Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 25 questões
I. Disfonias funcionais por uso incorreto da voz podem acontecer por falta de conhecimento vocal e por modelo vocal deficiente. II. Assimetrias laríngeas, fusão laríngea posterior incompleta e desvios na proporção glótica são exemplos de disfonias funcionais causadas por inadaptações anatômicas. III. Disfonias funcionais secundárias por inadaptações vocais devem ocorrer apenas em decorrência de incoordenação pneumofônica. IV. Disfonia da muda vocal é um tipo de disfonia funcional psicogênica.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. O objetivo da avaliação da voz é conhecer o perfil vocal do sujeito e inclui, dentre outras, a análise perceptivo-auditiva, considerada como uma parte subjetiva da avaliação vocal. II. O tempo máximo de fonação e a relação s/z são parâmetros observados na análise acústica da onda sonora. III. Considerando a avaliação da ressonância, tem-se por prática, atualmente, avaliar apenas a laringe e o nariz, pois são as estruturas que compõem o sistema de ressonância vocal principal. IV. A escala GRBAS (Hirano, 1981) centra-se no nível laríngeo é um método amplamente utilizado para a avaliação vocal.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A técnica de bocejo-suspiro é indicada para abaixamento da laringe e projeção vocal, mas não para redução de ataques vocais bruscos. II. A técnica mastigatória é uma técnica universal que tem como objetivo aquecimento vocal e aumento da resistência vocal. III. A técnica de movimentos cervicais associados a sons facilitadores é indicada, por exemplo, para o tratamento das disfonias por tensão muscular e nódulos de pregas vocais. IV. A técnica de manipulação digital da laringe tem, como um de seus objetivos, a redução da hipertonicidade laríngea, sendo destinada, por exemplo, para o tratamento da muda vocal incompleta e de sulcos vocais.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A Afasia de Broca é do tipo não fluente, podendo apresentar compreensão preservada ou levemente comprometida. II. Afasia Transcortical Sensorial é do tipo fluente, com déficits de moderado a severo na compreensão. III. Na Afasia Transcortical mista há alteração na compreensão, enquanto e emissão está preservada. IV. Na Afasia de Condução, o paciente apresenta melhor desempenho na repetição do que na fala espontânea.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A avaliação fonoaudiológica em casos de Afasia, para ser adequada, deve contemplar idealmente, após a anamnese/entrevista, apenas procedimentos fechados, sem necessidade de outros métodos que complementem. II. Durante a avaliação podem ser observadas estereotipias, que se referem a dificuldade de manter-se no tema central da enunciação. III. As paráfrases são alterações na fala em que há a substituição de uma palavra por uma frase, e podem aparecer ao longo da avaliação de sujeitos afásicos. IV. Sujeitos afásicos, ao serem avaliados, podem apresentar parafasias fonéticas, que são alterações na fala em que há má pronúncia dos fonemas desejados.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. O primeiro ato comunicativo da criança é o choro, que ocorre inicialmente de forma reflexa. II. Por volta dos três meses há redução do choro e aumento do balbucio, e aos seis meses já pode-se observar, de forma geral, balbucios canônicos. III. Sobre o desenvolvimento lexical, crianças com 24 meses podem apresentar, em média, de 50 a 200 palavras. IV. Em relação ao desenvolvimento sintático, por volta dos 18 meses devem começar a surgir as primeiras frases coordenadas incluindo verbos “ser” e “estar”.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A aquisição de todas as nasais geralmente ocorre entre 3:0 (três anos) e 3:5 (três anos e cinco meses). II. A aquisição das plosivas geralmente ocorre entre 3:0 (três anos) e 3:5 (três anos e cinco meses). III. A aquisição das fricativas /f, v,s,z/ geralmente ocorre entre 4:0 (quatro anos) e 4:3 (quatro anos e três meses). IV. Se considerado o desenvolvimento fonológico típico, os encontros consonantais são os últimos a serem adquiridos.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. O Transtorno de Aprendizagem com ênfase na leitura, segundo o DSM-V, pode ser chamado de Dislexia e inclui dificuldades na decodificação fonológica, na consciência fonológica e na fluência da leitura. II. De forma geral, os critérios diagnósticos para o Transtorno de Aprendizagem com ênfase na leitura, segundo o DSM-V, incluem inteligência fora dos padrões de normalidade, mensurada por meio de instrumentos específicos. III. O Transtorno de Aprendizagem com ênfase na escrita, segundo o DSM-V, inclui dificuldades na precisão ortográfica, na pontuação e na organização da expressão escrita. IV. Considerando os critérios diagnósticos do DSM-V, os Transtornos de Aprendizagem ocorrem devido a deficiência intelectual.