Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 25 questões

Q1291234 Veterinária
As ações profiláticas podem ser estabelecidas de acordo com níveis de prevenção, que correspondem aos períodos da história natural da doença. Diante dessa afirmação, assinale abaixo a alternativa correta.
I. A prevenção terciária corresponde às medidas aplicadas as consequências da doença, com o objetivo de recuperação total ou parcial do indivíduo, reintegrando-o à sociedade. II. A prevenção primária diz respeito ao insucesso do período pré-patogênico. Nesse tipo de prevenção as ações são dirigidas para as fontes de infecção, que incluem a sua identificação e intervenção o mais rápido possível e por meio do sacrifício ou isolamento e tratamento. III. Na prevenção secundária, as ações são abrangentes e de caráter geral, incluindo medidas inespecíficas e específicas. As medidas específicas, conhecidas também como segundo nível de prevenção, se dirigem a determinada doença, por meio de vacinação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q1291235 Veterinária
As etapas de profilaxia podem ser agrupadas em: medidas de prevenção, de controle e de erradicação. Assinale a alternativa que indica somente medidas de prevenção.
Alternativas
Q1291236 Veterinária
De maneira geral, podemos considerar que as doenças ocorrem em três níveis quantitativos: endemia, epidemia e pandemia. Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1291237 Veterinária
Com relação aos componentes da cadeia epidemiológica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1291238 Veterinária
As afirmativas a seguir se referem a medidas gerais de profilaxia.
I. O Isolamento é uma das medidas de prevenção mais eficazes que pode ser utilizada objetivando-se a não introdução de doenças no rebanho. É mais recomendado quando se pretende introduzir novos animais no país ou na propriedade. Consiste em manter os animais isolados em local apropriado para este fim, com observação dos mesmos por período mínimo de 14 dias. Neste período, pode-se colher material para exames laboratoriais. II. A Imunoprofilaxia tem por objetivo obter-se artificialmente um elevado nível de imunidade em uma determinada população. Procura-se alcançar, o grau de proteção mais próximo a 100%, que é influenciado pela infecciosidade do agente, susceptibilidade dos animais e condições do meio ambiente. III. Vigilância Sanitária são medidas efetuadas em fronteiras, feiras e exposições agropecuárias pelas autoridades sanitárias, que exigem atestados de sanidade ou de vacinação para determinadas doenças específicas, de acordo com a espécie animal. IV. A Interdição é adotada com bons resultados em áreas contaminadas quando as autoridades sanitárias determinam não somente o isolamento dos animais doentes, bem como se proíbe a saída destes e ainda de seus subprodutos.
Com relação às afirmativas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1291239 Veterinária
Com relação aos termos utilizados em uma investigação epidemiológica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1291240 Veterinária
Leia atentamente as afirmativas abaixo.
I. Doentes são os animais que apresentam sintomas de alguma doença, atribuídos aos efeitos do agente etiológico que albergam em seu organismo. Eles podem ser doentes típicos ou atípicos. Os doentes atípicos apresentam sintomas patognomônicos, sendo assim facilmente reconhecidos. II. Existem três tipos de animais portadores: os sadios, os em incubação e os convalescentes. Os portadores convalescentes são animais que já apresentaram sintomas, com cura clínica; entretanto, podem ainda eliminar ao agente etiológico. Isso ocorre na leptospirose e na salmonelose. III. O agente etiológico pode ser eliminado por diferentes vias; entretanto, de acordo com a doença, uma delas poderá ser a mais importante. Como por exemplo, na tuberculose, raiva e febre aftosa, são as secreções oro-nasais; na brucelose, as descargas vaginais e a placenta; e leptospirose a urina; na anemia infecciosa equina, o sangue. IV. A transmissão pode ocorrer sob forma horizontal sendo considerada ainda como congênita, e sob forma vertical, que ocorre de animal para animal, pelo contato direto ou indireto. Diz-se que a transmissão é direta quando ocorre o contato entre a fonte de infecção e o animal susceptível, sem a interferência de veículos. É direta ainda quando há a participação de vetores e fômites.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1291241 Veterinária
A epidemiologia considera como sua unidade de interesse, portanto, o indivíduo, um grupo de indivíduos, seja de uma população constituída de pessoas ou de animais, incluindo-se os sadios, doentes e mortos. Assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1291242 Veterinária
O agente, o hospedeiro e o meio ambiente, são elementos fundamentais que constituem o processo epidêmico. É importante considerá-los em conjunto, para se estabelecer os níveis em que deverão ser adotadas as medidas objetivando-se o controle e erradicação de determinada doença que esteja ocorrendo em dada população animal. Neste contexto, assinale a alternativa que possui apenas características do agente biológico e em particular os de caráter infectocontagioso, que contribuem para que ele possa persistir em determinado sistema ecológico.
