vale (espigões). III. Uma sarjeta pode transportar determinada vazão que se traduz numa inundação parcial da via pública. Para ruas secundárias, o escoamento pode atingir até a crista da rua, já numa via expressa o escoamento deve preservar pelo menos uma faixa de trânsito livre em cada direção. IV. Devem ser estudados diversos traçados da rede de galerias, considerando os dados topográficos, o pré-dimensionamento hidrológico e hidráulico. A concepção inicial que for escolhida é geralmente mais interessante e mais importante para a economia global do sistema, do que os estudos posteriores, de detalhamento do projeto, de especificação de materiais.
A sequência correta é:
Alternativas
Q1290991 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a Norma NBR 9649, que trata dos projetos de redes coletoras de esgoto sanitário, é correto afirmar:
Alternativas
Q1290992 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a norma 12209 – Projeto de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário, é FALSO afirmar:
Alternativas
Q1290994 Engenharia Ambiental e Sanitária
As unidades de conservação são criadas por ato do Poder Público. Sobre este processo é FALSO afirmar:
Alternativas
Q1290995 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre o processo de coagulação no tratamento de água, é FALSO afirmar:
Alternativas
Q1290996 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre o processo de sedimentação e as unidades de decantação, ambos envolvidos no tratamento de água para fins potáveis, leia as alternativas a seguir e depois assinale a sequência correta.
I. A teoria da sedimentação baseia-se no fato de que qualquer partícula não coloidal, suspensa num meio líquido em repouso e de menor massa específica, será acelerada pela ação da gravidade até que as forças de resistência viscosa e de deformação do líquido sejam iguais à resultante do peso efetivo da partícula. II. Hazen (1904), quando propôs a modelagem matemática para o projeto de decantadores, assumiu, dentre as hipóteses, que o escoamento é contínuo e não turbulento. A velocidade de sedimentação dos flocos depende principalmente da qualidade da água bruta, das características químicas da coagulação e dos parâmetros físicos da floculação. III. O número mínimo desejável de decantadores deve ser dois para que a estação não tenha de ser paralisada por ocasião da limpeza ou manutenção de uma unidade, se a operação for contínua. IV. Um dos maiores problemas observados em estações que possuem um canal comum para alimentar vários decantadores é a distribuição desigual, resultando em diferenças significativas entre as vazões afluentes aos mesmos e, consequentemente, diminuindo a eficiência daqueles que recebem as vazões menores.
A sequência correta é:
Alternativas
Q1290997 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os filtros constituem unidades presentes nas estações de tratamento de água. Sobre estas unidades, leia as alternativas a seguir e depois assinale a sequência correta.
I. No Brasil, até meados de 1960, os filtros eram comumente operados com taxa de filtração da ordem de 120 m3/m2d e o meio filtrante era constituído unicamente de barro. II. Atualmente é possível encontrar unidades com filtros denominados de alta taxa, operando com uma taxa de filtração na ordem de 1600m3/m2d. III. Há duas formas para seleção adequada da espessura da camada filtrante e o tamanho dos grãos: estudos em instalação piloto; utilização de parâmetros de instalações existentes. IV. Em função do método de lavagem, os bocais podem ser simples, utilizados quando se tem lavagem apenas com água, ou especiais, quando distribuem ar e água.
A sequência correta é:
Alternativas
Q1290998 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre os padrões de potabilidade e controle da qualidade da água, é FALSO afirmar:
Alternativas
Q1290999 Engenharia Ambiental e Sanitária
Poluentes emergentes é o nome dado para uma gama significativa de compostos químicos sintéticos, continuamente colocada a disposição no mercado para dar suporte ao desenvolvimento científico, técnico, econômico e social e para satisfazer a demanda de novos produtos. Alguns desses com postos químicos sintéticos ou naturais e seus metabólicos possuem potencial de alterar o funcionamento normal dos sistemas endócrinos e passaram a ser identificados como Disruptores Endócrinos (DEs). Sobre estes compostos, é FALSO afirmar.
Alternativas
Q1291000 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Avaliação de impacto ambiental é uma importante ferramenta para o gerenciamento dos impactos ambientais de um empreendimento. Leia as alternativas a seguir sobre o tema e depois assinale a sequência correta.
I. O EIA é um estudo técnico elaborada por equipe multidisciplinar tecnicamente habilitada para analisar os aspectos físico, biológico e socioeconômico do meio ambiente. II. Deve ser feito um diagnóstico ambiental da área de influência, considerando os meios físico, biológico, sócio econômico e de infraestrutura urbana. III. O EIA deve contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, considerando que a decisão de execução do projeto já foi tomada anteriormente pelo órgão ambiental em conjunto com o empreendedor. IV. Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto.
A sequência correta é:
Alternativas
Q1291001 Engenharia Ambiental e Sanitária
Existem diferentes métodos para realização da análise de impactos ambientais. Sobre estes métodos, é FALSO afirmar:
Alternativas
Q1291017 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os projetos atuais de drenagem urbana têm como filosofia o escoamento da água precipitada o mais rápido possível para fora da área projetada. Este critério aumenta de algumas ordens de magnitude as vazões máximas, a frequência e o nível de inundação de áreas a jusante. É importante alterar esta perspectiva dos projetos de drenagem, considerando que o aumento de vazão devido à urbanização não deve ser transferido para jusante e as medidas de controle devem ser preferencialmente não-estruturais. À medida que a cidade se urbaniza, em geral, ocorrem os seguintes impactos, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: A
6: A
7: A
8: B
9: C
10: D
11: D
12: A
13: A
14: D