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. O processo de dessonorização/ensurdecimento de fricativas está presente na fala do paciente e pode ser detectado através da Avaliação Fonológica da Criança (Yavas et al., 2001) ou do ABFW - Parte A (Andrade et al., 2004). II. Uma das melhores formas de avaliação é através de coleta de amostras de fala espontânea ou conversação tendo como vantagem a possibilidade de observação da fala encadeada e dos possíveis processos fonológicos que acontecem e como desvantagem a dificuldade de controlar o material de fala. III. Na coleta a partir de exame articulatório repetitivo a produção da criança tende a melhorar, não representando suas reais condições fonológicas, além de não ser um contexto de fala natural. IV. Na avaliação de um caso de desvio fonológico não é essencial realizar anamnese completa, uma vez que a queixa é apenas de trocas na fala.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A seleção das palavras-alvo deve levar em consideração o acento, a posição na palavra, os sons adjacentes, o número de sons problemas no contexto e a quantidade de outros sons ou sílabas no contexto. II. O critério mais importante para se medir o sucesso obtido com o tratamento é a generalização. III. O modelo terapêutico selecionado não precisa estar de acordo com as características do sistema fonológico da criança, uma vez que os modelos existentes têm os mesmos princípios terapêuticos. IV. A terapia com base fonológica considera as leis implicacionais como essenciais no tratamento.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. No modelo Behaviorista o ambiente não tem papel fundamental, pois a criança consegue desenvolver a linguagem por ela mesma. II. Segundo o Inatismo todo homem possui uma predisposição inata para o aprendizado da língua, ou seja, todo indivíduo nasce com capacidades inatas linguísticas e cognitivas inerentes a ele, cabendo ao meio estimular esse potencial. III. No modelo sócio interacionista, a linguagem (língua) e o pensamento (processos cognitivos) são fenômenos de desenvolvimento independentes nos primeiros meses de vida e já se manifestam com autonomia. IV. No modelo Behaviorista, a linguagem é adquirida como um processo passivo de imitação da fala dos adultos. A linguagem está pronta, precisando ser apenas apropriada pelos iniciantes na língua.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. Os principais parâmetros que fazem parte da fluência são a taxa de elocução, as disfluências e o esforço utilizado na produção da fala. II. A amostra de fala do paciente, realizada no primeiro momento da avaliação, é suficiente e representa um perfil real de sua fala no dia-a-dia. III. Os dados objetivos da fala do paciente possibilitam que se perceba como as rupturas emergem, com que frequência isto ocorre, a gravidade destas e a velocidade das emissões. IV. As avaliações objetivas de gagueira, como por exemplo, a Parte C do ABFW (Andrade et al. 2004), são suficientes para estabelecer o diagnóstico e definir a melhor conduta. V. Os dados subjetivos da avaliação podem ser coletados através dos relatos que o paciente expõe, dos temas que escolhe, das declarações sobre temores frente a determinadas palavras ou situações, das expressões faciais e de outras tantas idiossincrasias.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. Esses movimentos não podem ser considerados como fazendo parte da gagueira e podem ser vistos como “tiques nervosos”. II. A severidade do quadro não se relaciona com a observação dos movimentos associados. III. As reações na pele, como ficar com o rosto todo vermelho na hora de falar, ou ter sudorese muito intensa nas mãos ou no corpo todo pode ser observada. IV. Tremores nas mãos, nas pernas e nos lábios podem ocorrer, sendo o mais inconveniente para o gago o tremor nos lábios na hora do bloqueio.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A dificuldade pode não se limitar apenas à fala, mas sim englobar também a respiração, a qualidade vocal, a frequência e a velocidade de fala. Dessa maneira, o termo disartrofonia foi considerado mais adequado para a descrição desses casos. II. Diante de um diagnóstico de disartrofonia, dentre os objetivos terapêuticos, estão melhorar a articulação da fala; desenvolver o apoio respiratório abdominal; melhorar a prosódia; aprimorar a funcionalidade das estruturas do sistema estomatognático; melhorar a coordenação pneumofonoarticulatória e demais questões relacionadas à voz. III. Os tipos de disartria não resultam em diferentes sintomas, todos apresentam as mesmas características na fala, voz e respiração. IV. A disartria pode ser causada por danos nos nervos periféricos que suprem os músculos do mecanismo da fala, ou por alterações que interrompem a transmissão de impulsos nervosos ao nível da junção neuromuscular.