Alternativas
Q1291243 Veterinária
Assinale o agente etiológico envolvido no relato de caso.
“No mês de maio de 2019, uma granja de matrizes de corte com 40 semanas de vida, apresentou elevado índice de mortalidade. O serviço veterinário estadual de SC foi notificado. Foi realizada necropsia e colheita de material (coração, Intestino, baço, tonsilas e ovários) para análise laboratorial, que apresentou diagnóstico positivo para o agente etiológico do tifo aviário. Para controle e erradicação foram tomadas medidas de caráter geral e específicas. Foi realizado o sacrifício sanitário de todas as aves do núcleo em matadouro frigorífico com SIF, destruição dos ovos existentes no incubatório e produzidos na granja até a saída de todas as aves para abate. Após a saída de todas as aves as instalações passaram por limpeza e desinfecção e vazio sanitário”.
Alternativas
Q1291244 Veterinária
O Conselho Nacional de Saúde, de acordo com a Resolução 218 de 06 de março de 1997, reconhece o médico veterinário como um dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de atividades em saúde pública. Com relação as competências do médico veterinário listadas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1291245 Veterinária
Até o dia 31 de maio de 2019, o estado de SC apresentou 27 focos de raiva em bovinos e equinos, num total de onze municípios acometidos pela doença. Com relação a raiva, assinale a resposta INCORRETA.
Alternativas
Q1291246 Veterinária
As leishmanioses referem-se a uma variedade de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania. São doenças infecciosas, transmitidas por mosquitos flebotomíneos, apresentando curso crônico com sinais cutâneos, mucocutâneos e sistêmicos. Com relação a leishmaniose, a assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1291247 Veterinária
Com relação a brucelose, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1291248 Veterinária
“Quase três meses após a notificação dos primeiros casos de toxoplasmose em Santa Maria (RS), o surto da doença no município gaúcho continua preocupando médicos e autoridades sanitárias. De março até junho de 2018, 569 pessoas tiveram diagnóstico confirmado e 312 casos estão sob investigação. Segundo o Ministério Público Federal, os números já configuram o maior surto de toxoplasmose do mundo. O alerta maior é entre gestantes – pelo menos 50 receberam resultado positivo para a doença e 145 apresentaram sintomas e também estão sendo investigadas. O surto tem como causa provável a contaminação pela água, com possível contaminação de hortaliças como causa secundária”. Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018- 05/municipio-do-rs-confirma-460-casos-detoxoplasmose
Com relação ao surto descrito acima, a provável forma evolutiva do parasita envolvida na infecção dos indivíduos foi:
Alternativas
Q1291249 Veterinária
As leptospiroses são antropozoonoses, de elevada prevalência entre animais silvestres e domésticos, de distribuição mundial, ocorrendo endemicamente em todos os continentes. O homem é introduzido na cadeia epidemiológica de maneira acidental, por contato direto ou indireto com animais ou suas excreções, contraindo a doença. Com relação a leptospirose, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1291250 Veterinária
Com relação a tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1291251 Veterinária
Considerando-se os fatores de risco para as pessoas que trabalham com atividades relacionadas a raiva, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1291252 Veterinária
“Na década de 70, a suinocultura brasileira sofreu com o aparecimento da Peste Suína Africana (PSA). Neste momento, surge com grande repercussão a necessidade de abate de milhões de suínos na China em razão do reaparecimento da doença. Esta constatação terá grande influência no setor da suinocultura no mundo, uma vez que a China é conhecida por todos como o maior produtor, maior importador e maior consumidor de carne suína no mundo”.
Fonte:http://portalpubvet.com.br/index.php/2019/05/17/p este-suina-africana-na-china/. Com relação a PSA, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1291253 Veterinária
Algumas crianças de uma creche do município onde você mora apresentaram concomitantemente, febre, palidez, tosse, perda de peso e algumas apresentaram também quadro digestivo. Ao leucograma, várias crianças apresentaram eosinofilia. Esta creche mantém playground como caixa de areia para desenvolvimento de atividades recreativas. A provável enfermidade, seu agente etiológico e forma infectante são respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: B
6: D
7: C
8: D
9: C
10: B
11: D
12: A
13: X
14: B
15: B
16: A
17: A
18: C
19: A
20: C