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. É indispensável questionar a família sobre dados de gestação, parto, desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem, uma vez que estas informações podem auxiliar na definição do diagnóstico e dos encaminhamentos necessários. II. Investigar já na anamnese/entrevista há quanto tempo a paciente está em acompanhamento com o dentista e porque, não é relevante nesse momento para auxiliar na definição do prognóstico. III. Considerando as queixas do paciente, questionar a família sobre a presença de hábitos orais, considerando duração, intensidade e frequência, alimentação e dificuldade escolares é importante. IV. É importante saber sobre antecedentes patológicos, como é o ambiente que a criança vive e quais doenças respiratórias estão presentes atualmente, uma vez que isso pode ter relação de causa e efeito com a queixa.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A aplicação das provas funcionais, principalmente de mastigação e deglutição é essencial para a definição do diagnóstico de deglutição atípica ou adaptada. II. É indispensável realizar avaliação das estruturas estomatognáticas, uma vez que alterações estruturais podem estar influenciando nas funções. III. Se a interposição de língua durante a fala for para os fonemas /s/ e /z/ de forma assistemática posso definir o diagnóstico em interdentalização assistemática. IV. A avaliação da oclusão do paciente deve ser considerada um fator importante para definição do prognóstico do caso.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A detecção é a base para o desenvolvimento das demais habilidades auditivas e depende da integridade do sistema auditivo periférico como a cóclea e nervo acústico. II. O reflexo cócleopalpebral é uma resposta acústica reflexa que pode ser eliciado por sons fortes e permanece constante na evolução do indivíduo. III. A habilidade auditiva de localização sonora ocorre a partir do segundo trimestre de vida da criança e evolui com o aumento da idade, com a seguinte sequência: localização no eixo horizontal, localização no eixo vertical e localização no eixo transversal. IV. Em crianças nascidas a termo a observação do reconhecimento de comandos verbais simples deve iniciar a partir dos 13 meses de idade.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
( ) Na orelha externa os dois terços mediais do meato acústico externo possuem parede cartilagínea pertencente às partes escamosas e timpânica do osso temporal. ( ) Na orelha média o musculo tensor do tímpano é inervado pelo nervo trigêmeo e o músculo estapédio é suprido pelo nervo facial. ( ) As células ciliadas internas constituem o amplificador coclear, que por meio da inclinação de seus cílios amplifica o estímulo para determinar a deflexão dos cílios das células ciliadas externas, que são unidades receptoras e codificadoras da cóclea. ( ) O complexo olivar superior responde às diferenças de intensidade e tempo interaural, com capacidade de escuta binaural, localização e reconhecimento do estímulo de fala em presença de mensagem competitiva.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
I. As emissões otoacústicas são sons registrados no conduto auditivo externo, gerados pela atividade micromecânica não linear das celulas ciliadas externas do órgão de Corti. II. As crianças com perda auditiva condutiva podem ter presença de Emissões Otoacústicas Evocadas por estímulos Transientes desde que o grau de sua perda auditiva seja leve. III. Na análise das Emissões Otoacústicas Evocadas por estímulos Transientes deve ser considerado a reprodutibilidade geral e por banda de frequência das ondas e a relação sinal/ruído por banda de frequência. IV. Nas crianças nascidas a termo as Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção são as mais indicadas para serem realizadas na triagem auditiva neonatal logo após o nascimento.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo:
I. A audiometria com reforço visual é realizada principalmente em campo livre com crianças de cinco meses a três anos de idade. No entanto a avaliação pode também ser realizada com fones supra-aurais ou de inserção para avaliar o nível mínimo de resposta ao estímulo acústico das orelhas separadamente. II. A audiometria lúdica condicionada é muito utilizada com crianças a partir dos três anos de idade e também pode ser utilizada para crianças maiores com déficit de atenção. III. Nas crianças menores de quatro anos de idade que não reconhecem figuras ou comandos verbais simples não é possível avaliar a audição para estímulos de fala. IV. Na avaliação auditiva comportamental a estímulos acústicos durante o primeiro ano de vida são acionados os estímulos em ordem decrescente de intensidade.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas de cima para baixo: